Coluna

Márcia Travessoni (Gente): Mosaico

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 19.05.2018

Aline Barroso e Igor Queiroz Barroso participaram, na terça-feira (15), em Nova York, da cerimônia de entrega do prêmio de "personalidade de ano" ao juiz federal Sérgio Moro, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. O evento aconteceu no Museu da História Natural de Nova York. Moro recebeu a honraria em virtude de seu trabalho à frente da Operação Lava-Jato. O ex-prefeito da cidade, Michael Bloomberg, também foi agraciado. Em Nova York, Igor ainda compareceu a evento do Santander Brasil sobre negócios familiares. /// na programação do Dragão Fashion Brasil 2018, Renata Vale apresentou a mostra de fotografias "A Brisa do Mar". A abertura da exposição, que traz imagens de praias registradas por Renata, contou com a presença da família e de amigos.

Image-0-Artigo-2400882-1
Aline Barroso e Igor Queiroz Barroso

Image-1-Artigo-2400882-1
Renata Santos, Ana Maria Studart, Helena Nogueira, Renata Vale e Karine Studart

Destaque

Image-0-Artigo-2400888-1
Lúcia Wolff assume o posto de consultora de mercado da Artefacto na Capital em evento no dia 6 de junho, no qual representará os showrooms da Haddock Lobo e Beach & Country.

Poder

foto
Camila Moreira, nome que é sinônimo de poder no cenário de negócios cearense, se prepara para inaugurar, junto à família, a nova sede da Extrema Jaguar Land Rover em Fortaleza. O coquetel de abertura acontece no dia 23 e contará com a presença ilustre do presidente da Jaguar Land Rover América Latina, Sr. Frédéric Drouin.

Ativismo

Image-0-Artigo-2400312-1
Escritora, ativista e pesquisadora de Gênero e Sexualidade, Helena Vieira é figura emblemática da luta pelos direitos da comunidade LGBT. Ela estudou Gestão Pública na Universidade de São Paulo e alerta para o descaso da sociedade com pessoas transexuais e travestis no Ceará

Como a comunidade LGBT é representada e defendida nas políticas públicas de Fortaleza?

Há uma Coordenadoria de Políticas LGBTs e o Centro de Referência Janaína Dutra, que, na medida do possível, com os recursos que têm, desenvolvem um bom trabalho. Mas falta investimento, falta a intersetorialização das políticas, equipamentos, dados, estatísticas. Não se faz política pública sem recurso, entende? Em Fortaleza, temos também o Conselho Municipal LGBT, com representantes da sociedade civil e também do poder público, que é um importante espaço de representatividade e de luta.

O que o caso Dandara aponta sobre a realidade dessas minorias e sobre a eficácia dessas políticas públicas?

O caso Dandara foi uma tragédia em muitos sentidos. Em primeiro lugar, porque revelou, da forma mais dura possível, o lugar que o corpo e a identidade das travestis e transexuais ocupam nesse nosso mundo: a não-humanidade. Dandara estava ali, espancada por quase 1h, por sete homens, e ninguém impediu. A Polícia foi chamada, há registros de ligações, mas ninguém a socorreu. Por quê? Sempre faço essa pergunta. Se fosse um cachorro ou uma mulher idosa, alguém teria impedido? Muito provavelmente.

Você acredita que as questões de gênero devem ser trabalhadas na Educação?

As questões de gênero não só podem como precisam ser trabalhadas na Educação. A escola é um espaço complexo. Ela é parte da sociedade e reflete absolutamente todos os conflitos que existem fora dela. Se nossa sociedade é racista e desigual, então as escolas vão manifestar conflitos de raça, de classe e também de gênero. Ou seja, é uma grande mentira achar que a escola só ensina os conteúdos do currículo explícito. Ela está além, e gênero é uma dimensão assim.

Vivemos um período em que as pessoas estão minimamente mais conscientes sobre os direitos LGBT. O que esse momento demanda de nós enquanto indivíduos?

O momento pede de nós coragem para enfrentar as lutas e os desafios que virão. Pede politização, que a gente comece a se perceber como grupo e se organizar politicamente para disputar os espaços do poder; e nos pede sensibilidade para encampar outras lutas e nos reconhecermos como companheiros de luta também das populações negras, dos sem- teto, dos indígenas e de toda essa multidão de gente que tem sido pisada todo dia.

Música

Cláudia Rebouças será uma das convidadas da Orquestra Filarmônica do Ceará na comemoração dos 20 anos do grupo. No dia 22, em concerto no Theatro José de Alencar, a orquestra presta tributo a Elvis Presley, Andrea Bocelli, Frank Sinatra e The Beatles. Ricardo Máximo, Gerard Presley e Kildare Rios também participam da apresentação, que começa às 19h30.

A Camerata de Violões Cordas Cearenses, grupo de referência do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), promoverá um concerto de música erudita gratuito neste sábado (19), a partir das 18h, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. A apresentação faz parte da Plataforma Ceará de Música, que busca fortalecer a atuação dos artistas locais e aumentar a visibilidade do Estado como centro produtor de cultura.

Em festa

Gleuton e Cybele Markan comemoram 10 anos de casados com grande festa no Salão Portofino do Gran Marquise, neste sábado (19). De presente, o casal pediu doações de materiais de limpeza para o Lar Amigos de Jesus, que cuida de crianças com câncer em Fortaleza. /// São aniversariantes do fim de semana: Maria Amoreira, Arnoldo Leite Barbosa, Elisa Bezerra, Alcimor Rocha Neto, Soraya Leite, Luciano Titara, Alexandre Holanda, Maira Silva e Dulce Freitas.

Bodas

Presentes à bela festa do casamento de Justino Café Leitão e Fernanda Luiza Fontes, último dia 12, no Athénée: Andrea e Dante Bonorandi; Bianca e Marcelo Franco; Roberta e Alfredo Oliveira; Ângela, Priscilla e Camile Bonorandi; Franco e Rochele Bonorandi, Vitória e Cláudio Philomeno e filhos; Selene Bezerra; Marta Philomeno; Rafael e Ticiana Boris; Mônica Arruda; Fátima e Haroldo Sanford; Patrícia e Augusto Diógenes; Fernanda Aguiar; Vinícius Reis; Eridéia e Iramar Veríssimo; Antônio Fontes; e Excelsa e Artur Costa Lima. Os noivos são filhos de Raimundo Leitão e Ana Lúcia Café Leitão, e de Fabyane Fontes e Tadeu Magalhães.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.