Coluna

Na Rede: a difícil privacidade

00:00 · 11.06.2018

Em tempos de redes sociais é cada vez mais complicado ter privacidade - especialmente quando estamos tão presentes nelas. Não é fácil resistir as tentações de postar onde está naquele momento, o que está comendo, onde é a sua viagem com a família e por aí vai. Temos, porém, que tentar evitar sermos tão abertos ao mundo. Restringir que está nos seguindo é um bom começo. Porém, quando notícias como a que demos na semana que passou aparecem, dando conta que grupos de tecnologia não só chineses tiveram acesso a dados do Facebook, aí complica. Imagina aí: foram mais de 60 empresas que criam smartphones que trabalharam com a rede social para adaptá-la melhor aos aparelhos. E aí? Será que ficaram só nisso? Há uma dúvida no Congresso dos EUA se elas não tenham acessado dados de usuários. Lá, o medo é que Huawei e outras chinesas estariam contribuindo com informações para com o governo de Pequim. Mas pode ser muito pior do que isso. Aqui no Brasil, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT) investiga o Serpro por suposta venda de dados pessoais de brasileiros no mercado negro da internet. Complicado.

Computex

Realizada em Taipei, sede da Asus, a Computex foi o palco ideal para a empresa anunciar suas novidades na linha de notebooks. O ZenBook Pro Series traz o ScreenPad como inovação. Ele combina um touchpad com uma tela sensível ao toque de alta resolução. A tela tem 5,5 polegadas e fica no exato lugar do tradicional touchpad no notebook.

T1

Bom

Pressão

O lado bom desta pressão que o congresso dos EUA está fazendo no Facebook é que todos estamos começando a comprovar várias teorias “absurdas” sobre privacidade naquela rede social.

Ruim

E o Switch BR?

Até agora nada do lançamento em território nacional do Nintendo Switch. Quem tem comprou no exterior ou de alguém que trouxe de fora do País. Uma pena!

Golpe

Com a chegada do Dia dos Namorados, hackers criaram uma promoção falsa utilizando a linha de produto Glamour da marca O Boticário. Os criminosos prometem um kit de perfume para a pessoa que responder a um questionário e compartilhar o link com amigos via WhatsApp. Claro, a empresa de perfumes nada tem com isso. Ela é inocente.

Lamentável

Segundo o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, mais de 40 mil pessoas foram impedidas pelo aplicativo de segurança digital dfndr security de terem seus aparelhos infectados por esse golpe apenas nas 24 horas iniciais. Isso é bom, mas melhor ainda é você parar de acreditar em tudo que te enviam. 

Novo gadget

Também na Computex 2018, a Asus trouxe o VivoWatch BP que faz medições de pressão arterial em tempo real em apenas 15 segundos. Traz a tecnologia HealthAI da Asus que ajuda no acompanhamento da pressão arterial e outras estatísticas de saúde ao mesmo tempo, fornecendo sugestões para um estilo de vida melhor. Só é muito feio!

T1

Previsões otimistas

Previsões do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) são bem otimistas para o fim do carro individual nas ruas. Segundo o cronograma do MIT, em 2020 já teremos o lançamento do primeiro carro 100% autônomo no mundo. Em 2030, provável adoção de carros autônomos nas cidades. Em 2040, momento em que só 5% dos usuários devem ter carro próprio e 2050 ano em que a direção deve ser abolida. Motivo: ato perigoso. Mas será mesmo? Até no 1º mundo acho pouco provável que este cronograma seja cumprido, ainda mais no nosso Brasil. E você? Acredita mesmo que tenhamos, enfim, um trânsito mais seguro?

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.