Canadá: Destino atrai mais brasileiros

Durante o ano de 2017, extensa programação comemora os 150 anos do país em várias cidades

O Canal Rideau é ponto turístico na capital do país, Ottawa, com trilhas e parques nas proximidades
00:00 · 18.05.2017
Entre as diversas opções para curtir a natureza em Vancouver, o Capilano Suspension Bridge Park ocupa os dois lados do Rio Capilano em meio a uma densa floresta de cedros altíssimos. Sua ponte suspensa foi construída em 1889

Cidades vibrantes, belezas naturais, vida selvagem, cultura, segurança e estações bem definidas. Somado a esses atrativos, o Canadá, segundo maior país do mundo em extensão - atrás apenas da Rússia - tem atraído cada vez mais turistas brasileiros. Entre os motivos estão: o processo de visto cada vez mais acessível (desde 1º de maio, o País passou a emitir a autorização eletrônica de visto para brasileiros) e o dólar canadense que custa até menos 30% frente ao americano (veja quadro abaixo).

Levantamento do Destination Canada, organismo de promoção do turismo canadense, inclui o Brasil em um seleto grupo de nações com resultados recordes no número de desembarques. O nosso país se destaca por ter registrado a chegada de 114.261 brasileiros ao Canadá ao longo de 2016, 2% acima do consolidado do ano anterior. Somente a CVC Viagens embarcou, em 2016, 35% a mais de brasileiros para o Canadá, em comparação com 2015.

Festejos

E para quem está programando uma visita ainda em 2017, terá boas surpresas. Este é um ano especial. O País comemora 150 anos e anuncia uma série de atividades para festejar. São mais de mil shows, eventos e atrações programados para todos os gostos e em diversas cidades.

Uma das novidades do aniversário é o cartão de acesso gratuito aos mais de 225 parques nacionais, sites históricos e áreas de conservação marinha em todo o Canadá. Os interessados devem fazer a solicitação online do cartão.

Image-0-Artigo-2241966-1

Centro econômico do País, Toronto promove uma das principais festas em comemoração ao Dia do Canadá (primeiro de julho). Além disso, reserva atrações o ano inteiro para o turista, a exemplo de uma passeio no lago Ontário

De posse da autorização, poderão, por exemplo, visitar Banff,eleito um dos melhores lugares para se visitar em 2017 pela National Geographic. Outra dica é esticar até o lago de cor esmeralda de Lake Louise ou até a quase intocada e repleta de vida selvagem Jasper, na província de Alberta.

Jantar nas alturas

A programação de aniversário reserva muitas surpresas. Que tal um jantar nas alturas? Se você é daqueles que adoram uma aventura, no período de 7 a 22 de julho, em Ottawa, poderá saborear a culinária canadense a mais de 45 metros de altura. Pendurado por um andaime, o Sky Lounge servirá jantares com produtos locais, antecedidos por coqueteis (queijos e vinhos do País).

A capital canadense reserva ainda extensa lista de atrações, como as projeções de som e luzes no prédio do parlamento no verão (11 de julho a 16 de setembro) e o La Machine, quando dragões e aracnídeos gigantes invadirão as ruas de Ottawa, vindos da França (27 a 30 de julho). Até 4 de setembro, pode-se visitar "A Vila Inspiração", uma experiência multimídia de exibições e performances sobre todas as regiões canadenses.

Em Montreal, uma das cidades mais antigas da América do Norte, com 375 anos, a agitação justifica os motivos que levam seus habitantes serem considerados latinos-canadenses. São reconhecidos mundialmente por promover o festival de jazz, o Grand Prix da Fórmula 1 e ainda ser o lar do Cirque du Soleil. Basílica de Notre-Dame está exibindo um espetáculo multimídia Aura, com imersão em experiência audiovisual inesquecível. Vale também uma visita ao Parc du Mont-Royal e à ponte Jacques Cartier, que, agora, recebeu iluminação especial noturna.

Ontário

Em Toronto, as celebrações do Dia do Canadá estarão concentradas à beira do lago Ontário, durante o Redpath Waterfront Festival, de 1º a 3 de julho, onde acontecerão shows ao vivo, programas náuticos e vendas de comidas típicas. O centro econômico do Canadá e capital da província de Ontário também será palco, de 28 a 30 de julho, do Toronto's Festival of Beer, encontro que contará a história da cerveja acompanhada de muita música, degustações de versões artesanais e da culinária local.

