Com impressora 3D

Empresa constrói casas de 60m² em 24h e gastando US$ 4 mil

A startup Icon apresentou sua tecnologia durante o festival SXSW, que acontece em Austin (EUA)

( Foto: Divulgação/Icon )
08:53 · 13.03.2018 / atualizado às 09:05

A startup Icon apresentou seu projeto durante o festival South by Southwest, mais conhecido pela sigla SXSW, que acontece em Austin, nos Estados Unidos. A empresa garante ser capaz de construir casas de 60m² em menos de 24 horas usando uma impressora 3D.

Jason Ballard, co-fundador da empresa, disse que ele mesmo será a cobaia para um dos primeiros modelos, que será usado como escritório. "Os métodos convencionais de construção têm muitas desvantagens e problemas que temos dado como garantidos há tanto tempo que nós esquecemos como imaginar qualquer alternativa", disse ele.

A ideia dele é usar a impressora Vulcan para criar as casas baratas e que possam ser construídas em tempo recorde. A impressora portátil é projetada para funcionar com resíduos quase zero e para trabalhar sob restrições imprevisíveis (água limitada, energia e infraestrutura de trabalho) para enfrentar a escassez de habitação em comunidades desatendidas em todo o mundo. Ele ainda explica que o custo de produção de uma dessas casas é de US$ 10 mil, mas acredita que o valor possa ser reduzido em 60% em pouco tempo. 

A meta da startup é levar a impressora para El Salvador, onde o objetivo será construir 100 casas utilizando a tecnologia. Veja mais detalhes aqui.

Assista ao vídeo:

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.