exposição interativa

Shoppings da Capital recebem Museu do Videogame Itinerante

O evento acontecerá em agosto e setembro nos Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

Além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história ( Foto: Divulgação )
09:14 · 08.08.2018 / atualizado às 09:39

O Museu do Videogame Itinerante chega para longa temporada de exposição em dois shoppings de Fortaleza. A primeira parada ocorre no período de 18 de agosto a 9 de setembro, no Shopping RioMar Fortaleza, no Papicu. Em seguida a mostra continua no Shopping RioMar Kennedy, no Presidente Kennedy, onde deve permanecer entre os dias 14 e 29 de setembro. O acesso ao evento, em ambos os locais, é gratuito.

No evento, além de uma exposição que resgata 46 anos de evolução dos videogames, os visitantes também terão à disposição ilhas de consoles clássicos para jogar, concurso no Palco Just Dance 2018, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, áreas PlayStation VR e Nintendo Switch, concurso de cosplay e festival de KPOP.

A exposição interativa que resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames apresenta aos visitantes uma variedade de consoles. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Shoppings da Capital recebem Museu do Videogame Itinerante

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história.

Além das ilhas de antigos, o Museu também terá espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. 

Entre as atrações deste ano estão a área de PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os apreciadores da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. O novo console da Microsoft, o Xbox One X, também está contemplado na exposição.

Para aqueles que curtem dançar, uma outra atração no evento é o palco Just Dance 2018. No jogo, o player é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance 2018, e faturar brindes e prêmios.

O evento ainda terá um concurso de Cosplay, em que os concorrentes devem se caracterizar e interpretar seus personagens preferidos de anime, mangá ou videogames.

O Museu do Videogame Itinerante reúne cerca de 5 milhões de visitantes por ano e é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.