Coluna

Márcia Travessoni (Gente): Mosaico

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 12.05.2018

Maria Victoria completa, no próximo dia 19 de maio, seus 15 anos. Filha de Alessandra e Erivaldo Arraes, ela realizou as fotos de seu book em Fernando de Noronha, nas últimas semanas. A party comemorativa será na residência da família, no Porto das Dunas. /// Na última terça-feira (8), visitei um dos maiores e mais influentes jornais do mundo, o The Wall Street Journal. Certamente, foi um dia histórico na minha carreira na área da comunicação. Situado na 6th Avenue, em Nova York, o periódico conta, hoje, com 1.300 colaboradores espalhados pela América e correspondentes em vários países. Fomos recebidos pelo editor-chefe do Dow Jones Newswires, Glenn Hall, que nos acompanhou em um tour pelo prédio. Um dos destaques é o espaço chamado "News hub". Ele fica no centro da redação e reúne os principais editores e colaboradores do jornal de áreas estratégicas, como marketing, digital e comercial.

Image-0-Artigo-2398288-1
A bela Maria Victória comemora seus 15 anos no próximo dia 19

Image-1-Artigo-2398288-1
Visita ao The Wall Street Journal, em Nova York

Mamães

mãe
É chegado o momento do ano em que todas as atenções se voltam às nossas figuras maternas, mais do que em qualquer outro dia. Na foto, a mamãe Paulinha Sampaio com o filho Bento, fruto do casamento com Felipe Rocha, transborda amor, ternura e carinho característicos da data. Nosso feliz Dia das Mães para todas as famílias!

Destaque

Image-0-Artigo-2398287-1
Valter Costa Lima, da Tetu Arquitetura, e a designer Dora Coelho apresentam, no Dragão Fashion Brasil, o projeto Objeto Comum - Associação Cearense de Design de Produtos

Doações

Com o objetivo de arrecadar vestidos novos para meninas que vivem no Malawi, na África, a campanha "Um Vestido para Tutti", idealizada pela escritora cearense Tânia Dourado, segue até o dia 31 deste mês. A meta da ação é reunir 1.000 vestidos, que serão doados às garotas. As peças podem ser entregues no posto de coleta localizado no Shopping RioMar Fortaleza.

Registros

Tendo como padrinhos Ronaldo Barbosa e Daniela Lucena, Jasson, filho de Carla Costa Lima e Jasson Horn Fonteles, será batizado na manhã deste sábado (12), na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A cerimônia será seguida de recepção na Delitália. Baseada nas mulheres da elite britânica, a avó Ana Luiza Costa Lima adotou o chapéu como "dresscode" das convidadas.

As empresárias Lucília Loureiro e Tane Albuquerque dão uma pausa em suas agendas de trabalho para curtir este domingo dedicado às mães, recebendo suas respectivas famílias para almoço e banho de piscina.

Rochelle Bonorandi, Olinto Oliveira Neto, Gezênia Guimarães, Dom José Antônio Aparecido, Márcia Teixeira, Adriana Gurgel, Socorro Magalhães e Silvia Leal são os aniversariantes do fim de semana.

Agenda

O pianista Felipe Adjafre fará, neste domingo (13), um concerto especial para as mães na AABB Fortaleza, às 10h, acompanhado do violoncelista Rondinelly Bezerra.

Com a organização de Lília Quinderé, Lúcia Wolf receberá a gerente de Relacionamento Brasil da Artefacto, Karina Dalle, para um encontro com profissionais de decoração, arquitetura e design. A reunião acontecerá no próximo dia 16, às 18h30, no Fashion Gourmet.

Empatia

Image-0-Artigo-2397347-1
Demétrio Jereissati é engenheiro civil e fundador do Instituto DimiCuida, entidade criada após a morte do filho Dimitri, aos 16 anos, vítima do chamado "jogo do desmaio". A partir de pesquisas e ações, o Instituto tem o intuito de proteger a vida de crianças e adolescentes por meio da conscientização e da prevenção da sociedade acerca dos perigos envolvidos em jogos de desafios frequentemente divulgados nas plataformas de vídeos da Internet

Quais atividades definem a atuação do Instituto?

Atuamos em três causas: o combate à disseminação de desafios perigosos na Internet e prática dos jogos de não oxigenação, assim como a educação para o mundo digital; proteção aos animais de rua via apoio a grupos voluntários de resgate; e fomento ao turismo de natureza.

Como os familiares dos jovens devem agir para conscientizá-los sobre os riscos dessas brincadeiras?

O primeiro passo é os adultos conhecerem o tema, o que são essas práticas, quais as motivações, quais os sinais e como são difundidas. Temos prevenções formatadas para pais, educadores, crianças e adolescentes, e compartilhamos permanentemente informações em nossas redes sociais e nos eventos dos quais participamos.

E como a sociedade pode tratar desse tipo de tema sem torná-lo atrativo para esses jovens?

Os pais, educadores, poder público e sociedade precisam estar unidos. Enquanto existir o desconhecimento da prática por adultos e dos perigos por crianças e jovens, infelizmente, acidentes continuarão a ocorrer. É preciso haver controle e educação parental com relação ao uso da Internet, conhecer as preferências de sites/games/youtubers, abordar o tema da forma apropriada (evitar a pergunta direta), trabalhar a conscientização para os cuidados com o corpo e a respiração desde a primeira infância, e principalmente, manter canal de diálogo e confiança.

Há alguma posição do Instituto quanto à criação ou regulamentação de leis sobre esses conteúdos?

Sim, lutamos para que haja "um filtro e um alarme" na Internet, onde esse conteúdo seria barrado e, na eventual falha, um alarme para retirada de vídeos que incitam desafios de risco. Para isso, a deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) apresentou o Projeto de Lei 7170/2017, que altera a lei do Marco Civil da Internet e o Decreto-Lei 2.848 do Código Penal para combater a incitação à pratica de trote e afins. Além disso, no dia 19 de abril, juntamente ao escritório Opice Blum, em São Paulo, ingressamos com uma ação civil para a retirada de vídeos de desafios perigosos com mais de um milhão de visualizações em específica plataforma de vídeo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.