Coluna

Márcia Travessoni (Gente): Flashes

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 03.03.2018
Paulinha Sampaio

Recém-chegada da Semana de Moda de Nova York - onde esteve conferindo os desfiles com o time F* Hits -, a influenciadora Paulinha Sampaio estampa também as páginas de uma publicação de moda de grande circulação nacional. O clique acima, de Rafa Eleutério, foi eleito por Paulinha como um dos preferidos da sessão de fotos para a revista. Na entrevista, a cearense enfatizou que tenta quebrar os estereótipos da moda. /// Cláudio Dias Branco levou a família para Portugal, onde fez questão de percorrer todo trajeto que costumava fazer com o saudoso pai, Ivens Dias Branco. Restaurantes, hotéis e lugares por onde ele gostava de passear foram revisitados. Aveiro foi a cidade escolhida pela família como base no roteiro.

Image-0-Artigo-2368518-1Marcela, João Cláudio, Suyane, Cláudio e Natasha Dias Branco

Atual

Engajada na vida acadêmica, a advogada e professora Raquel Machado é uma das articuladoras do encontro que deve discutir, na UFC, o papel da mulher nas Eleições 2018. Uma viagem para Portugal também está na agenda de Raquel para o mês de março.

Destaque

Victor e Camila Moreira foram conferir a palestra do ministro da Fazenda Henrique Meirelles, semana passada.

Fotografia

No mês que celebra um ano de funcionamento, o Museu da Fotografia de Fortaleza terá visitação gratuita durante todos os fins de semana, a partir deste sábado e domingo. Além disso, dia 10 será aberta a mostra "Luz e Sombra", do fotógrafo Christian Cravo, fruto de uma imersão em sete países africanos, mostrando fragmentos de animais e paisagens.

Roteiros

Teresa Távora Ximenes, Mazé e Pedro Jereissati, Marilze Studart e Ivanira Oliveira farão uma viagem para a América Central, tendo Guatemala, Nicarágua, Cuba e Panamá no roteiro da turma, que partirá dia 14. /// Caçula de Karísia e Luiz Pontes, Gustavo viaja neste domingo para a Alemanha, onde cumprirá temporada de estudos na Berlin School of Economics and Law. O intercâmbio é fruto de uma parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor) com a instituição de ensino alemã.

Bastidores

Próximo dia 6, Márcia Teixeira e a filha Flávia Laprovítera estarão lançando a coleção de Páscoa da Briejer, durante o Páscoa do Bem da Maison Par Casas Freitas. /// Parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promove o curso "Inteligência de Mercado" nos dias 15 e 16 de março, de 18h30 às 22h, na Fiec.

Cecília Seligmann e Agustín Herrero, em parceria com a Duets, realizam dia 8, às 20h, no L'Ô, o evento de apresentação das Divas, alunas da escola de música. São elas Fernanda Levy, Carol D'Ávila, Cristhal Machado, Milena Oliveira e Carol Pinheiro.

Em família

Roberta e Ângela Bonorandi estão em Miami para visitar os pais Rochelle e Franco Bonorandi, que curtem temporada de quatro meses na cidade.

Paulo José Benevides, Mariúza Ciarlini, Cristina Aragão, Eliane Bonfim, Gladys Barreira, Cecy Sancho, Laura Jucá e Juliana Barroso são os aniversariantes deste fim de semana.

Musical

a
A crença na transformação pessoal e social causada pela música levou Ritelza Cabral a fundar, há mais de três décadas, a Tapera das Artes, instituição que hoje se dedica a formar musicalmente cerca de 300 crianças no município de Aquiraz. Entre os programas desenvolvidos, um dos destaques é o Encontro Mestre & Aprendiz, que promove o intercâmbio dos alunos com grandes nomes da música brasileira e internacional.

Como surgiu a Tapera das Artes?

Foi muito natural. Comprei um sítio em Aquiraz e, no entorno, eu percebia a vulnerabilidade e a ociosidade das crianças, esse problema da violência urbana tem uma raiz profunda, e parte disso vem de falta de programas que possibilitem às crianças terem outros hábitos e olhares. Eu toco piano e estudo música desde criança, tenho esse histórico familiar e pessoal de paixão pela música, e essa crença da música como fio condutor de mudanças sociais me motiva. Aí resolvemos fazer uma experiência, que completa 35 anos agora. Começou como uma creche, mas a Tapera das Artes, utilizando a música como metodologia, existe desde 1996.

Boa parte do trabalho da Tapera das Artes envolve estilos musicais como chorinho, forró e também a formação de orquestras. Qual a importância de trabalhar esses sons, não tão difundidos entre as crianças?

Quando você vê o histórico da Tapera das Artes, a gente fala das orquestras de hoje, mas elas estão interligadas com os conceitos da música instrumental brasileira. Eu vejo como extremamente importante o resgate da cultura popular, das cantigas de ninar, isso são auscultas que fazem parte do nosso repertório, e tudo isso é visto no nosso programa.

De todos os intercâmbios promovidos no projeto Encontro Mestre & Aprendiz, qual aprendizado fica mais evidente, para os alunos em formação?

Cada vivência tem sua peculiaridade, é incrível como esse programa é rico, porque cada mestre vem trabalhar uma linguagem. Francis Hime trabalhou a poética na música, já Hermeto Pascoal trabalhou a transversalidade. Os meninos estão aprendendo sobretudo a transgredir essa linguagem e entender que esse universo da música não é fechado em si mesmo. É importante esse diálogo universal, esse programa abre essa ausculta musical, não só dos participantes das oficinas, mas do público que vai ao teatro e tem a oportunidade de ouvir esses toques tão sublimes e diferenciados. Isso tem contribuído, inclusive, para o fato de o nosso teatro estar se tornando um teatro escola de referência na música instrumental. Tem muita gente que está guardando isso, que no Ceará tem um lugar para ouvir e praticar música sem fronteiras.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.