Coluna

Márcia Travessoni: Mulheres de força

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 04.03.2017

O que é ideal para empoderar uma mulher senão outra que já compreendeu seu potencial? É dessa maneira que o Projeto Têxtil com Afeto, criado pelo Sinditêxtil-CE e pela Fundação Beto Studart, pretende fortalecer a autoestima e autoconhecimento das mães das crianças atendidas pelo sistema público de saúde. Tendo como embaixadoras a primeira-dama Onélia Leite, Ana Studart, Nicolle Barbosa, Kelly Whitehurst e Marfisa Portela, a iniciativa será lançada próximo dia 8, no Espaço Cidade da Criança, do Hospital Infantil Albert Sabin, e consiste em ensinar as mães a confeccionarem brinquedos com design, fortalecendo as relações com os filhos e incentivando o empreendedorismo. As atividades terão acompanhamento de estilistas, psicólogos e do Sebrae.

Image-0-Artigo-2208500-1

Depois de curtir o fim de semana nas Flecheiras com Raquel e Carlos Petrone, Roberta e Samuel Sicchierolli, Nathália e Márcio Petrone, os anfitriões Nathália e Rodrigo Ponte se preparam para passar a Semana Santa na Itália, com Guirlanda e Paulo Ponte (na foto com eles, ao lado de Daniela), Antônio e Neka Filgueiras. Na agenda, visita à Costa Amalfitana.

Roteiros

Para finalizar os preparativos da abertura da unidade do Coco Bambu em Miami, Daniela e Afrânio Barreira passarão o mês de março por lá. Em abril o casal deve concluir a obra do novo endereço residencial em São Paulo, no bairro Vila Nova Conceição.

Por conta de seu aniversário, Lilliane Albuquerque viaja com os três filhos, neste dia 6, para Montevidéu. /// Leuda Moreira está de viagem marcada para Nova York, com retorno por Orlando e Miami, onde permanece até maio.

Bastidores

Enquanto Lorena Ferreira Gomes e João Carlos Gondim optaram por ficar em Fortaleza curtindo a nova residência, Rebeca e Carlinhos Fujita foram passar o Carnaval na casa de Orlando, nos Estados Unidos, levando a caçulinha Rejane, de apenas 7 meses. /// São aniversariantes do fim de semana Andréa Oliveira, Juliana Barroso, Fernanda Benevides, Murilo Belchior e Ana Maria Campos (Negona).

Mosaico

Larissa Coelho está de viagem marcada para a França, onde vai participar, junto da sócia Natália Marques, da Paris Style Week, curso de moda de uma semana na cidade-luz. Na foto ao lado, a blogger foi clicada com o humorista Tom Cavalcante, em almoço na casa de Erivaldo e Alessandra Arraes, no Porto das Dunas (1). /// Quem também recebeu amigos neste Carnaval foram Danilo e Luciana Arruda, na casa do Parque das Ilhas, em Aquiraz (2). /// Depois de curtir uns dias com os pais Conceição e Osivan Mendonça pela Espanha e Portugal, o decorador Willfridy Mendonça seguiu para Genebra, na Suíça, onde encontrou-se com Rodrigo Maia, David Moura do Carmo e Johan Olsson para esquiar em Verbier (3). /// A digital influencer cearense Paulinha Sampaio acompanhou os desfiles da Semana de Moda de Milão, semana passada. Prada, Fendi, Dolce & Gabanna e Gucci estavam no line-up da fashionista (4).

Image-1-Artigo-2208949-1

Larissa Coelho e Tom Cavalcante (1)

Valdísio e Danielle Pinheiro, Cláudia Quental, Cláudio Frossard, Cheyla e Isaac Furtado, convidados de Danilo e Luciana Arruda (2)

Image-2-Artigo-2208949-1

Osnir Júnior, Rodrigo Maia, Willfridy Mendonça, David Moura e Johan Olsson (3)

Image-0-Artigo-2208949-1

Paulinha Sampaio (4)

Destaque

Com participação agendada em dois importantes congressos da área médica, Christiane Leite (na foto com o marido Robério Leite) agora é membro do Conselho do Departamento Científico de Suporte Nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Potenciais

Image-0-Artigo-2208947-1

Novo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Cesar Ribeiro equilibra as experiências que teve em gestão pública e privada a fim de direcionar o crescimento econômico do Estado por um caminho simples e assertivo.

Sua atuação no setor industrial veio de família ou foi uma vocação independente?

Vocação independente. Convivi, por muitos anos da minha formação profissional, com a indústria e seus diversos segmentos, seus problemas, mercados, desafios e oportunidades. Minha grande vocação é a gestão, independente do segmento de atuação.

Você já trabalhou na gestão tanto de empreendimentos ligados à administração pública (ZPE) quanto ao setor privado (Sesi). De que forma isso enriqueceu sua capacidade de gerir?

São experiências muito diferentes e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Trabalhar no setor público requer muita habilidade, determinação e vontade em servir o Estado. Já no setor privado, a tomada de decisão é mais rápida. Portanto, precisa ser assertivo, exercer liderança e acompanhar constantemente o mercado e suas oportunidades. Mas ambas se cruzam em muitas situações.

Agora, à frente da SDE, quais acredita que serão seus maiores desafios?

Unificar o pensamento em prol do desenvolvimento econômico do Estado é um grande desafio. Precisamos criar caminhos simplificados e direcionados para que as oportunidades de novos investimentos no Ceará tenham começo, meio e fim nas suas tratativas. Além, claro, de fortalecer nossa indústria local.

Quais os setores mais promissores no Estado?

Temos vários setores promissores. O Estado é muito rico em oportunidades. Precisamos analisar e trabalhar as informações para que as regiões cearenses possam se potencializar naquilo em que elas são mais fortes e promissoras, seja na indústria, no comércio e serviços, no turismo ou no agronegócio. Cito as energias renováveis, o setor metalmecânico, a construção civil e setor de minerais, entre outros vários.

Qual será sua principal estratégia para potencializar negócios produtivos no Ceará?

Chamar o setor produtivo e trabalhar de forma integrada é uma estratégia importante. Vamos ouvir as demandas e trabalhar para que possamos dar mais agilidade aos negócios. Além disso, temos que buscar novos investimentos e trabalhar as questões setoriais, como forma de criar desenvolvimento econômico sustentável e competitivo ao Ceará. Temos que elevar o "custo de saída" das empresas aqui instaladas.

Quem são seus inspiradores, na vida e no trabalho?

Na vida, minha maior inspiração e motivação é minha família. No trabalho, tive oportunidade de conviver com pessoas brilhantes, no campo intelectual, executivo e de liderança. Poderia citar o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi; o diretor do Instituto Dante Pazzanese, Elias Boainain (in memoriam); e o grande empresário e gestor, Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Entre vários outros que poderia citar.

Um sonho que ainda não realizou.

Ter minha família foi meu maior presente, um sonho realizado. O resto deixo para Deus encaminhar para os próximos passos.

Uma viagem.

Cada viagem traz grandes e boas recordações. Vou citar uma: Suíça.

Um livro.

A Cabana, do canadense William P. Young.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.