Carreira

Na trilha do sucesso

Bianca Bin vive uma das melhores fases da carreira em "O Outro Lado do Paraíso", novela das 21h da TV Globo

00:00 · 24.03.2018

Nove anos após sua primeira aparição na televisão, a atriz Bianca Bin escreve novas páginas na sua trajetória e volta a ser assunto com a emblemática personagem Clara, protagonista da atual novela das 21h da TV Globo, "O Outro Lado do Paraíso".

Nascida em Jundiaí, interior de São Paulo, ela começou os estudos em teatro aos 12 anos de idade. Em 2009, se mudou para o Rio de Janeiro, onde encontrou na Oficina de Atores da Rede Globo uma oportunidade de construir efetivamente uma carreira. E conseguiu. Bianca estreou como a queridinha Marina na temporada de Malhação daquele mesmo ano. De lá pra cá, a paulista tem cumprido bem o seu papel.

Relevância

Em uma época em que a discussão sobre violência contra a mulher (assim como outros aspectos tangentes) se mostra muito presente dentro e fora do meio virtual, a personagem Clara veio para reforçar ainda mais a necessidade desse debate. A forma como foi construída, a princípio, caracteriza uma típica "mocinha" de telenovela: a mulher de aparência doce e inofensiva, por muitas vezes até meio boba. O que não se esperava era a reviravolta apresentada, que subverte o estereótipo retratado por Clara. Desconstruir atributos clichês pode ter sido o que desde o começo motivou a metamorfose da personagem, mas também é possível que todo esse rebuliço tenha sido reflexo de uma estreia morna da novela - o que, definitivamente, não é mais o caso.

A figura interpretada por Bianca Bin causa empatia na audiência. Ela passou por tragédias familiares e sofreu agressões físicas e psicológicas, o que é comum na vida real de uma mulher e consequentemente gera identificação - ou, no mínimo, reflexão sobre a dimensão das problemáticas abordadas. "Acho que os temas são atuais e frequentes fora da ficção. Tratar da violência doméstica, por exemplo, é essencial porque ela existe e precisa ser combatida de forma severa. Espero que estejamos ajudando mulheres que passam por isso a terem coragem de denunciar. Isso é o mais importante", revelou a atriz em entrevista à Revista Veja.

O papel em "O Outro Lado do Paraíso" talvez seja o mais importante da carreira de Bianca Bin até agora, não somente pela repercussão, mas pela relevância social. Além dele, a atriz soma participações em "Passione", "Guerra dos Sexos", "Joia Rara" e "Boogie Oogie" e "Cordel Encantado" (novela que ela protagonizou, em 2011), mostrando, através da relação com o público e dos pontos de audiência, um potencial de ir ainda mais longe.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.