coluna

Márcia Travessoni: SPFW

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 02.09.2017

Com Renato Thomaz no styling e coleção inspirada em Bali, na Indonésia, a beachwear cearense Água de Coco arrasou na edição de Verão da São Paulo Fashion Week e atraiu diversas personalidades influentes, na terça. No registro, Cyndra Potiguar, Letícia Nanci e Liana Thomaz.

Mudanças

O ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou presença na solenidade de abertura do congresso de radiodifusão Fala Norte Nordeste, no próximo dia 4. Na ocasião, assinará o contrato de migração de rádios AM para FM. O governador Camilo Santana também estará presente.

Chapa única para a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis foi confirmada no dia 28. O grupo deverá ser eleito por aclamação, neste mês, e deve assumir a gestão da entidade a partir do dia 1° de janeiro para o biênio 2018/2019. A chapa é encabeçada pelo cearense Manoel Cardoso Linhares, atual vice presidente da associação.

Em festa

Ingrid Fontelles articulou baixinhos e altinhos para comemorar os nove anos de Davizinho, no Coco Bambu. ///Aniversariam no fim de semana: Eliana Bittencourt, Luiz Carlos Aguiar Filho, Jorgeana Pinheiro, Rafael Leal e Vera Bizarria.

Agenda

Adaptação da famosa série mexicana, o musical "A Turma do Chaves num Sonho de Criança" encanta público de todas as idades neste mês. A montagem fica em cartaz aos finais de semana de 2 a 17, no Theatro Via Sul.

O Golf Ville será palco de mais uma edição do Réveillon Pan'o Novo. Para celebrar a chegada de 2018, o residencial no Porto das Dunas recebe shows de Thiaguinho, Luan Santana, Felipão e DJ's Make U Sweat.

Juliana Freitas e José Neto representaram o Ceará no Programa de Inovação e Crescimento da Stanford-Endeavor, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de agosto nos Estados Unidos. O curso ajuda empreendedores a impulsionar a inovação e a criar empresas líderes em mercado global.

Anel

Namorados a cinco anos, Mayara e Daniel estão noivos e de casamento marcado para o dia 20 de Julho de 2019. Ela filha de Natércia e Artur Bruno e ele filho de Zóia Ayres de Moura.

Image-1-Artigo-2289729-1

Coaching Integral Sistêmico inaugurou o maior centro de coaching do mundo em Fortaleza, no shopping RioMar, na terça. O espaço foi idealizado pelo master coach Paulo Vieira, que celebrou aniversário na quarta, no Colosso.

Paulo e Camila Vieira, Thyane Dantas e Wesley Oliveira

Arquiteto Carlos Otávio com Daniela e Afrânio Barreira na inauguração de mais uma unidade do Coco Bambu, restaurante de frutos do mar que encanta o Brasil, agora em Manaus. Iguatemi e Alphaville em São Paulo são projetos também assinados por Carlos.

Image-0-Artigo-2289729-1

Destaque

Juliana Freitas e José Neto

Juliana Freitas e José Neto no coração do Vale do Silício. Por lá, aprenderam também como desenvolver relacionamentos mais efetivos com parceiros e clientes

ONG do amor

Image-0-Artigo-2289700-1

Como surgiu a Acalanto e qual o tipo de atividade desenvolvida pelos voluntários?

A Acalanto surgiu da necessidade de implementar, em Fortaleza, uma política pública que primasse pela adoção legal, segura e para sempre. Pensando nisso, atuamos, sobretudo, em parceria com o Judiciário, na preparação dos pretendentes à adoção. Realizamos palestras, eventos públicos, prestamos assessoria psicológica e jurídica a pais e pretendentes, além de constante divulgação do tema da adoção na mídia e nas redes sociais. Nosso mais novo projeto é o acompanhamento de famílias também no pós-adoção.

De que modo acontece o estímulo à adoção? É um trabalho voltado para as pessoas que já têm interesse em adotar ou focado na difusão da adoção?

Trabalhamos nas duas frentes. O Bate-Papo Adotivo, uma de nossas principais ações, é desenvolvida com o foco na preparação de pais e pretendentes. Trata-se de um conjunto de palestras expositivo-dialogadas proferidas por profissionais de diversas áreas com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral sobre a adoção enquanto forma legítima de vivência da paternidade e da maternidade. Também estreitamos nossa parceria com a Vara da Infância e Juventude com o objetivo de estabelecer parceria para a realização do curso de preparação de pais a serem habilitados para o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) no Interior. Para o público em geral, realizamos eventos abertos, como as celebrações do Dia Nacional da Adoção, palestras em universidades e audiências públicas na Assembleia Legislativa.

Quais os principais entraves no processo de adoção no Brasil? A burocracia persiste como um problema?

Sim, a burocracia persiste como um problema grave: processos de destituição demorados, falta de equipes técnicas e do CNA no Interior do Estado são entraves que precisam urgentemente serem contornados. Demos início neste ano com um trabalho para pressionar que o CNA fosse implementado no Interior. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça, em 2016, apenas Fortaleza realizou adoções pelo Cadastro. Com parcerias, realizamos cursos preparatórios para pretendentes e treinamento para servidores de várias comarcas do Interior.

Quanto ao apoio psicológico que vocês oferecerem às famílias neste processo, quais são os aspectos essenciais a serem trabalhados durante a adoção?

Principalmente a conscientização dos pretendentes sobre o filho ideal (fruto de crenças e representações socialmente partilhadas) e o filho real (disponível para adoção). Esse entendimento não romantizado faz com que a adaptação seja mais tranquila. Outro ponto é em relação às dificuldades nas escolas.

Os voluntários interessados em atuar nesse trabalho podem se juntar à Acalanto? De que forma?

Podem e devem. Precisamos de educadores, psicológicos, sociedade civil em geral. Todos são bem-vindos e terão seus talentos aproveitados para esta linda corrente de amor. Hoje, precisamos urgentemente de advogados e assistentes sociais. Os interessados devem entrar em contatos através do e-mail ongacalantofortaleza@gmail.Com ou pelo telefone (85) 988546476.

Propagar a adoção como forma legítima da vivência paternidade e da maternidade é o objetivo da Acalanto, ONG cearense que atua na causa em parceria com o poder público e a sociedade. O vice-presidente Lucineudo Machado conta como é a atuação do grupo

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.