Coluna

Na Rede: lá vem o golpe

00:00 · 06.08.2018

No WhatsApp recebi um áudio de alguém que diz que através de um software estariam clonando chips de telefonia e depois tentando clonar o WhatsApp do usuário daquele chip. Segundo o perito forense computacional Marcos Monteiro, o que acontece nesses casos de clonagem de chip é que é preciso a participação de alguém de alguma operadora. Ele desconhece o tal software. Mas o que precisa mesmo ser fixado na cabeça de cada um de nós é que não devemos acreditar em tudo que escutamos ou lemos nas redes sociais, internet e, principalmente, via WhatsApp. A ferramenta até incluiu uma forma de você saber que aquele conteúdo que está recebendo é original ou só repassado em forma de corrente. O último golpe sabido via WhatsApp acontece assim: após clonarem seu chip com ajuda de algum criminoso interno, a pessoa tenta conseguir acesso ao seu WhasApp solicitando aquele SMS para liberação. Lógico, a mensagem vai chegar no seu smartphone. Aí eles tramam de te ligar ou te enviar um SMS se dizendo da Polícia Federal ou do Facebook ou algo do gênero e vão te pedir este código. Não repasse o código. Golpe bloqueado. Boa ideia é também ter verificação em duas etapas. Fique ligado!

Mouse

o

A HyperX, divisão gamer da Kingston, acaba de anunciar o Pulsefire FPS Pro RGB, versão aprimorada do mouse gamer Pulsefire FPS, o primeiro lançado pela marca. O novo periférico tem sensor PixArt 3389, memória interna para salvamento de até três perfis personalizados e seis botões programáveis. Preço não revelado pela empresa.

 

Bom

Safetec

Com 13 anos de experiência no segmento de soluções corporativas em nuvem, a Safetec, sediada no Porto Digital, em Recife/PE, agora chega ao Ceará, de olho no potencial do Estado.

Ruim

Peregrinação

Se você tiver um videogame queimado por problemas elétricos em Fortaleza prepare-se para peregrinar atrás de um lado. Só assim para a Enel pensar em cobrir seu prejuízo.

Haters

Youse, plataforma de vendas de seguros online da Caixa Seguradora, oferece “Seguro contra Haters” para usuários com o objetivo de protegê-los das mensagens de ódio da internet. O plug-in está disponível para download gratuito no Google Chrome e também terá um site - segurocontrahaters.com.br - com informações adicionais.

Proteção

O novo serviço esconde os comentários de ódio da internet e reforça o propósito da Youse de empoderar os seus usuários, dando a eles o poder de escolha. A solução, desenvolvida pela Youse em parceria com a Superare, irá mapear os conteúdos online e, ao identificar palavras ou expressões de ódio, irá escondê-las. Que situação lamentável!

Samsung J8 chegou e o processador...

O Samsung J8 conta com design e recursos apresentados em aparelhos premium da empresa sul-coreana, como Display Infinito, tela Super Amoled e a câmera traseira dupla com foco dinâmico, que permite o ajuste da profundidade de campo da imagem e desfocar o fundo antes e depois do clique. O J8 está disponível com preço sugerido de R$ 1.899. Até aí tudo ok, tudo lindo, mas o processador do aparelho é o Qualcomm Snapdragon 450 de 28 de junho 2017. Tudo bem que a linha J não é a principal da empresa, mas poderiam ao menos ter usado o Snapdragon 636 que é mais novo, não precisava ser o top 845. Lamentável!

Mineradores

s

Os pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram um novo minerador de criptomoedas, chamado PowerGhost, que atingiu redes corporativas em várias regiões – especialmente na América Latina. Esse é o caso mais recente de uma onda preocupante, em que os mineradores são cada vez mais usados por criminosos virtuais em ataques.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.