Protótipo

Estudantes brasileiros desenvolvem tênis que carrega a bateria do celular por meio da pisada

O projeto vai representar o País na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em abril, no Equador

( Foto: Reprodução/TV Integração )
08:51 · 14.03.2018 / atualizado às 08:52

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, de Divinópolis (MG), criaram o protótipo de um tênis que carrega a bateria do celular por meio da pisada. O projeto vai representar o País na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que no dia 22 de abril, no Equador.

O protótipo, que ainda está sendo aprimorado, funciona à base da junção de placas que geram energia a partir da pressão exercida pela pisada. Essa energia, por sua vez, é transferida para um carregador portátil conectado ao celular. 

A ideia para desenvolver o protótipo surgiu de um desafio apresentado ano passado, durante uma aula de matemática, que propunha incentivar a atividade física.

O investimento dos alunos foi de R$ 150. Eles, assim, ganharam primeiro lugar na Feira de Ciências da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Agora os estudantes querem melhorar o projeto, para que o tênis, por exemplo, seja lavado com o carregador dentro e acelerar o processo de captação e transmissão de energia, para a participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Veja a matéria do MGTV clicando aqui.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.