Passeios

Brotas: aventura radical no interior de São Paulo

Distante 246 km da capital paulista, a cidade tem a fama de receber turistas em busca de aventuras

Rafting no Rio Jacaré Pepira. A atividade é uma das mais populares no município
00:00 · 31.05.2018 por Marlyana Lima - Editora
Tirolesas de diversos níveis e alturas atraem os turistas que buscam emoção e contato com a natureza na área rural de Brotas
Ecoparques, cachoeiras e a famosa nascente da Areia que Canta são pontos turísticos perfeitos para quem busca o que fazer em Brotas
Cachoeira da Roseira teve a estrutura adaptada a partir de seu sopé para que os turistas possam aproveitar ao máximo seus 55 metros de quedas d' água

Se você é do tipo que adora explorar novos destinos e quando tira férias quer experimentar a emoção dos esportes e aventuras radicais, Brotas, no interior de São Paulo, deve entrar em sua lista de viagens. Prefere calma e paz, para um "dolce far niente" em meio à natureza? Pode seguir na mesma direção! A cidade também é perfeita para quem só quer relaxar.

Saindo da capital paulista, leva-se cerca de duas horas e meia de carro até chegar ao município que ostenta, com justiça, o título de Capital do Turismo de Aventura no Brasil. São tantas as opções, que fica difícil decidir por onde começar. Mas, uma coisa é certa, a adrenalina está garantida.

Uma das atividades mais populares entre os visitantes é o rafting, que pode ser praticado em dois trechos do Rio Jacaré Pepira, sem interrupção mesmo nos períodos de seca, sofrendo cancelamentos eventuais apenas se o volume das chuvas for muito intenso. Há diversos pacotes de passeios que oferecem toda estrutura para quem deseja viver essa emoção.

Outro passeio ofertado em vários pontos da cidade é o arvorismo. Nele, o participante atravessa uma espécie de ponte, geralmente formada por cordas e pedaços de madeira, a certa altura do chão. Quem fizer isso em Brotas poderá ter uma visão panorâmica da beleza natural da cidade.

A lista de possibilidades é enorme: tem o boia cross, mini rafting, canionismo, rapel em cachoeira, passeios em quadriciclos e megatirolesas, em que o participante desliza por um cabo, normalmente pendurado em uma roldana. Em alguns casos, a travessia termina com -um pulo em um lago.

Atração inédita

Para quem gosta de novidades, a dica é conferir a atração inédita do Viva Brotas Ecoparque: a Superbike, uma mistura de cadeira e bicicleta, suspensa a 70 metros do chão e ancorada por cabos de aço em plataforma na mata. Para se mover nas alturas é preciso pedalar. Durante o percurso de aproximadamente mil metros, a recompensa é ver a paisagem do vale, sem pressa e no seu ritmo. Do alto, é possível admirar a Cachoeira Santa Eulália.

Brotas ainda conta com guias especializados em acompanhar grupos em trilhas, cavalgadas e passeios pelos mananciais da região. Tudo elaborado com infraestrutura que garante a segurança dos visitantes.

Vida na roça

Além de muita aventura, Brotas também oferece a chance do visitante descobrir como é a vida na roça. Boa parte dos locais de hospedagem da cidade são hotéis em chácaras que oferecem experiências rurais.

Um dos pontos mais procurados é o Areia que Canta. Nesse hotel, o turista pode comer frutas direto do pé e alimentar os bichos na companhia de orientadores locais.

O hotel e pousada Mosteiro de São Francisco de Assis também proporciona aos seus visitantes esse tipo de experiência. Mais da metade de sua área não foi tocada pelo homem e as árvores frutíferas estão em todo lugar.

É possível também fazer um passeio de charrete que passa por todo o hotel. E os fãs de flores ainda podem aproveitar o Orquidário Margareth Mee, batizado assim em homenagem à botânica inglesa que se especializou nas plantas da Amazônia e que viveu entre 1909 e 1988. O visitante pode ver orquídeas e outras plantas brasileiras.

Já o Camping & Lazer Jacaré tem terreno para acampamentos e hospedagem em casas, cabanas e apartamentos. O local fica no centro da cidade e está a 50 metros do rio. Dá para dormir ouvindo o barulho gostoso da água.

Outro hotel com formato de chácara é a Pousada Boa Vista. Localizada no bairro de mesmo nome, é outra ilha de sossego cercada de verde por todos os lados.

Quem visitar Brotas ainda pode aprender mais sobre a história do Estado. A cidade foi um importante polo paulista na época do auge da indústria cafeeira, até o começo do século 20. Boa parte da arquitetura da época foi mantida e pode ser visitada.

Saiba Mais

Passeios

• Viva Brotas Ecoparque

vivabrotas.com.br

• Eco Parque Jacaré

territorioselvagem.com.br

• Eco Parque Cassorova

cachoeiracassorova.com.br

• Águas radicais

aguasradicais.com.br

Onde ficar

• Hotel Fazenda Areia que Canta

areiaquecanta.com.br

• Hotel e Pousada Mosteiro de São Francisco de Assis

brotas.com.br/hotel-mosteiro- sao-francisco-de-assis

• Camping & Lazer Jacaré

campingjacare.com.br

• Pousada Boa Vista

pousadaboavistabrotas.com.br

Mais informações:

Preços de passeios e hospedagem podem ser conferidos no site

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.