Mapa da Fraude

Estudo aponta que tentativas de fraude aumentaram no País

Para Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, o aumento nas tentativas de fraude não possui um motivo específico

Foto: Shutterstock
07:46 · 13.04.2018 / atualizado às 07:48

A ClearSale, empresa que oferece soluções antifraude, divulgou o Mapa da Fraude 2018, estudo que contempla informações sobre tentativas de fraude no e-commerce brasileiro. Os números revelam que, em 2017, a cada R$100 gastos em lojas online, R$3,42 sofreram tentativas de fraude, um aumento de 14% em relação ao ano retrasado.

Para Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, o aumento nas tentativas de fraude não possui um motivo específico. "Os fraudadores são muito criativos e desenvolvem novas formas de fraudar todos os dias. As compras pela internet são cada vez mais comuns e os fraudadores estão cientes disso. No ano de 2017 um número maior de vazamento de dados foi identificado, mostrando que os fraudadores estão encontrando novas formas de cometer fraudes” diz o executivo.

O setor de bebidas aparece pela primeira vez como um dos segmentos mais visados pelos fraudadores. Isso pode ocorrer por conta do aumento de bloqueio de fraudes nos outros setores, o que consequentemente faz o fraudador buscar novas alternativas de produtos com um alto valor e fácil revenda. O setor de celulares e de videogames estão, respectivamente, em primeiro e segundo lugar entre as tentativas de fraude.

“O Mapa da Fraude nos permite entender quais os momentos que os fraudadores agem e quais são os produtos que procuram. Um dos grandes desafios do lojista é identificar e diminuir as fraudes impulsionando as boas compras. E o consumidor pode usar das novas tecnologias do mercado para manter seus dados protegidos”, complementa.

A transformação digital e sua revolução no mercado

Numa época onde a transformação digital e a modernização tecnológica das empresas seguem em constante crescimento, um ambiente de confiança entre lojistas e consumidores é necessário para que as transações não sejam comprometidas. O ideal é a criação de um relacionamento sem fricção, e para que isso aconteça, a segurança digital é fundamental em todos os processos.

Aplicativos como o Compre & Confie, da própria ClearSale, são soluções digitais rápidas e fáceis para diminuir o tempo dos processos que envolvem a prevenção de uma fraude. “Aplicativos quando bem projetados, podem ser grandes aliados para os lojistas e consumidores na melhoria da experiência de compra. O investimento na segurança antifraude é importante e pode ajudar o lojista a ter um retorno financeiro muito mais satisfatório”, explica Jarouche.

Para saber mais sobre o Mapa da Fraude 2018, clique aqui.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.