coluna

Na Rede: Configurações modestas

00:00 · 11.12.2017

O Google apresentou na última semana o Android Oreo Go Edition. O sistema é voltado para celulares que tenham memória RAM entre 512 MB e 1 GB. Ele oferece uma experiência semelhante ao Android 8 Oreo, porém com aplicativos modificados para consumir menos recursos do smartphone. Vale pontuar que o Android Oreo Go Edition foi uma promessa feita pela empresa durante a Google I/O 2017. A companhia deve liberar a compilação para os desenvolvedores em um futuro breve, mas ainda não se sabe quando os primeiros telefones com a nova versão do sistema chegam ao mercado. É interessante destacar que, para tornar o Go Edition mais leve, o Google fez versões otimizados de aplicativos pré-instalados, como Google Search, Google Assistente, YouTube, Google Maps, Gmail, Gboard, Google Play e Chrome. Isso também faz com que os aplicativos consumam menos dados. Esses novos aplicativos ocupam 50% menos da memória do aparelho se comparado à versão padrão do Android Oreo. O Android Oreo Go Edition também terá uma área reservada na Play Store, com indicação de aplicativos otimizados para funcionar no sistema.

Com um clique

gm

A General Motors anunciou que vai equipar seus carros mais novos com tecnologia de comércio eletrônico no painel. Os motoristas vão poder, por exemplo, pedir comida, procurar combustível ou reservar quartos de hotel tocando ícones na tela do painel, em vez de usar seus smartphones enquanto dirigem. Boa ideia?

Bom

Versão para PS4

"Black Clover", uma série de mangá de ação que mistura magia e pancadaria, vai ganhar seu primeiro jogo no PS4 e PC. "Black Clover: Project Knights" tem produção da Bandai Namco.

Ruim

Ainda vai demorar

O jogo será lançado em 2018, com data confirmada apenas para o Japão. Asta é o personagem central da série, um jovem que vive em um mundo no qual a magia controla tudo.

Recurso útil

O aplicativo "Files Go" está disponível para os brasileiros, apenas para usuários de Android. O app tem como propósito deletar arquivos inúteis do smartphone e, assim, liberar mais espaço. De acordo com o Google, a economia proporcionada é de 1GB. O recurso ainda traz a função de enviar documentos para a nuvem do Google Drive.

Pesquisa

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), os aparelhos 4G somam atualmente 95 milhões no Brasil, enquanto os 3G fecharam outubro com 92 milhões. Em 2015, o cenário era outro: o número de celulares com 3G em solo brasileiro atingiu a marca de 159 milhões.

Para crianças

facebook

O Facebook lançou o Messenger Kids, versão de seu serviço de bate-papo para crianças com menos de 13 anos. Segundo a empresa, mesmo sendo focado no público infantil, os pais terão controle sobre tudo que os pequenos podem ver no aplicativo. Por ora, o app está disponível para download apenas para os EUA para iOS e Android.

Fotos instantâneas em alta

A Kodak apresentou na última semana sua nova câmera, chamada de Kodak Mini Shot. O produto tem um sensor de 10 MP, tela LCD de 1,7 polegadas, além de, claro, imprimir as fotos capturadas do tamanho de um cartão de crédito. "Há uma ressurgência para a fotografia de 'impressão instantânea', e a demanda por produtos acessíveis e versáteis é massiva Nós estamos completamente comprometidos a crescer um portfólio diverso de produtos e investir no negócio de fotografia instantânea", explicou o CEO da Kodak, Jess Clarke. A empresa revelou que o produto estará disponível em três cores (preta, branca e amarela) e que vai custar US$ 99,99. A data do lançamento ainda não foi divulgada.

A coluna foi redigida pela repórter Jacqueline Nóbrega - jacqueline.nobrega@diariodonordeste.com.br

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.