Coluna

Na Rede: "Xinglings" bloqueados

00:00 · 07.08.2017

Os aparelhos "xinglings" como são popularmente chamados aqueles telefones, basicamente chineses, comprados, em sua maioria pela internet (alguns compram visitando outros países), estão com seus dias contados no Brasil. A partir de setembro deste ano, os celulares considerados irregulares pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não poderão mais se conectar às redes das operadoras móveis do País. A medida visa impedir que dispositivos sem certificação da Agência sejam ativados e usados no Brasil. De acordo com a Anatel, apenas celulares novos serão barrados; os aparelhos "piratas" que já estão em uso não serão afetados, ou seja, nenhum consumidor será prejudicado com o impedimento dos aparelhos. A ideia é bloquear aparelhos que não se pode confirmar a qualidade sejam utilizados em solo nacional. Muitas pessoas vem reclamando porque estes "chineses" parecem ter configuração superior aos "nacionais" aqui vendidos. Acho um risco importar um produto "xingling" quando há bons produtos feitos aqui e que nos dão garantia de 12 meses e ainda temos como reclamar sobre eles em Procons e Pequenas Causas da vida.

Custo x benefício

Image-0-Artigo-2276981-1

Muita gente analisa a compra de smartphones de fora simplesmente pelo preço quando o correto é analisar custo x benefício. Estão certos os que dizem que há muitos aparelhos com configuração superior aos daqui. Mas e o imposto a pagar quando for taxado (e muitas vezes serão)? Será que compensa? E a demora para chegar aqui?

Bom
Compensa

Vão dizer que mesmo com a demora e a taxação ainda sai mais barato e que muitos oferecem até garantia de suporte pós-venda com você devolvendo o produto e recuperando o dinheiro.

Ruim
Mas...

Como tudo na vida há sempre a possibilidade de dar errado. Ganhar uma taxação ou o produto nem chegar ou ser aquele "sortudo" que veio quebrado. Já pensou nisso?

Nacionais

Não que os nacionais não deem dor de cabeça. Eles dão e alguns muita. Porém, há mais mecanismos para tentar reaver seu dinheiro ou outro produto como já dissemos no começo desta coluna. A questão central é que comprar fora com garantia só se for um iPhone, que oferece isso mundialmente. De resto é pura sorte.

Elétrico e popular

A Tesla apresentou no último dia 28 de julho seu primeiro modelo de carro elétrico popular, o Model 3. A novidade é um marco para a indústria automobilística. O veículo tem preço inicial de US$ 35 mil. Mais de 375 mil consumidores estão na lista de espera. A esperança é de que a Tesla faça com o setor o que a Apple fez com o de smartphones.

GoT pirateado?

Image-1-Artigo-2276981-1

O roteiro do último episódio de Game of Thrones (GoT) teria sido um dos arquivos roubado por hackers quando da invasão dos servidores da HBO na última semana. Segundo notícia da agência AFP, a imprensa dos EUA garante que foi o episódio inédito da série que agora está de posse dos invasores e pode vazar a qualquer momento. Será?

Streaming de música: uma boa saída 

Há alguns anos uso serviços de música digital. E posso dizer que é um caminho sem volta. Mesmo os pagos são, no momento, um valor baixo se comparada a liberdade de criar playlists variadas e evitar publicidade demasiada ou para viajar de avião quando não há opções de entretenimento de qualidade nos voos. Ainda há a possibilidade gratuita que, em alguns casos, te dá 30 minutos de música sem comercial - sem a possibilidade de saltar demais as músicas. É outra opção ao rádio que, geralmente, a cada 3 músicas te joga comentários ou publicidade. Você opta por só escutar o que realmente gosta, mas também pode se aventurar por novos ritmos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.