Novo jeito

Saiba como economizar na hora de montar sua viagem

Novas ferramentas se adequam às necessidades dos clientes e salvam o orçamento

00:00 · 27.08.2018

Simultaneamente prazeroso e, por vezes, estressante, o processo de planejar uma viagem envolve uma série de implicações. As escolhas do local de destino, meio de transporte, hospedagem e duração da estadia demandam tempo e cautela, e quanto menos pesar no bolso, melhor.

Ao reunir os recursos necessários para facilitar e agilizar as decisões dos clientes, sites de viagens passaram a ganhar mais espaço em um mercado antes monopolizado por agências de viagens. As opções disponíveis ao alcance dos dedos tornaram-se alternativas aos telefonemas e longas buscas online para elaborar roteiros.

Para Gabriela Goldwasser, autora do blog de viagens em família 'Juju na Trip', as vantagens dos sites assim começam pelo preço das passagens aéreas. "Antes eu montava tudo sozinha, sempre. Com os sites, barateou muito e o processo ficou bem mais simples".

É assim que se dá a popularidade da ferramenta 'Alerta de Preços', disponível no site e no aplicativo da empresa Skyscanner, à qual Gabriela recorre. O recurso monitora os preços das passagens aéreas promocionais de maneira simples: basta o usuário configurar o destino e a data em que pretende viajar para visualizar o ícone de Alertas. "Ao clicar e registrar seu e-mail, o usuário é notificado toda vez que ocorrer uma mudança no preço da passagem, ajudando na decisão da melhor hora para comprar a passagem aérea. Esse serviço é gratuito, e podem ser adicionadas várias rotas e datas", detalha Eliana Cameira, gerente de marketing do Skyscanner.

A plataforma criada em 2003 continua atraindo clientes através de ferramentas planejadas e atualizadas, adequando-se às demandas dos viajantes. "Também existe o 'Mês a Mês', que permite saber a média de preços em determinado mês ou durante todo o ano, o que facilita o planejamento para quem tem datas flexíveis e pode ajudar também a selecionar o melhor período para marcar a viagem em termos de custo", explica.

A necessidade de planejar viagens mensais para gerar o conteúdo a ser publicado no blog também representa um impasse para Gabriela. "Às vezes, a gente não sabe nem pra onde ir, e não tem dinheiro sobrando. Eu preciso achar as passagens mais baratas, e foi assim que eu descobri o Skyscanner, que é um facilitador muito grande", revela. Há um recurso até para os indecisos: o tópico 'Qualquer Lugar' dá dicas das melhores opções de destinos saindo da cidade escolhida. Em relação ao espaço conquistado no mercado, Eliana Cameira atribui o sucesso à diferença entre os serviços prestados pela empresa e pela concorrência. "Ao contrário das agências de viagens online, o Skyscanner não vende bilhetes diretamente e os valores indicados para o usuário já incluem taxas e encargos, mostrando para ele o valor real do que irá pagar", diz.

Sabedoria das massas

Um dos pioneiros nas plataformas online de planejamento de viagens, o TripAdvisor foi fundado em fevereiro de 2000 para ajudar os usuários a tomar decisões mais bem informadas com base nas opiniões e experiências de viajantes anteriores, com o objetivo de dar voz aos consumidores e, simultaneamente, "elevar os padrões de qualidade do setor de turismo", segundo Blanca Zayas, diretora associada de comunicações do TripAdvisor na Espanha. "Vinte anos atrás, quando estávamos planejando uma viagem, visitávamos uma agência para obter informações sobre destinos, voos e hotéis, mas não tínhamos como saber as opiniões dos viajantes que haviam ficado nesses lugares antes. Nós tomávamos uma decisão cegamente", recorda.

As mais de 661 milhões de dicas em mais de 7,7 milhões de acomodações, companhias aéreas, experiências e restaurantes reunidas pela empresa formam o que Zayas chama de "sabedoria das massas", um auxílio para que usuários da plataforma possam ter bases para decidir onde ficar, com qual empresa viajar, que atividades fazer e onde comer.

"A combinação de 140 milhões de fotos espontâneas enviadas por viajantes, dicas de usuários e a possibilidade de reservar em um só lugar é o que continua aumentando o número de visitantes, que seguem a crescer ano após ano", diz a diretora. Gabriela confirma a partir da própria experiência: "É uma referência muito boa. A foto que o hotel coloca é uma, mas a que o usuário coloca é outra".

ss
Skyscanner e TripAdvisor são duas ferramentas que podem ajudar o viajante na hora de economizar ainda mais em época de dólar caro

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.