fama

Número um

Brilhante em "La La Land", Emma Stone é a atriz mais bem paga dos últimos 12 meses, com US$ 26 milhões

00:00 · 26.08.2017

Quem tem acompanhado, ainda que minimamente, os lançamentos do cinema nos últimos anos, pôde notar que Emma Stone vive uma de suas melhores fases, ou, talvez, a melhor delas. Foi ela que, no Oscar deste ano, levou para casa a estatueta de melhor atriz, pelo papel em "La La Land - Cantando Estações" e, como se o maior prêmio do cinema não fosse o suficiente, conquistou também o topo da lista das atrizes mais bem pagas, divulgada pela Forbes.

Entre junho de 2016 e junho de 2017, a atriz faturou 26 milhões de dólares, ultrapassando Jennifer Lawrence, que esteve na melhor colocação do ranking durante os dois últimos anos pela participação na franquia "Velozes e Furiosos" e este ano caiu para a terceira posição, ficando atrás de Jennifer Aniston. Emma Watson e Julia Roberts também estão no Top 10.

Igualdade?

Apesar de ser a líder da lista feminina - o que é, apesar de quaisquer comparações, um grande feito -, a diferença salarial entre Emma Stone e os atores homens é um ponto de relevante discussão. O valor recebido por ela nos últimos 12 meses equivale a menos da metade do salário de Mark Wahlberg, primeiro colocado da lista masculina, que faturou 68 milhões de dólares durante o mesmo período.

A diferença fica ainda mais explícita se for considerada uma lista geral, sem a separação por gênero. Nesse caso, Emma cairia para a 15ª posição, ficando atrás de 14 atores do sexo masculino.

Quando se compara os filmes que renderam a Emma e Mark os melhores salários de Hollywood, é difícil não questionar o contraste entre os números. Enquanto "Transformers: O Último Cavaleiro" teve um investimento de 217 milhões de dólares e uma renda de menos do triplo (601 milhões), "La La Land" teve um orçamento de US$ 30 milhões e uma receita quase 15 vezes maior, de 445 milhões.

Além disso, "Transformers" teve a pior estreia da história da franquia de robôs; já o musical surpreendeu tanto em bilheteria como nas inúmeras premiações a que foi indicado e venceu.

Outro detalhe que reforça a desigualdade: o ator Ryan Gosling, que protagonizou "La La Land" ao lado de Emma, ainda recebeu três milhões a mais do que a atriz, ficando na 14ª posição da lista geral.

Carreira

Emma Stone começou a atuar ainda na infância, participando de peças teatrais até começar a ser reconhecida pelos primeiros trabalhos no cinema. Em 2007, estreou em "Superbad - É Hoje" e, no ano seguinte, participou de "A Casa das Coelhinhas".

Outros trabalhos como "Zumbilândia" (2009) e "A mentira" (2010) deram continuidade à carreira de Emma, mas foi somente em 2012 que mais olhares se voltaram para o talento da atriz, que interpretou a jornalista Eugenia em "Histórias Cruzadas" e recebeu prêmios como o People's Choice Awards.

O trabalho que alavancou a carreira da artista foi a franquia "O Espetacular Homem-Aranha" (2012 e 2014), no qual interpreta Gwen Stacy, par romântico do super-héroi. Também atuou em "Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)", em 2014.

Pela primorosa atuação em "La La Land", ela garantiu não somente o Oscar de melhor atriz, mas, também, o BAFTA na mesma categoria e um Globo de Ouro. O próximo trabalho é o filme "Battle Of The Sexes", no qual Emma viverá a tenista Billie Jean King. O longa, dirigido por Valerie Faris e Jonathan Dayton, estreia no Brasil no dia 19 de outubro. (Colaborou Stéphanie Sousa)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.