Gente

Estilo saudável

Joana Ramalho transformou o próprio estilo de vida, que prioriza o bem-estar, em uma bem-sucedida estratégia de mercado

00:00 · 04.08.2018
 Joana
Os pais de Joana foram uma inspiração para a formação do caráter da empresária Foto: Saulo Roberto

Equilíbrio. Esta é uma das palavras que melhor definem, de forma holística, um estilo de vida sadio, para Joana Ramalho, 34. Não é à toa que a cearense tem esse pensamento. Formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretora de Estratégia e Inovação dos Mercadinhos São Luiz, ela é uma das grandes responsáveis pela identidade pró-saúde e sustentabilidade na qual a rede de supermercados tem investido nos últimos anos.

O comprometimento com esses ideais, inclusive, teve início com o sucesso do Festival Costume Saudável, idealizado por Joana, que terá sua sexta edição do dia 24 a 26 de agosto, no Shopping RioMar Fortaleza.

A história

Fazer parte do time de chefia dos Mercadinhos São Luiz foi passo natural na carreira de Joana, que cresceu dentro das lojas da rede. No entanto, ela garante que se manter dentro de uma empresa familiar não é tão fácil quanto entrar nela. "As pessoas sempre vão achar que você está ali por ser filha do dono, então você tem que mostrar muito mais serviço. E, por mais fácil que seja entrar, se a pessoa que está naquele cargo não tiver competência e não contribuir, em algum momento ela vai sair", explica a empresária.

Essa competência mencionada por ela não é difícil de observar. Paralelamente à atuação nos negócios da família, Joana é a mente articuladora por trás do Festival Costume Saudável, que impressiona em números. Com apenas cinco anos de existência, o evento reúne atualmente cerca de 40 mil pessoas, sendo um dos maiores da categoria nas regiões Norte e Nordeste. As atividades distribuídas pelos três dias de festival vão desde palestras e atividades físicas a cursos de culinária, tudo isso contando com um time de profissionais locais e personalidades convidadas de vários estados do Brasil.

De berço

Se a formação universitária e as especializações são importantes componentes do perfil profissional, a criação humana teve papel fundamental na atuação que hoje rende a Joana tanto êxito. O estilo saudável, atualmente transformado em estratégia mercadológica da rede de supermercados, na verdade faz parte da personalidade da empresária desde a infância, por incentivo dos pais Isabella e Severino Ramalho Neto. "Eu sempre via ambos fazendo ginástica, esportes como vôlei, karatê. Eles faziam de tudo", recorda Joana.

Apesar de ser seu dever estar atenta às tendências de varejo que sejam rentáveis à empresa, conversar com Joana é perceber uma preocupação que vai muito além do lucro. Ela abraça a missão de satisfazer cada cliente da maneira mais plural possível - seja ele um idoso diabético, uma mãe de primeira viagem ou um atleta -, mostrando, assim, que um estilo de vida saudável é algo que qualquer pessoa tem condições de aderir.

Talvez seja essa a chave do sucesso dos projetos e negócios em que Joana Ramalho se envolve: o prazer em trabalhar com gente.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.