CR7

Ídolo para sempre

A atuação em campo do jogador de futebol Cristiano Ronaldo é apenas uma das nobres características do atleta português

00:00 · 21.07.2018 / atualizado às 01:24 por José Augusto Lopes - Especial para o Gente

Belo no físico imponente, bondoso e solidário como ser humano, bravo nas pelejas travadas nos mais importantes certames esportivos internacionais. Essas qualidades fazem do jogador de futebol português Cristiano Ronaldo um atleta atípico, recordista de premiações que jamais o impregnaram de empáfia - defeito tão comum entre jogadores carentes dos méritos essenciais à formação de um caráter.

Dinheiro, fama e poder não transformaram o menino disciplinado da Ilha da Madeira, protagonista de brilhante carreira, iniciada no modesto Clube de Futebol Andorinha de Santo Antônio, em um desses ídolos ensimesmados, porém carentes de autêntica substância humana.

Como decorrência lógica de seu talento e senso profissional, Cristiano logo se projetou internacionalmente, como integrante das equipes do Manchester United, da Inglaterra; do espanhol Real Madrid; e, a partir de agora, do Juventus da Itália.

Perfil de campeão

Nascido em Funchal, na Ilha da Madeira, no dia 5 de fevereiro de 1985, filho mais novo de uma família de quatro irmãos, Cristiano Ronaldo possui, segundo os avaliadores biológicos, em seu 1,87m de altura, a têmpera de um jovem de 23 anos. Artilheiro em vários importantes torneios, foi o primeiro jogador a vencer os quatro prêmios especiais da PFA (Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra, da sigla em inglês) e da FWA (Associação de Cronistas de Futebol da Inglaterra, em inglês).

Também, entre inúmeras conquistas, a cobiçada Bola de Ouro e o título, atualmente mantido, de Melhor Jogador do Mundo, segundo a FIFA. Foi ainda o primeiro atleta a ganhar prêmio de melhor gol do ano enquanto recordista de finalizações no campeonato europeu.

Sua vida privada é cercada de certo mistério. Pai de quatro filhos, três deles são de "mãe desconhecida", o que leva à suposição de ele ter utilizado a chamada "barriga de aluguel". Atualmente, namora a argentina Georgina Rodriguez, com a qual assumiu a paternidade da pequena Alana. Mas teve casos notórios com a atriz indiana Bipasha Basu e com as modelos Merche Romero, de nacionalidade luso-espanhola, e Irina Shayk, natural da Rússia.

Homem de fé

Quando seu pai faleceu, Cristiano tinha apenas 22 anos e escreveu um livro de recordações biográficas. Católico praticante, é conhecido pela ajuda permanente e espontânea a instituições de caridade, apesar da intenção de manter em sigilo esse meritório aspecto de sua personalidade. Atua, em paralelo, como embaixador do movimento em favor de crianças carentes "Save the Children".

Sempre ao entrar em campo, beija três vezes o crucifixo que traz ao peito. Embora não tenha reeditado este ano, na Copa do Mundo, a atuação fulgurante de outros torneios e copas internacionais, manteve a dignidade de saber encarar os naturais ganhos e perdas, típica de todo grande e consciente profissional.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.