No topo

Android é o sistema operacional mais usado do mundo

Windows perdeu o posto que que era dele desde os anos 80

14:13 · 03.04.2017
StatCounter Windows x Android
Gráficos mostrando o crescimento do sistema operacional Android e, por tabela, o crescimento do mercado de aparelhos móveis, notadamente smartphones, para o acesso de dados na internet ( Foto: Reprodução StaCounter )

Uma pesquisa divulgada pela StatCounter que mostra o tráfego de mais de 3 milhões de sites e páginas com mais de 15 bilhões de visualizações por mês mostrou que o reinado do Windows como sistema operacional dominante está ameaçado no mundo. Isso analisando uso de desktops e aparelhos mobile.

Pela primeira vez, desde os anos 80, o sistema operacional criado pela Microsoft foi suplantado. O Android, segundo o StatCounter, lidera a pesquisa com 37,93% de utilização contra 37,91% do Windows. 

Ainda segundo o levantamento, na América do Norte a liderança ainda é do Windows com 39,5%, depois vem o iOS (sistema da Apple para os dispositivos móveis da empresa) com 25,7% seguido pelo Android com 21,2%.

Na Europa o Windows reina mais tranquilo com 51,7% contra 23,6% do Android. Na Ásia, o Android domina com 52,2% contra 29,2% do Windows.

Se tirarmos os dispositivos móveis, porém, a liderança do Windows é geral com 84% do total de acessos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.