aumento

Museu do Videogame espera receber 800 mil pessoas neste ano em Fortaleza

A Capital cearense está entre as quatro cidades do País com mais visitantes no museu

19:20 · 18.08.2018
museu do videogame
Público aproveita as atrações do museu

O Museu do Videogame Itinerante iniciou neste sábado (18), no RioMar Fortaleza, a longa temporada de exposições na Capital. Neste ano, a previsão é que passem pelo museu cerca de 800 mil pessoas, um aumento de mais de 14% em relação ao ano passado, quando 700 mil pessoas visitaram o evento. "Ano passado foi tão bom que este ano a gente teve que mudar de local no shopping. Agora estamos numa área três vezes maior. Em relação ao público, Fortaleza está no top 4 no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife", afirmou o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima.

Segundo ele, já é o quarto ano seguido que o museu passa pela Capital. "A gente sempre vem porque existem alguns estados que têm tecnologia na veia e o Ceará é um deles. É impressionante como a população daqui gosta de ambientes de tecnologia. Existe essa cultura aqui que eu acredito que seja em parte por causa do Sana que proporcionou expandir esse ecossistema. Então quando a gente chega aqui, tem um público muito grande", acrescentou. 

De 18 de agosto a 9 de setembro de 2018, o evento ocorre no RioMar Fortaleza, no Bairro do Papicu, e fica na Praça de Eventos do Piso L3, de segunda a sábado das 12h às 21h e aos domingos das 13h às 20h. Logo em seguida, no período de 14 a 29 de setembro, a exposição segue para o RioMar Kennedy, no Bairro Presidente Kennedy.

"O interesse das pessoas pelo museu aqui em Fortaleza é cada vez maior. Ano passado nós tivemos essa média de 700 mil visitantes. É muita gente. E as mesmas pessoas sempre vêm e trazem depois a família", completa.

Para os amigos Sofia Schosslen, Gabriel Gonçalves e Fernanda Mara, o museu é uma oportunidade de conhecer jogos antigos e de se divertir. "É a minha primeira vez, mas já estou gostando do evento", opiniou Sofia. "Quase todos os anos eu estou aqui. Gosto muito de videogames e acho isso tudo muito interessante e divertido", contou Gabriel. Já Fernanda participou pela primeira vez. "Eu gosto de videogames, jogo em casa e acho super legal a gente poder ver esses games antigos". 

Raridades

A exposição interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

"A gente cada vez vai trazendo novidades, com mais videogames. Todo ano, tem melhorias e 'novos jogos antigos'". Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Novas Gerações

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante conta com espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. É possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.  

Entre as atrações deste ano estão a área de PlayStation VR, na qual o público experimenta, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento conta com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que é uma mistura de console e portátil. O novo console da Microsoft, o Xbox One X, também está contemplado na exposição.

Uma outra atração no evento é o palco Just Dance 2018. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento.  

Serviço

De 18 de agosto a 09 de setembro de 2018
RioMar Fortaleza, na Praça de Eventos do Piso L3
De segunda a sábado das 12h às 21h e aos domingos das 13h às 20h. 

De 14 a 29 de setembro
RioMar Kennedy, no Bairro Presidente Kennedy.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.