Na segunda maior celebração do Dia do Canadá, atrás apenas de Ottawa, Vancouver festejará a data no Canadá Place Events, no centro da cidade. Para o aniversário de 150 anos, a programação inclui ainda o National Aboriginal Celebration (Celebração às primeiras nações), no dia 24 de junho, Celebração à Francofoniae (24 de junho) e o Canada Place Summer Series (julho e agosto), dentre outras imperdíveis atrações.

Saiba mais 

Entrada no País

Desde primeiro de maio, o brasileiro que tiver visto canadense emitido nos últimos 10 anos ou que possua visto americano válido poderá entrar no Canadá fazendo apenas o pedido do ETA - Electronic Travel Authorization (sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem), indicado para turistas e para quem pretende estudar no País em cursos de curta duração, de até 24 semanas (6 meses).

Passaport 2017

Reúne os principais calendários, dicas e notícias sobre onde e quando visitar, apreciar e até degustar. Para ter acesso ao conteúdo no celular, basta buscar por Passport2017 na loja de aplicativos ou visitar o site https://passport2017.Ca/.

Canada Day

O aniversário canadense é festejado em 1º de julho, com música e fogos por todo o país. É o principal feriado nacional e marca a assinatura do Ato Constitucional de 1867, que estabeleceu a formação do País, a partir das colônias britânicas nessa região da América do Norte ( atuais provín- cias de Ontário, Quebec, New Brunswick e Nova Scotia).

Câmbio

A atual cotação da moeda traz um alívio para o bolso dos brasileiros. O dólar canadense tem sofrido alta desvalorização ao longo dos últimos anos frente a outras moedas, como o euro, dólar americano e a libra. Um dólar canadense equivale a cerca de R$ 2,60, 25% a menos se comparado com o dólar americano (cotação em 16/05/17).

Intercâmbio

O Canadá é o destino líder na preferência dos brasileiros que buscam incrementar o currículo com uma experiência internacional. Com ensino e serviços públicos excelentes e alto nível de qualidade de vida, o país oferece, ainda, excelentes opções de cursos de idioma a preços acessíveis.

Hospitalidade

Historicamente, o Canadá é resultado de tradições indígenas, britânicas e francesas e, por este motivo, seus residentes estão acostumados a receber estrangeiros. Orgulham -se em manter sua história preservada e divulgá-la por outras culturas. O turista é bem recebido seja em cidades maiores ou menores.

Visitantes

O Brasil compõe um seleto grupo de países com resultados recordes no número de desembarques. Os outros são: França, China, Coreia do Sul, Índia e Austrália.

Old montreal

Montreal é a cidade mais europeia da América do Norte. Segunda maior do Canadá, atrás somente de Toronto, fica na província de Quebec, onde a primeira língua é o francês e, por esse motivo, a mistura dos idiomas oficiais do país é constante. Em um simples passeio ,é possível admirar as charmosas construções coloniais, como a Basílica de Notre-Dame.

Paisagens 

Banhado por dois oceanos e cortado por uma imensa cordilheira, o pPaís também conta com rios de beleza estonteante, cidades modernas e vida silvestre abundante. Desde os campos verdes de Vancouver como o Stanley Park até as montanhas de Whitles, a arquitetura robusta da cidade de Toronto e as Cataratas do Niágara, o que não falta no país são paisagens incríveis e uma beleza natural ímpar.

Gastronomia 

Com influências de diversas nacionalidades, a gastronomia canadense é tão extensa quanto seu território. Ao visitar o país, é possível encontrar grandes redes de restaurantes

Internacionais a preços bem convidativos. Mas se a ideia é experimentar a gastronomia local, não deixe de provar o Poutine, um dos pratos típicos do país, feito com batatas fritas, queijo e um molho especial, que faz sucesso entre os turistas. De sobremesa, a sugestão é a Butter Tart, torta feita de ovos, açúcar e Maple Syrup, xarope proveniente da árvore mais famosa do País e cuja folha é símbolo de sua bandeira.

Clima 

Ao contrário do que alguns turistas pensam , o Canadá não é um destino frio durante o ano inteiro. Uma das estações

Mais apreciadas pelos turistas no país é o verão, que vai de junho a setembro. A estação chama atenção pelas temperaturas mais amenas e os dias mais longos, com sol raiando a partir das 4 horas da manhã, perfeito para aproveitar os dias.

Fonte: CVC Viagens 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.