NFC

Pagamentos por aproximação se popularizam cada vez mais no Brasil

Android Pay chega ao país, enquanto a Samsung fecha parceria com um novo banco

Cartões Ourocard que usam a bandeira Visa já podem ser habilitados para pagamentos por aproximação ( Foto: Divulgação )
13:02 · 14.11.2017 / atualizado às 13:06

O Google lançou, na manhã desta terça-feira (14), o Android Pay no Brasil. Em funcionamento nos EUA em 2015, o serviço foi testado inicialmente pelo Banco do Brasil, parceiro da empresa no projeto. Com a adesão da Porto Seguro e do Banco Neon, quaisquer cartões de crédito desses bancos, juntamente com o BB, que usam a bandeira Visa já podem ser habilitados para pagamentos por aproximação. Cartões de débito da Caixa também podem ser cadastrados. 

O diretor de meios de pagamentos do BB, Rogério Panca, disse que a parceria com o Google foi construída com muita dedicação. "A agilidade e praticidade que essa tecnologia oferece melhora a experiência dos nossos clientes na hora de fazer seus pagamentos". O Android Pay se soma aos outros meios de pagamentos sem cartão que o BB já disponibiliza para seus clientes, como o Samsung Pay e a Pulseira Ourocard.

Para usar a tecnologia, é necessário ter um celular com suporte ao Near Field Communication (NFC), baixar o Android Pay em um dispositivo Android com a versão KitKat (4.4) ou superior e cadastrar o cartão. Em lojas físicas, o cliente pode pagar compras de até R$ 49,99 apenas desbloqueando o aparelho, sem a necessidade de abrir o aplicativo. Para compras de valor superior, é necessário digitar a senha na máquina. Em aplicativos e lojas virtuais que usem a tecnologia, é preciso apenas escolher a opção Android Pay na hora de pagar, sem a necessidade de informar dados do cartão de crédito. 

Segundo o blog da empresa, o Bradesco deve chegar em breve ao sisitema, assim como os cartões com a bandeira MasterCard. Depois de aterrisar na Ucrânia há algumas semanas, a República Checa recebe a novidade junto do Brasil. O próximo alvo do Google é a Eslováquia. 

Mais parceiros

Na frente da área de pagamentos móveis há muito mais tempo que o Google, a Samsung anunciou, também nesta terça-feira, que seu serviço de pagamentos por aproximação Samsung Pay recebe um novo parceiro, o Bradesco

Com a novidade, clientes do banco que possuem cartões da bandeira Visa variações Nacional, Internacional, Gold, Platinum e Infinite já podem se cadastrar no serviço através do aplicativo Samsung Pay disponível nos smartphones compatíveis. 

Nos hotsites do Android Pay e Samsung Pay não existem menções sobre os cartões American Express, que são controlados pelo do Bradesco no país, e nem sobre a bandeira Elo, criada pelo Bradesco em parceria com a Caixa e o Banco do Brasil, ambos já parceiros dos dois serviços.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.