geração 6.0

Conectados: avós e avôs acessam cada vez mais as redes sociais

Levantamento aponta que 61% dos usuários de telefonia na faixa acima dos 60 anos utilizam pacotes de internet

O crescimento do acesso à internet pelos idosos pode ser atribuído à popularização da internet via celular ( Foto: Arquivo )
09:30 · 26.07.2018 / atualizado às 09:42

Nesta quarta-feira, 26 de julho, dia em que se comemora o Dia dos Avós, a TIM decidiu divulgar um levantamento sobre o uso da tecnologia por essas pessoas que até pouco tempo eram consideradas "analógicas". A empresa de telefonia realizou uma análise do comportamento de seus clientes com idade acima de 60 anos e a relação deles com o avanço tecnológico nos dias atuais.

Os dados revelaram que 61% dos clientes utilizam pacotes de dados, sejam eles pré, pós ou controle. Isso pode ser atribuído pela popularização da internet via celular, bem como pelo crescimento do uso dos smartphones. O levantamento ainda aponta que as mulheres levam vantagem quando o assunto é quem mais acessa à Internet, elas representam 63% dos usuários.

Com relação às cidades em que os idosos estão mais conectados, o levantamento mostra que os “vovôs” e vovós” do Rio de Janeiro e de São Paulo são os maiores fãs da Internet com, respectivamente, 72% e 71% das conexões brasileiras.

No Nordeste, quase metade das pessoas acima dos 60 anos estão conectadas à rede.

Sites e aplicativos

Entre os sites mais acessados por aqueles acima dos 60 anos, o Facebook é o líder, sendo utilizado por 97,3% dos usuários. Logo atrás está o Whatsapp, acessado por 97,1%. O Youtube ocupa a terceira posição, com a preferência de 95,1% dos "vovôs" e "vovós". 

Se somados, as redes sociais, os apps de comunicação e os de serviços de streaming de vídeo configuram 55% dos aplicativos mais utilizados pela geração 6.0.

Aplicativos de relacionamento, jogos e alimentação já registram buscas entre os usuários idosos, mas ainda não despertaram muito o interesse deste público. Eles representam apenas 1% dos aplicativos usados por essa base de clientes.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.