coluna

Márcia Travessoni (Gente): Parceria

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 16.09.2017

O governador Camilo Santana se diz bastante otimista com a parceria que deve ser firmada entre os portos do Pecém, no Ceará, e de Roterdã, na Holanda, após a visita do CEO do porto holandês, Allard Castelein, ao complexo cearense, na última quarta-feira.

Ranking

O médico e criador campeão de cavalos premiados, Cláudio Rocha, comemora mais uma conquista da qualificada criação Quarto de Milha, gestada na Fazenda Haras Claro. Na última estatística oficial, divulgada no fim de agosto pelo Ranking Portal Vaquejada, ele se destacou na liderança dos criadores profissionais, com 240 pontos. O ranking é calculado com os pontos obtidos pelos cavalos, em campeonatos.

Em busca de avanços

A rota dos investimentos chineses, que se revela cada vez mais promissora para o Ceará, deve se solidificar ainda mais com a visita desta semana do governador Camilo Santana. O gestor embarcou na sexta rumo a Xangai e Pequim, onde vai se encontrar com investidores e participar de uma feira de negócios, acompanhado do chefe de gabinete, Élcio Batista, e do o assessor de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Antônio Balhmann.

Antes de seguir viagem, o governador encontrou-se, na quarta, com o CEO do Porto de Rotterdam, e na quinta-feira esteve com o presidente da CBF, no Rio de Janeiro, discutindo a possibilidade de Fortaleza sediar a próxima Copa América.

Em festa

Ana Raísa Jovino Neves e Amadeu Ferreira Gomes Neto casam-se neste sábado, em cerimônia na Igreja do Cristo Rei, e depois recebem os convidados no Alice's Buffet. Maythé Oliveira cuida do cerimonial.

Após o casamento na Igreja do Líbano, os noivos Hellen Catunda e Magno Ferreira comemoraram ontem com bonita festa no Salão Prattes do Teka's Buffet. /// Luiz Girão, Cássio Sales, Denise Alves, Guadelupe Pessoa e Ivana Maia são os aniversariantes do fim de semana.

Registros

Revival

Dapper dan, alfaiate que se popularizou nos anos 1980 por unir referências do mundo do hip-hop e da moda de Nova York, é o mais novo nome a assinar parceria com a Gucci. Além de criar uma coleção-cápsula e estrelar a nova campanha da grife, ele reabrirá as portas de seu ateliê - fechado desde 1992 - com ajuda da maison italiana. Dapper é reconhecido pelo impacto do seu trabalho nas minorias, especialmente a cultura negra.

A Elegance All Curves lançou campanha de Inverno 2018 com as peças assinadas por Alexandre Herchcovitch, marcando a estreia do estilista no segmento plus size. O shooting da campanha ocorreu na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e teve como estrela a modelo francesa Clémentine Desseaux.

Giro

O paraíso carioca de Búzios é o cenários mais que especial do casamento de Rafaela Scienza e Dado Montenegro, neste fim de semana. Na lista de padrinhos dos noivos: Fernanda Scienza e Diogo Gouveia, André Montenegro e Dani Gondim, Gabriela e César Montenegro Neto, Luciana Ratts e Fausto Filho, Andréa Montenegro e Petrônio Barreto, Natália Brandão e Pablo Mello (1). /// depois da memorável festa de casamento na Itália, Lívia Pessoa e Ronaldo Ribeiro Filho desfrutam da lua de mel na Grécia (2). /// A elegância de Layla Fujita ficou ainda mais evidente quando ela escolheu um modelo da Animale para ir ao aniversário de Sandra Fujita e Cláudia Gradvohl, no Moana (3).

Dado Montenegro e Rafaela Scienza, KarÍsia Pontes, Gláucia Andrade, Venúsia Ribeiro, Ronaldo Ribeiro, Lívia Pessoa, Nilda Andrade, Valéria Andrade e Eveline Cecchi, Carlota Bezerra, Bia Fiúza e Patriciana Rodrigues- ANiv. Bruno Girão, Layla Fujita 

Pulsante

Image-0-Artigo-2295123-1
Na infância e na adolescência você teve contato com a pintura e o desenho, mas acabou optando pela Arquitetura antes de se dedicar às artes. Por que essa escolha?

Minha base é peça fundamental na minha formação. Meu pai, engenheiro e ex-militar da aviação, foi um batalhador. Analfabeto até aos 16 anos, criou seu porto seguro com três empregos e mãos cheias de graxa. O lema lá em casa era bem dentro da "caixinha": faculdade, concurso público e uma velhice segura. Achava massa! Sucesso! Mas algo dentro de mim gritava mais alto. Brigávamos tanto por isso (brigas saudáveis!). Eu era uma menina de personalidade forte, queria escapar dos padrões e entender o mundo mais livre. Foi assim que a Arquitetura entrou na minha vida. Uma faculdade intelectualmente bacana, apaixonante, cheia de história e arte. A escola debutou minha cabeça pro mundo. Lutava com meus professores para defender minhas ideias.

E depois, o que levou você a adotar a arte como ofício?

Aos 25 anos, larguei o mercado da Arquitetura e migrei para o Design, grande paixão, que descobri em Milão. Com a criação da DUO (design Diferente, Único e Original), empresa especializada em design de papel, que dividi com muito brio com a minha irmã e sócia Bianca Sales durante anos, transformamos o mercado de convites durante uma década, gerando novas tendências, novos padrões de consumo e desejos. Tudo sempre fora da "caixinha". Esse é o diferencial, esse é o meu lema. A empresa "bombou" no Ceará e Brasil. Realizamos muitos sonhos e surpreendemos muita gente com nossa diversidade, ações criativas, interativas e sofisticadas. No meio de tantas atividades e projetos, a minha arte sempre esteve presente no meu infinito particular. Felizmente ou infelizmente, nunca como prioridade.

Suas pesquisas e criações envolvem as vivências em Fortaleza e viagens ao redor do mundo. De que modo cada um desses extremos inspira sua arte?

Acumulo bagagem de muitas experiências e vivências. Um criativo nunca para! Sempre fui do mundo, passava férias inteiras pelo interior do Ceará. Estudei na Califórnia e Natal, fiz Design e Inovação em Barcelona, rodei pelo Brasil. Carregando sempre comigo uma mala cheia de alusão à nossa terra. Mesclando sempre os conhecimentos. As feiras livres, o barro, as cores, as artesanias, todo trabalho manual. Tudo isso faz parte do meu mundo contemporâneo.

Em quais projetos você está trabalhando atualmente?

Meu desejo agora é trabalhar com um propósito altruísta, contribuir com o mundo! Ser um "agente de mudança" inconformado com a realidade. Estou migrando do mercado de "luxo" para o mercado do "lixo", um vilão invisível. Tenho projetos de ressignificação de objetos e "upcycling" de resíduos. Hoje faço instalações artísticas com materiais inusitados, resíduos industriais repaginados e expostos em galerias de arte. Estou com projetos criativos em Barcelona, Fortaleza, Cariri e São Paulo. Viajo pelo mundo com uma energia irrequieta, entusiasta e sempre criando universos paralelos. Minhas pesquisas não param. Em 2018 começo uma pós-graduação em Artes visuais na FAAP e pretendo engatar o mestrado. Quero dividir pra somar!

Transbordando energia criativa, a artista visual cearense Joana Salle vive em constante transformação. Inspirada pelo lema "Pensar fora da caixinha", ela dedica-se agora a ressignificar resíduos e usar a própria arte como agente social.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.