Coluna

Márcia Travessoni (Gente): registros

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 28.07.2018

Apaixonadas pelas vibes de verão que inspiram a moda, Ana Carolina Fontenele e Renata Rocha uniram as clientes de suas marcas, em um evento cheio de estilo, para apresentar as novas coleções da temporada. Com direito a drinks, espumante e comidinhas deliciosas, o encontro reuniu diversas fashionistas da cidade, no Pátio Dom Luís (1). /// Aniversariante deste sábado, Ítala Ventura celebra a data junto da família (2).

Image-0-Artigo-2431874-1
Ana Carolina Fontenele e Renata Rocha (1)

Image-1-Artigo-2431874-1
Ítala e Ailza Ventura, Isabela e Gabriela Fonseca (2)

Viagem

foto
Clicada recentemente no casamento de Carolina Fialho e Matthew Hartenau, Alessandra Arraes viaja para Lisboa, no início de agosto, onde vai acompanhar a filha Maria Vitória em temporada de estudos na capital portuguesa.

Destaque

Image-0-Artigo-2431989-1
Integrantes da equipe que comanda o Fortal, Colombo Cialdini e Pedro Coelho Neto já comemoram o sucesso desta edição.

Exposição

Image-0-Artigo-2431530-1
Depois de passar por São Paulo e Cuiabá, a mostra "Santos Dumont - Coleção Brasiliana Itaú" chega na capital cearense no dia 2 de agosto, apresentando para o público um recorte mais amplo da personalidade do célebre inventor brasileiro. Curadora da exposição, a jornalista Luciana Garbin adianta parte dos aspectos que serão evidenciados na exibição e aponta que Fortaleza será a primeira do Nordeste a receber a mostra

Qual o intuito de trazer à tona, na exposição, as diferentes facetas de Santos Dumont?

O povo brasileiro conhece mais o Santos Dumont como o pai da aviação, o inventor do 14 Bis, uma figura meio distante, até. A ideia, com a exposição, é tentar aproximar o Santos Dumont das pessoas, mostrando outras facetas dele e que, no século passado, ele já trabalhava com conceitos que são muito valorizados hoje, como empreendedorismo e tecnologia. Voar era o máximo da tecnologia, e ele mesmo testava os próprios experimentos, era como se fosse uma startup. A gente quer afastar essa figura do herói e mostrar que ele era um brasileiro que tentava, às vezes não dava certo, mas ele continuou e conseguiu deixar um grande legado para a humanidade. Queremos desempoeirar Santos Dumont, porque ele ainda é uma figura muito atual.

Quais são as peças icônicas da mostra?

A (aeronave) Demoiselle é considerada a obra-prima dele. Ele mesmo dizia que foi o ponto alto da carreira dele, e chegou a voar todos os dias nela, ia visitar os amigos na Demoiselle. Por isso, fizemos questão de reproduzi-la em tamanho real, como presente para as pessoas que forem visitar a exposição. Tem também muitos documentos sobre outros inventos de Santos Dumont, como o conversor marciano, para ajudar os alpinistas a escalar montanhas cobertas de neve; o lançador de boias gigantes para ajudar pessoas que estavam se afogando no mar. Um fato interessante é que ele nunca quis patentear os inventos aeronáuticos, ele até fez questão de publicar as plantas da Demoiselle em revistas científicas para as pessoas reproduzirem, mas esses inventos menos conhecidos, ele patenteou todos, e os documentos estão todos na exposição. Tem, ainda, o livro do Júlio Verne que inspirou Santos Dumont para esse sonho de voar. Esse livro é uma pérola, está ainda em francês e tem várias ilustrações.

Qual a importância de Fortaleza receber essa mostra?

Como curadora, fiquei muito feliz com o convite, porque queríamos muito ir pro Nordeste e Fortaleza vai ser a primeira da Região a receber a exposição. Santos Dumont é um personagem brasileiro, quanto mais ele puder voar pelo Brasil, melhor vai ser.

Investimentos

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Neves, esteve com o diretor executivo da italiana G2 Ecoenergia Solar, Francisco Tadeu, para tratar de ampliação dos negócios da corporação no Estado, na última quinta. A G2 atua nas áreas de soluções em energia solar, projeto, documentação e instalação de placas fotovoltaicas. Além de Fortaleza, a companhia tem expandido os negócios para Granja e Itapajé e ainda para Natal, no Rio Grande do Norte.

O Centro de Eventos do Ceará recebe, de 1º a 3 de agosto, a 3ª edição da feira Ceará Fashion Trade. A expectativa é ultrapassar os R$ 15 milhões em negócios têxteis e de confecção.

Em festa

Márcia e Bosco Ferreira Gomes receberão familiares em seu apartamento, dia 30, para jantar especial em comemoração à nova idade do filho Diogo.

Com sessão de jogos e jantar, animada turma de amigas comemorou, dia 24, no Ideal Clube, o aniversário de Madalena Leite Barbosa. Dentre as participantes, Aunésia Ayres de Moura, Irismar Linhares, Ítala Ventura, Gláucia Mota, Marly Miranda, Mônica Arruda, Betinha Sampaio, Fernanda Aguiar, Selene Bezerra, Vitória Philomeno, Zélia Henriques, Cláudia Martins Saboya, Lourdinha Leite Barbosa, Liliane Albuquerque, Ada Faganello e Lisieux Chaves.

Bastidores

Por conta do aniversário dela, celebrado neste sábado, Teresa e Fernando Cirino Gurgel curtem uns dias em Miami. /// Quem também está por lá é Anna Christina Henriques, para comemorar o aniversário da filha Carol Henriques, neste domingo, e matar as saudades dos netos Lucca e Isabella. /// De Mykonos, famosa ilha da Grécia, Priscilla Silva segue para Paris, onde permanece até 2 de agosto.

Rafael foi o nome escolhido para o baby de Nathália e Rodrigo Ponte, que virá ao mundo em novembro. Ele será o primeiro netinho de Cláudia Alexandre e Emanoel Ponte, e o terceiro de Guirlanda e Paulo Ponte.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.