Ranking

Fortaleza está no top 5 de cidades com a melhor conexão de wi-fi pública

O levantamento foi feito pelo aplicativo Instabridge entre 1 milhão de pontos de internet móvel públicos no Brasil

( Foto: Shutterstock )
15:00 · 17.05.2018 / atualizado às 15:42

O aplicativo Instabridge fez um levantamento entre 1 milhão de pontos de internet móvel públicos no Brasil para identificar as áreas metropolitanas com as melhores conexões disponíveis para acesso.

Recife ocupa o primeiro lugar do ranking com 41,31% do total de redes disponíveis na região (20 mil) com maior probabilidade de conexão pelo usuário. A classificação do ranking Instabridge leva em consideração a estabilidade da internet, a quantidade de vezes em que o ponto wi-fi foi utilizado desde seu compartilhamento por um usuário no aplicativo, atualizações recentes da conexão pela comunidade, entre outros.

Em seguida, ainda entre as cinco primeiras posições estão Campinas (38.40%), Fortaleza (38.22%), Curitiba (38.08%) e Salvador (36.54%). São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasília estão nas últimas colocações do top 10: apenas 33.27%; 33.71%; e 34.03%; respectivamente, do total de pontos wi-fi no aplicativo oferecem, de fato, uma boa conexão para o usuário.

94,6% se conectam via celular

O Brasil é o quarto país com maior número absoluto de usuários de internet, ficando atrás de Estados Unidos, Índia e China, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) do ano passado. Entre os usuários da internet com 10 anos ou mais de idade, 94,6% se conectaram via celular, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2016.

“Os brasileiros estão usando a internet como uma forma de comunicação alternativa, por isso, a demanda por boas conexões também aumenta. Nossa missão não é apenas trazer internet para todos, mas também oferecer o acesso à internet de qualidade. A rede encurta distâncias, fortalece laços, facilita burocracias”, comenta Niklas Agevik, CEO na Instabridge.

No último trimestre do ano passado, a Instabridge alterou seus algoritmos para que os usuários pudessem se conectar ainda mais facilmente ao aplicativo e, consequentemente, às redes wi-fi ali cadastradas. “Com esta melhoria, o número de usuários que se conectaram à internet com o Instabridge na sua primeira semana de uso aumentou cinco vezes. Essa melhoria se reflete também no dia-a-dia dos usuários. Se você não tem internet móvel e confia no wi-fi para as mensagens do WhatsApp, por exemplo, você terá mais chances de receber mensagens ao caminhar pela cidade do que antes dessas mudanças, uma vez que há mais chances de se conectar às redes automaticamente à medida que você passa por elas”, diz ainda Ben Summers, Backend Developer na Instabridge.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.