maternidade

O futuro em descoberta

Jogadora de tênis número um do mundo, Serena Williams tem aprendido muito sobre si mesma com a gravidez, e promete não abandonar as quadras

00:00 · 15.07.2017

O que significa, precisamente, a maternidade? Esta é uma questão que há tempos se desdobra na sociedade e que tem um resposta particular para cada pessoa. Para uns, obrigação. Para outros, dom. Alguns acham que se trata de uma dádiva. Para Serena Williams, tenista americana referência em representatividade feminina e negra nos esportes, a maternidade é um universo a ser descoberto.

Grávida pela primeira vez, aos 35 anos, Serena Williams fez recentemente um ensaio fotográfico nu para a revista Vanity Fair -sob as lentes de Annie Leibovitz-, e revelou ainda não saber bem o que fazer com um bebê. A declaração requer cuidado na interpretação: não se trata de descaso da parte dela, e, sim, sobre enxergar o processo da maternidade com um olhar mais humanizado.

O depoimento da esportista número um no mundo do tênis abre espaço para questionar o que se espera das mulheres quando o assunto é gravidez. Ambos os vieses são válidos: a gestação pode tanto ser vista como algo sagrado, intrínseco ao gênero feminino, como também como um processo para o qual nem todas as mulheres estão prontas. É importante dar a elas o direito de descobrir o processo da gravidez e se autodescobrir, paralelamente - e à sua maneira.

Serena, por exemplo, descobriu com a maternidade uma força, serenidade e paz que ela mesma não sabia que tinha, segundo a própria tenista explicitou em seu Instagram. E esse mundo novo, pelo qual a futura mamãe se revela encantada, inclui sua presença nas quadras de tênis por um longo tempo ainda - acompanhada do bebê que está por vir ao mundo. "Estou tão feliz por dividir ser a número um no mundo com você", disse ela, em uma legenda dedicada ao filho.

Carreira

Caçula de cinco irmãs, Serena Williams nasceu em Michigan e aos 3 anos começou a jogar o esporte que viria a ser futuramente uma profissão, junto da irmã Venus Williams, também tenista atualmente. Considerada uma das melhores jogadoras de todos os tempos, Serena está desde 2013 no topo do ranking mundial de tênis e foi campeã sete vezes do torneio de Wimbledon. Além disso, ela é a atleta que mais ganhou prêmios em dinheiro na carreira, contabilizando mais de US$ 60 milhões.

Recentemente, o ex-tenista John McEnroe fez um comentário em que questionava a habilidade de Serena, caso ela fosse posta para disputa partidas contra homens, e a atleta respondeu à altura: "Respeite minha privacidade enquanto estou tentando ter um bebê. Bom dia, senhor", disse ela em uma de suas redes sociais. Se depender do próprio talento, Serena não será apenas muito respeitada, mas também aguardada nas quadras e admirada no mundo dos esportes e em todos os segmentos em que uma mulher quiser estar.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.