coluna

Na Rede: App lançado para ajudar

00:00 · 04.12.2017

O Google lançou na última semana o aplicativo “Datally”, que controla o gasto de internet móvel no celular. O recurso ajuda em três aspectos: entender, já que é possível ver o quanto você usa de internet por hora, dia, semana ou mês; controlar, pois o usuário pode bloquear o uso de dados em segundo plano e monitorar o uso de dados em tempo real e economizar, tendo em vista que o app avisa se o usuário está perto de uma rede Wi-Fi pública. Vale pontuar que o usuário também pode definir um limite de dados com um único toque, caso ache necessário. O recurso foi criado para solucionar dificuldades enfrentadas por donos de celulares em mercados emergentes, como o Brasil, Indonésia e Índia, justificou o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho. Por enquanto, o “Datally” está disponível apenas para celulares com sistema Android. Ainda não se sabe se o aplicativo ficará disponível para iOS.

Antes de ser liberado, o aplicativo estava sendo testado nas Filipinas, onde chegou a ser baixado mais de 500 mil vezes. Lá, conseguiu reduzir, em média, 30% do consumo de dados móveis dos smartphones em que era instalado. 

Dica útil

A Apple lançou um canal no YouTube, chamado Apple Support, para publicar tutoriais e ajudar todos a entenderem ainda mais sobre os seus produtos. Os primeiros vídeos publicados têm menos de 2 minutos de duração e trazem dicas “como silenciar ou sair de uma conversa em grupo” e “como fazer um print da tela do seu iPhone ou iPad”.

Bom

Chegou no Brasil!

Vale lembrar que o iPhone X estará disponível no Brasil a partir desta sexta-feira, dia 8 de dezembro. É importante pontuar que o smartphone já foi homologado pela Anatel.

Ruim

Preço é alto

A parte ruim é que quem quiser comprar o modelo premium da Apple terá que desembolsar, pelo menos, R$6.999 pelo modelo mais barato, de 64GB. O mais caro custará R$ 7.799.

Via Twitter

A Oi lançou um assistente virtual no Twitter que permite aos clientes da operadora atendimento privado via Mensagens Diretas. O serviço, desenvolvido a partir da Twitter Business Solutions, plataforma do Twitter para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores, está disponível no perfil @DigaOi durante a semana toda.

Via Twitter II

Os consumidores podem iniciar uma conversa com o perfil @DigaOi, que passa a oferecer, de maneira rápida, botões com opções de mensagem e respostas de acordo com os objetivos de cada um. É possível encontrar, por exemplo, informações sobre como pagar e ter acesso aos detalhes de uma conta e como acessar a Minha Oi. 

Solução para pagamento

O Airbnb é o 1º provedor de acomodações a criar um recurso de pagamento dividido para seus usuário. Em 2016, o CEO do Airbnb, Brian Chesky, perguntou a seus usuários: “Se o @Airbnb pudesse lançar qualquer coisa em 2017, qual seria?”. Um dos principais pedidos foi o pagamento em grupo. Funciona da seguinte forma: quando um organizador da viagem solicita a reserva de um anúncio que se qualifique para divisão de pagamento, ela é colocada em um estado de “pagamento esperado”. Assim que a parcela do organizador é cobrada em seu cartão de crédito, o calendário do anfitrião é bloqueado por até 72 horas, dando tempo para que os demais membros da viagem paguem sua parte.

Novidade

Mãos

A versão 2.17.81 do aplicativo WhatsApp já está disponível para download e traz um recurso muito útil. Quem quiser gravar mensagens de voz por um longo período, pode simplesmente deslizar o botão para cima (ícone do microfone) para “travá-lo”. Desta forma, você não precisará segurar o botão durante a gravação.

*A coluna foi redigida pela repórter Jacqueline Nóbrega - jacqueline.nobrega@diariodonordeste.com.br

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.