Império nas telas

Astro da série "House Of Cards", Kevin Spacey é nome consagrado nos palcos de teatro e no mundo do cinema

00:00 · 01.07.2017

Ator, produtor, roteirista, diretor. Estas são quatro das competências de Kevin Spacey, que em 37 anos de carreira conquistou um espaço grandioso no mundo de Hollywood. De ator secundário a protagonista, ele tem inúmeras participações no cinema, mas é principalmente pelo papel atual na série original da Netflix "House Of Cards" que o americano não sai da mira dos holofotes.

A primeira premiação de Spacey veio 15 anos depois do início da carreira, na categoria de melhor ator coadjuvante pelo filme "Os Suspeitos", em 1995. O prêmio? Um Oscar. Que não foi o último. Quatro anos depois, ele recebeu a estatueta pela segunda vez, agora como melhor ator em "Beleza Americana", que pode ser considerado um marco na carreira dele.

Este ano, além do reconhecimento pelas personagens nas produções cinematográficas, o ator será homenageado com o Prêmio Emmy Internacional dos Fundadores, concedido pela Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas, título já entregue a artistas como Steven Spielberg, Julian Fellowes e Shonda Rhimes. O prêmio, que será entregue em novembro, reconhece empresas ou profissionais que contribuíram para a qualidade da TV.

Carreira

A seriedade que hoje é agregada à imagem de Kevin Spacey devido ao personagem mais recente - o político Frank Underwood, em "House Of Cards" - contrasta com o início da carreira do ator, que por vários anos tentou fazer sucesso como comediante, até entrar na Juilliard School, onde estudou drama entre 1979 e 1981.

Atuando basicamente no teatro, levou algum tempo até o talento do americano ter alguma notoriedade. Foram inúmeras as participações em peças até que o reconhecimento batesse à porta, e o espetáculo "Long Day's Journey Into Night", escrito por Eugene O'Neill, em 1986, foi o grande responsável por isso. Entre uma aparição e outra de Kevin nos palcos, vieram os seguidos trabalhos na TV e no cinema, que apesar de terem virado o grande foco da carreira dele, não anularam a relação do ator com o teatro.

De 2003 a 2015, ele assumiu o posto de diretor artístico do Old Vic, um dos teatros mais antigos da Inglaterra. Além disso, Kevin foi o apresentador do Tony Awards deste ano, premiação de teatro mais importante dos Estados Unidos - prêmio que ele, inclusive, já recebeu duas vezes.

Verossímil

Atualmente, Kevin Spacey protagoniza e atua como produtor-executivo de "House Of Cards", série que retrata um cenário político conturbado e toda a ambição e manipulação presentes nesse meio.

A realidade alternativa proposta pela produção abriu espaço para inúmeras comparações com a vida real, tanto com a própria política americana - onde a série é ambientada -, como com o contexto brasileiro. Verossimilhança que o ator ainda não chegou a comentar - afinal, a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.