Pinterest

Rede de inspirações

Seja para o trabalho ou para a vida, a rede incita à pesquisa, criatividade e conhecimento

00:00 · 11.09.2017

Quando se fala em interatividade na web, as pessoas logo imaginam as redes sociais. A cada dia surgem ambientes onde é possível maximizar as interações, com fotos, vídeos, textos, lives, etc. Nesse meio, há quem prefira determinados mecanismos e funções com objetivos específicos. 

É o caso, por exemplo, do Pinterest, onde há possibilidade de colecionar fotos que você encontra na internet, montar murais temáticos e ainda compartilhar e colaborar com seus amigos. Sem contar que muita gente usa a ferramenta como porta de entrada de trabalhos. 

Colecionadores

Com o recurso da imagem, é possível colecionar qualquer coisa em seu perfil do Pinterest. Assim, como também é permitido conhecer coleções de outros usuários, não necessariamente seus amigos. 

Usuários do Pinterest são como colecionadores, eles buscam, encontram e armazenam imagens do que julgam interessante, separando-as por tema. Essas coleções ficam disponíveis para outros usuários encontrarem e até mesmo reutilizarem as mesmas postagens. 

A rede social é integrada ao Facebook e utiliza um conceito antigo, muito usado entre jovens da década de 90: os murais de imagens. 

O nome da rede pin, alfinete; interest, interesse vem exatamente daí. É um grande mural de interesses que pode também ser dividido em diversos boards (murais), segundo o usuário julga necessário. 

Ferramenta de trabalho

Há quem utilize o Pinterest para o trabalho. Uma forma simples de mostrar o que é produzido, por exemplo, por profissionais da fotografia e da publicidade. Mas isso é apenas um exemplo. Há quem use para divulgar eventos, cultura, turismo, além de áreas do terceiro setor. 

O número de profissionais que tem usado a rede para negócios e assim ampliar as possibilidades de novos públicos está crescendo. A rede é utilizada principalmente pelos profissionais das áreas de design, moda, beleza e conteúdo na internet.

Elaine Quinderé, analista de marketing digital, explica que usa a rede para duas funções: conteúdo e inspiração. “E tanto pra minha vida pessoal, quanto para a vida profissional”.

“Eu lido com conteúdo diariamente, produção de conteúdo, especificamente. Lá eu consigo encontrar não só infográficos que podem me ajudar a produzir melhor, pesquisas que me ajudam a ‘endossar’ melhor meu trabalho e também encontro muita inspiração (das mais diversas formas e fontes) que podem me dar novas ideias na hora de elaborar um planejamento, por exemplo. Acho que é uma rede super importante pra quem busca inspiração e pode ser uma ótima aliada numa estratégia de marketing”, acrescenta.

Ela afirma ainda que já utilizou a rede para organizar o próprio casamento, a lua de mel e a mudança de casa. “Eu criei diversos boards com inspirações que me guiaram nesse momento. Foram três coisas que aconteceram ao mesmo tempo. Me mudei em setembro de 2016, casei em dezembro de 2016 e fui pra lua de mel em dezembro também. Não só de inspiração, questão estética mesmo, mas também de soluções práticas e baratas pra esse momento de tanto gasto”, diz.

Para a jornalista Clara Dourado, a ferramenta é utilizada como fonte de pesquisa e para guardar as imagens dela como arquivo. “Tudo o que eu estou curtindo e os meus interesses. Além disso, é uma forma de autoconhecimento. Eu gosto de voltar no tempo e ver o que eu já publiquei”, afirma Clara.

Pesquisa e conhecimento

A rede tem mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. O Pinterest combina matemática e interesses pessoais para filtrar os resultados das pesquisas. 

Cada referência na rede possui um link que leva os usuários para a página de origem da imagem. Nessas páginas, é possível encontrar um conteúdo mais amplo sobre determinado assunto.

Ao que tudo indica, a rede social é o local ideal para quem busca se apropriar de novas tendências. Os usuários detectam as referências e as colocam em prática, seja por exemplo, na roupa do dia ou na decoração. Para muitos usuários, o Pinterest também funciona para aguçar o senso estético ao adquirir um feeling que influencia o seu trabalho, as suas fotos e a forma como você se veste. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.