atualização

iPhone 5s deve receber iOS 12

Apesar de ter mais de quatro anos, o aparelho deve receber a atualização, diferente dos seus antecessores, iPhones 4s, 5 e 5c, que receberam atualizações por apenas três anos

Lançado originalmente com o iOS 7, o aparelho sobrevive bem com as atualizações que a Apple lançou até o momento, apesar de não ser mais fabricado pela empresa ( Foto: divulgação / Apple )
08:41 · 24.04.2018 / atualizado às 08:58
Como faz anualmente, a Apple deve falar oficialmente do iOS 12 apenas em junho, durante a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), sua conferência anual para desenvolvedores. Porém, códigos levam a crer que o iPhone 5s, lançado em setembro de 2013, deve receber o novo sistema operacional da Maçã.
 
A informação é proveniente de um detalhe no código-fonte do WebKit do Safari, ferramenta por trás de navegadores como o Safari e Chrome responsável pela renderização de páginas da web. No relatório disponibilizado essa semana no site de bugs webkit.org, a linha de código "State: BOOTED. Type: iPhone 5s running iOS 12" é o que trouxe esperança para os donos do primeiro iPhone dourado.
 
A atualização deve fazer parte das ações que a Apple tem tomado depois das acusações de que ela propositalmente diminui a performance de seus aparelhos quando as baterias estão ruins, algo como uma obsolescência programada. Dar mais um ano de atualizações, e consequentemente de 'vida' para o iPhone 5s faz todo o sentido quando visto por essa ótica. 
 
Em setembro de 2016, a Apple lançou o iOS 10 e deixou o iPhone 4s de fora, obrigando os usuários do aparelho a permanecerem no iOS 9.3.5. No ano seguinte, com o lançamento do iOS 11, foi a vez do sucessor dele, o iPhone 5 (e o seu primo 5c), de não serem contemplados com a nova versão, obrigando os usuários a permanecerem na última versão do iOS 10, 10.3.3. Com base no modelo usado no passado, seria lógico que o iPhone 5s não fosse contemplado.
 
Por enquanto, de acordo como relatório de bugs, o iOS 12 estaria rodando em um emulador do iPhone 5s, um software que imita o aparelho. O objetivo seria testar o navegador no sistema que rodaria no aparelho e encontrar possíveis falhas já no intuito de adiantar os reparos para quando o sistema for lançado oficialmente. 
 
Lançado originalmente com o iOS 7, o aparelho sobrevive bem com as atualizações que a Apple lançou até o momento, apesar de não ser mais fabricado pela empresa. O substituto, iPhone SE, lançado em março de 2016, também deve deixar de ser fabricado em breve, já que rumores apontam que a empresa deve lançar um novo aparelho de 4 polegadas para ser o modelo de entrada da empresa

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.