coluna

Na rede: Até quando, Google Play?

00:00 · 19.06.2017

Esta semana que passou, mais uma vez, foi denunciado que um aplicativo na Google Play não era o que vendia. E que, ao invés de trazer um serviço ou jogo para os usuários de Android, ele era um cavalo de Troia que visava roubar dados do smartphone. Além de obter direitos de acesso à raiz em smartphones Android, o cavalo de Troia Dvmap também é capaz de assumir o controle do dispositivo, injetando código malicioso na biblioteca do sistema. Quando bem-sucedido, pode então excluir o acesso à raiz, o que ajuda a evitar a detecção. O cavalo de Troia foi baixado mais de 50 mil vezes no Google Play desde março de 2017. A Kaspersky Lab reportou o trojan ao Google, que já foi removeu da loja. É estranha a quantidade de vezes que lemos sobre isso nos últimos anos. Parece, lamentavelmente, que o processo de verificação de aplicativos na loja oficial do Google é falho ou capenga. É preciso que fontes externas verifiquem sempre se há algo errado. É raro achar algo assim na App Store. Mas para nossa segurança devemos observar sempre as notas dos apps e a quantidade de páginas com comentários. No Google Play, se só tivermos uma ou duas páginas, podem ser comentários de "fakes". É bom sempre ir até a 4ª.

Google responde

Segundo a assessoria do Google, a empresa não poderia responder às questões de segurança até o fechamento da coluna por conta de que toda a equipe estaria externa. É uma pena. Mas o fato é que realmente já passou da hora de o Google fazer uma verificação mais rígida dos aplicativos que estão na loja oficial. Afinal, é responsabilidade deles.

Image-0-Artigo-2255169-1

 

Bom

Velocidade

A nossa internet móvel subiu em recente ranking da OpenSignal no quesito velocidade. Somos, inclusive, mais rápidos no Brasil que nos EUA. Porém, ficamos na 47ª posição entre 75 países.

Ruim

Adeus

O WhatsApp deixará de funcionar em alguns modelos de celulares a partir do dia 30/6. Quem tiver um BlackBerry, tanto do modelo OS quanto o 10 e os Nokias S40 e S60 diga adeus.

Javascript

A BrazilJS, maior conferência sobre JavaScript do mundo, consolidou-se em Porto Alegre. Mas a primeira edição foi em Fortaleza, para onde o evento retornará em 2017. A volta ao Nordeste foi confirmada em razão da grande demanda do público e ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro, um fim de semana depois da conferência na região Sul ( 25/8 e 26/8).

CRA Mobile

O Conselho Regional de Administração (CRA) lançou o CRA Mobile, uma ferramenta que promete garantir ao administrador o pleno acesso ao mercado de trabalho. O app traz informações sobre serviços, registros e oportunidades de empregos. O aplicativo pode ser instalado gratuitamente em smartphones com Android ou iOS.

Fifa 18

Durante evento pré-E3 2017, a EA mostrou um pouco do que veremos no novo Fifa 18 que chega em setembro. A promessa é de um maior salto de jogabilidade, novos controles de jogadores e estilos de equipe, além de oferecer atmosferas incríveis e aproveitar a emoção em campo com momentos dramáticos sensacionais.

Image-1-Artigo-2255169-1
 
Novo Xbox OneXchega em novembro
 
A Microsoft anunciou detalhes do Xbox One X. O novo console roda jogos em 4K e tem poder de processamento quatro vezes maior que a GPU do Xbox One. O videogame chega às lojas no dia 7 de novembro deste ano com preço sugerido de US$ 499. O Xbox One X tem 12 GB de memória GDDR5, processador octa-core AMD Jaguar de 2,3 GHz e GPU da AMD de 6 teraflops, mais que os 4,2 teraflops do PlayStation 4 Pro. O videogame ainda terá sistema de refrigeração líquida. A Microsoft ainda anunciou que esse é o menor console que já criou, apesar de toda sua potência. E aí? Ansioso para comprar o novo console?

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.