Coluna Na Rede

00:00 · 29.12.2013

Rede morta e enterrada
"O Facebook não está apenas em decadência, está basicamente morto e enterrado". A avaliação é do antropólogo europeu Daniel Miller, autor de um relatório sobre o serviço. Exagerada? Não para um sem-número de jovens que trocaram a rede social por outras alternativas como o Snapchat, WhatsApp, Instagram e Twitter. A questão toda gira em torno da privacidade. No caso dos jovens, o motivo é a exposição de seus perfis e contatos virtuais em relação a seus pais. Mas, para os mais adultos, a exposição também é fator determinante - neste caso com preocupações em relação a trabalho, amigos, família. Motivos de preocupação para Mark Zuckerberg. Ao longo dos anos, várias redes sociais surgiram, atingiram o auge e depois sumiram, substituídas por outras que depois seguiram o mesmo caminho. Foi assim com MySpace, Orkut etc. Os jovens já apontam qual (ou como) deve ser a próxima rede social da moda. É esparar para ver.

Google, Plus

Depois do Orkut, o Google nunca conseguiu emplacar uma rede social de grande sucesso. Houve até uma nova tentativa com o Wave. A bola da vez, o Google+, criado também neste sentido, não chegou a se popularizar. Agora, a empresa aposta na integração de todos os seus serviços à plataforma. Querendo ou não, os usuários acabam tendo de criar uma conta que faz parte do Google+.

Insegurança

Peru e Brasillideram a lista de países latino-americanos que mais sofreram tentativas de infecção por códigos maliciosos, com 49,78% e 49,04%, respectivamente. Depois vêm México (48,12%), Colômbia (43,4%), Argentina (43,26%) e Chile (37,93%). O balanço foi feito pela Kaspersky Lab. Ainda segundo a Kaspersky, o ano de 2013 foi o que mais teve ataques digitais com objetivo de roubar dinheiro das vítimas.

Bom
Mais aplicativos

A Microsoft comemora ter atingido a marca de 200 mil aplicativos disponíveis para download na loja de seu sistema operacional móvel Windows Phone - que segue disputa com o Android e o iOS.

Ruim
Falha na segurança

O Knox, conjunto de funções avançadas de segurança para smartphones, um trunfo da Samsung para atrair usuários corporativos, tem falha grave que permite invasões.

A Apple estaria em apuros sem Jony Ive. Steve Jobs formou uma equipe de sucessores. Ive não fez isso"

Leander Kahney

Jornalista inglês, autor da biografia não autorizada de Jony Ive, profissional responsável pelo design dos produtos mais importantes da Apple nos últimos anos

Jogos saudosos

Para comemorar o Natal, a organização sem fins lucrativos Internet Archive, liberou o download gratuito de 742 jogos de cinco aparelhos de videogames clássicos (dentre eles o Atari e o Odyssey). Os games podem ser emulados no PC, com o programa de JSMESS.

Loja da maçã

Estamos entrando em 2014 e ainda não temos uma loja da Apple no Brasil. Mas ela está prestes a ser aberta, no Rio de Janeiro. Localizada no Village Mall, na Barra da Tijuca, a unidade está quase pronta para a inauguração, com destaque para o iPhone 5c.

Conto do passarinho

"Uma história de dinheiro, poder, amizade e traição". Este é o subtítulo do livro que conta os bastidores do Twitter, escrito pelo jornalista Nick Bilton, do The New York Times. A obra, "Hatching Twitter", vai virar série de TV com produção de Allison Shearmur (de "Jogos Vorazes").

Wi-Fi

Uma coisa a operadora Oi tem de positivo: sua rede Wi-Fi com 500 mil pontos de acesso em todo o país - e ainda disponível no exterior através da parceria com as redes Fon. Experimentei o serviço aqui e nos EUA e é uma boa alternativa para se comunicar sem gastos adicionais.
 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.