Para desenvolvedores

Google anuncia previa do Android P; veja mudanças

Dentre as novidades anunciadas pelo Google, o Android P vai trazer suporte para telas com entalhe na câmera frontal, como o Zenfone 5, lançado recentemente
00:00 · 12.03.2018

O Google anunciou, na última quarta-feira (7), a primeira prévia do Android P para desenvolvedores. Dentre as novidades, a empresa prometeu para o novo sistema uma interface de usuário mais refinada e eficiente

Para isso, o Google removeu diálogos de falhas e notificações desnecessárias. Também refizeram o volume, configurações e outras áreas para maior compreensão e previsibilidade.

O Google ainda adicionou um ajudante de bloqueio para que os usuários possam filtrar notificações indesejadas com um único toque.

MessagingStyle

As notificações ganharam novas funções. A nova notificação MessagingStyle destaca quem enviou a mensagem e como você pode responder.

O usuário pode ver as conversas, anexar fotos e adesivos, e até mesmo usar uma das sugestões de respostas inteligentes, baseado em inteligência artificial, tudo isso direto das notificações. Além disso, o preview do Android P também traz suporte para dispositivos de tela ponta a ponta com recortes no display, como visto em alguns modelos recentes como o Zenfone 5, lançado pela Asus durante a Mobile World Congress 2018, que aconteceu em Barcelona, na Espanha. O novo sistema promete ainda mais performance e eficiência para todos os aplicativos. Entre outras coisas, as novidades trarão um tempo de inicialização mais rápido para seus apps e mais eficiência para a bateria do smartphone.

No quesito segurança, o sistema traz uma UI de autenticação de impressão digital mais consistente em apps e devices.

Para garantir a privacidade, o Android P bloqueia automaticamente os recursos solicitados, como acesso ao microfone e à câmera, por exemplo, além de todos os sensores do SensorManager para aplicativos inativos.

A empresa prometeu dar mais detalhes do novo sistema durante o Google I/O, previsto para acontecer de 8 a 10 de maio deste ano. O evento é uma conferência de programadores que é organizada anualmente e acontece em São Francisco, na Califórnia (EUA).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.