Segredos desvendados

Conheça 11 atalhos que usuários não conhecem no YouTube

Os comandos facilitam a vida dos internautas

16:49 · 20.07.2016 / atualizado às 08:38 · 21.07.2016

Em 2005 o YouTube foi ao ar.  Atualmente um bilhão de usuários (quase um terço da internet) utilliza o site, porém, muitos internautas não conhecem alguns comandos secretos. Conheça:

1- Transformar conteúdo do site em áudio 

É muito normal ouvir músicas no YouTube. O lado negativo é que você tem que estar conectado na internet para escutar. Pensando nisso, o site criou um comando para que o usuário baixe o áudio daquela música e/ou clipe para ouvir quando estiver desconectado. 

O atalho se chama Yout. Ele permite que os internautas baixem sons em formatos MP3 e MP4, ainda é possível editar faixas e escolher a qualidade de áudio. 

2 - Utilizar o teclado como comando 

Se o seu mouse estiver com problemas você pode utilizar o teclado para comandar o Youtube. A barra de espaço e o “K” conseguem pausar e dar play nas reproduções do site. O “J” e o “L” conseguem acelerar e voltar os vídeos, já os botões HOME e END fazem com que as reproduções vão para o começo e o fim. Os usuários também conseguem controlar o volume do cursor utilizando os número de 1 a 9. 

3 - Programa de testes do YouTube 

O Testtube é uma plataforma onde o YouTube testa suas funções. Qualquer usuário pode ter acesso ao site. Lá, é possível ver interfaces que serão lançadas e outras opções que vão ser implementadas. Recentemente o YouTube vem testando as transmissões de vídeo em 4k, com resolução Ultra HD disponível em televisores. 

4 - Criar GIFs 

GIFs são moda na internet, mas para fazê-los o usuário precisa conhecer alguns programas complicados. Pensando nisso, o YouTube disponibilizou uma ferramenta onde internautas podem criar um. Basta clicar no botão “Compartilhar” do vídeo e selecionar a opção “GIF”, depois disso você só precisa escolher qual trecho será transformado. 

5 - Editor de vídeos

Pensando nos canais que surgem diariamente e em seus donos, o YouTube criou um comado para que os usuários possam editar seus vídeos sem precisarem de programas de edição. O Editor  deixa o internauta livre para fazer reparos em seus filmes. A ferramenta ainda disponibiliza efeitos sonoros e BGs para compor a gravação. 

6 - Vídeo em 360° graus 

Essa função funciona tanto em computadores quanto em smartphones e não precisa de óculos com realidade virtual. Para visualizar as imagens pelo celular, o usuário só precisa mover o aparelho. Já as teclas de navegação no canto superior esquerdo do vídeo movem o filme do computador. 

7 - Interface própria para Smart TVs

Atualmente é muito comum que as pessoas acessem o YouTube através de Smart Tvs. Pensando em facilitar o acesso desses usuários o site disponibilizou um layout especial para os televisores. A opção se parece muito com a plataforma do Netflix: todos os vídeos são exibidos em tela cheia, as informações são maiores e as miniaturas de vídeos são mais visíveis. 

8 - Álbuns de música 

Quando o nome de uma banda ou artista é pesquisado no YouTube, um canal específico contendo informações é exibido. No lado direito da tela aparecerá álbuns, faixas, CDs e clipes do artista, de uma forma extremamente organizada. 

9 - Economizar dados em seu smartphone

Uma das coisas mais chatas é quando acessamos a internet através dos dados móveis e precisamos assistir um vídeo no YouTube. O pacote de dados em poucos minutos vai embora por causa da resolução em HD. 

Saiba que há uma opção para que você limite o gasto de 3G do seu celular quando for acessar vídeos no site. Vá nas configurações do YouTube do seu smartphone Android e acione “Gerais”, depois disso é só acionar “Limitar dados móveis”. Isso faz com que os vídeos em alta resolução só possam ser acessados numa conexão Wi-Fi. 

10 - Colocar os vídeos em repetição automática

Se você pensa em dar uma festa, esse é o recurso mais recomendado. Depois que sua playlist for feita, você pode acionar a ferramenta para que ninguém fique correndo pela casa para recomeçar as músicas. Basta clicar com o botão direito no vídeo e selecionar o comando “loop”. 

11 - Marcar vídeos para assistir mais tarde

O atalho é muito utilizado entre aquelas pessoas que estão no trabalho, faculdade ou em algum lugar público sem  Wi-Fi e não podem assistir o vídeo na hora. Para isso, basta clicar em “Adicionar a” e “Assistir mais tarde”. O filme ficará salvo no próprio YouTube, fazendo com que você não esqueça.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.