Coluna

Márcia Travessoni (Gente): Musa

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 17.02.2018

A modelo brasileira Bárbara Fialho - uma das Angels da Victoria's Secret - passou seu primeiro Carnaval no Rio de Janeiro, marcando presença no Baile do Copacabana Palace também no Camarote N1, na Marquês de Sapucaí, de José Victor Oliva, Álvaro Garnero e do promoter paulista Beto Pacheco.

Homenagem

O Shopping Benfica foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) com a Comenda Iracema pelos serviços prestados à cultura de Fortaleza, no âmbito das artes plásticas, artes visuais, música, literatura e tradições populares. O prêmio foi entregue pelo titular da pasta, Evaldo Lima, na final do Festival Benfolia. Na edição especial de 10 anos do festival, que elege as melhores marchinhas de Carnaval, a composição vencedora foi "Ó linda Fortaleza", de Marcus Dias e Mateus Perdigão, interpretada por Davi Duarte.

Internacionais

Depois de curtir o Carnaval em Miami, Tane Albuquerque e Francisco Mattos Brito fazem um romântico cruzeiro até Cartagena. /// Ana Paula Rezende esteve em Paris participando de uma feira de confeitaria, na qual o Brasil ficou em 9º lugar entre 16 competidores. //// Depois de rápido giro em Tóquio, no Japão, Morgana Dias Branco e Ivens Jr. Seguiram para Dubai.

Bastidores

Recém-casados, Ivana Bezerra e Alexandre Rangel, com familiares, passaram o Carnaval no Porto das Dunas, mesmo cenário em que curtiram Celina Frota e Bruno Tigre, integrantes do bloquinho do Mandara Lanai. /// Mônica Arruda e Selene Bezerra brindarão seus respectivos aniversários na última terça-feira deste mês, com sessão de jogos e jantar no Ideal Clube. /// Raquel Jucá e Flávio Quinderé estão em Gramado, onde se deu a comemoração dos 70 anos de Elizabeth Quinderé Barbosa. /// São aniversariantes do fim de semana Vera Félix, Davi Fiúza, Sérgio Ferreira, Gerardo Bastos Filho, Ricardo Ayres, Rômulo de Deus e Patrícia Moreira.

Destaque

Image-0-Artigo-2363023-1
Talita Bezerra curtiu o Carnaval no Rio de Janeiro, esbanjando alegria com fantasia de odalisca

Registros

Os Monólitos de Quixadá foram um dos cenários escolhidos por Ricardo Bacelar para as gravações dos vídeos e fotos de seu novo disco, "Sebastiana", que estará em todas as plataformas digitais no dia 23. Em pleno sertão cearense, o local tem uma beleza exótica e foi fonte de inspiração da escritora Rachel de Queiroz. Hoje é patrimônio Natural Nacional e um dos locais mais bonitos do Ceará. A foto é de Fernando Travessoni (1). /// O belmond Copacabana Palace mais uma vez se consagrou entre os bailes luxuosos de Carnaval com a edição de 2018 da festa, que reuniu diversas celebridades. O tema do ano foi "Gipsy Folie", como forma de homenagear as convidadas que costumavam se fantasiar de ciganas nas edições anteriores, e Isis Valverde foi a musa da noite. A diretora do hotel, Andréa Natal, foi a perfeita anfitriã do evento (2).

Image-0-Artigo-2363032-1
Ricardo Bacelar (1)

Image-1-Artigo-2363032-1
Isis Valverde e Andréa Natal (2)

Polo de saúde

Coordenador da implantação do Viva@Porangabussu, o médico e professor da UFC Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho explica alguns detalhes do que será o primeiro distrito de inovação em saúde da América Latina. O projeto piloto congrega as esferas pública e privada em um pacto para transformar a região em modelo de desenvolvimento social, econômico e urbanístico.

Image-0-Artigo-2362746-1

Quais mudanças o projeto Viva@Porangabussu deverá trazer para a região onde será implantado?

O que é um distrito de inovação? É um bairro que tem por vocação fazer inovação em três áreas: social, urbanística e econômica. Para se fazer um bairro desse, é preciso um pacto estabelecido pela tríplice hélice da universidade, governos e empresas privadas, tendo como finalidade principal o desenvolvimento. No caso do Viva@Porangabussu, a economia relacionada a isso é a saúde. A inovação urbanística parte do princípio de que é preciso desenhar uma cidade ou bairro com maior qualidade de vida e menos desigualdade, um local onde as pessoas trabalhem, estudem, se divirtam e morem. Contempla também a qualificação profissional das pessoas do bairro, com modelos educacionais voltados para a inclusão social, por isso vamos requalificar as escolas, disponibilizando escolas de tempo integral. Esse modelo traz muita inovação principalmente pela possibilidade de não investir no processo de industrialização nos moldes antigos. Trazemos empresas que geram conhecimento, valor, e o produto gerado nelas não pode ser retirado, porque é software, inteligência.

Existem muitas iniciativas como estas já implantadas?

Existem hoje cerca de 70 parques tecnológicos no modelo em que será o nosso, mas bairros especializados em saúde, existem poucos. Na América Latina, o nosso será o primeiro.

Quanto tempo será necessário para que o distrito de inovação esteja totalmente em funcionamento?

Estamos ainda definindo a timeline de implantações, mas 12 anos é o prazo para que tudo já esteja funcionando como previsto. Vamos iniciar com a estrutura de cabeamento de fibra ótica, o sistema de conectividade entre os hospitais, para que os dados sejam universalizados. Ainda este ano, faremos a urbanização da lagoa do Porangabussu. Teremos melhorias também na infraestrutura de mobilidade, acessibilidade e economia energética. Vamos inaugurar, em 2019, o hospital do Instituto de Ciências Médicas, que será a âncora do bairro, e retrofitar as estruturas já existentes do Hospital das Clínicas e do Hospital São José.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.