Coluna

Márcia Travessoni (Gente): Encontros

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 17.03.2018

O presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement Ceará, Igor Queiroz Barroso, homenageia a presidente do Conselho Consultivo do biênio 2017, Patriciana Queirós, que deixa a presidência para o próximo biênio. Em seu lugar, Aline Ferreira ocupa o cargo. No registro acima, eles estão com a diretora operacional da Junior Achievement, Ana Lúcia Coelho (1). /// Raquel e Hugo Machado promoveram, semana passada, um jantar que reuniu queridos amigos de diferentes conhecimentos, vivências, com boa conversa, agradável música e recepção impecável dos anfitriões. O momento integra um calendário de encontros durante o ano, no qual comparecem os membros do grupo Só Alegria. O próximo momento de confraternização será organizado por Tane Albuquerque e Francisco Mattos Brito (2).

Image-0-Artigo-2375093-1
Patriciana Queirós, Igor Queiroz Barroso e Ana Lúcia Coelho (1)

Image-1-Artigo-2375093-1
André Albuquerque, Ben Pedrosa, Águeda Muniz, Raquel Machado, Hugo Segundo, Maria Vital, Tane Albuquerque, Francisco Mattos Brito, Suzane Farias, Luis Eduardo Moraes, Márcia e Fernando Travessoni (2)

Trend

z
A dermatologista Paula Behr circulou em recente evento da cidade, vestindo um conjunto de saia e blusa com listras azuis, e chamou atenção com sua simpatia e estilo.

Agenda das artes

Em comemoração aos 45 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Fundação Edson Queiroz apresenta a exposição "Da Terra Brasilis à Aldeia Global", instalada no Espaço Cultural Unifor. A abertura acontece dia 20, e as peças ficarão disponíveis para apreciação até o 24 de março de 2019. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra reúne 250 obras, abrangendo um arco temporal que se estende entre os séculos XVI e XXI. São trabalhos dos principais artistas do Brasil e também de estrangeiros que muito bem retrataram o País.

No dia 21 de março, é a vez de a Caixa Cultural Fortaleza receber mais uma exposição: a mostra Êxodos, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. Os registros expostos foram coletados ao longo de seis anos, nas andanças de Sebastião por 40 países, e mostram a humanidade em trânsito, provocando reflexões sobre a realidade daqueles que tiveram de deixar a terra natal. Com curadoria de Lélia Deluiz Wanick Salgado, a exposição fica em cartaz até o dia 20 de maio e tem visitação gratuita.

Preparativos

Fabiany Fontes e Tadeu Magalhães nos ajustes finais do casamento da filha dela, Fernandinha Fontes, com Justino Leitão. O acontecimento será em maio, na Igreja do Líbano, seguido de recepção no Athénée, e receberá cerimonial de Mafrense Eventos. O vestido da noiva será uma criação exclusiva da Maison VIP.

Dia 21, no D'Abelle, Silvana Guimarães reunirá amigas para uma noite de vinho com jantar harmonizado, ao som do DJ Davi Fernandes. Na lista de convidadas, Denise Pinheiro, Márcia Andréa, Martinha Assunção, Izabeli Leitão, Christiane Leite, Ana Paula Daud, Madeline Girão, Valéria Abreu, Yamara e Marilane Girão.

Maria Célia Ferreira Gomes, Tereza Gurgel, Beatrice Ary, Ângela Figueiredo, Cláudio Cabral, Aldonso Palácio Jr. E Paulo Oliveira são os aniversariantes do fim de semana.

Destaque

Image-0-Artigo-2375095-1
Clicada com o presidente da Cearáportos Danilo Serpa, Enid Câmara foi eleita diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo do Estado do Ceará para biênio 2018/2020.

Curadoria

Image-0-Artigo-2374149-1
Responsável pela seleção das obras que integram a mostra "Da Terra Brasilis à Aldeia Global", cuja abertura acontece dia 20, no Espaço Cultural Unifor, a curadora de arte Denise Mattar conta um pouco sobre as diferentes vertentes de seu ofício e reconhece a importância dos espaços de arte que valorizam tanto as produções locais como nacionais e internacionais, em funcionamento no Estado.

O que levou você a enveredar pela carreira de curadora de arte?

Na verdade, a gente tem que escolher a carreira quando é jovem demais. Eu sempre gostei de arte, sempre quis trabalhar com arte. Fiz Filosofia e, enquanto estava cursando, já comecei a trabalhar com arte. Quando iniciei, não se usava nem a palavra curadora, ainda. Meu primeiro trabalho relacionado a isso foi na Petite Galerie, que era uma galeria muito importante do Rio de Janeiro.

Você já atuou como consultora de arte para peças de teatro e séries de TV. Como funciona esse processo?

Quando a Maria Adelaide Amaral resolveu fazer a minissérie "Um Só Coração" (2004), que era sobre a história de São Paulo, ela tinha acabado de ver uma exposição que eu tinha feito sobre a Dona Odília Penteado, e se encantou com a mostra. Então ela me chamou pra fazer a consultoria. Fiz um material para cada um dos atores sobre quem eram Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, e fiz ainda uma palestra para situar todos os atores no momento histórico, e selecionei todas as obras de arte que iam aparecer na minissérie, onde elas iriam aparecer. No teatro, trabalhei exatamente dessa mesma forma, com a Christiane Torloni, quando ela fez o espetáculo Salomé e Joana D'Arc. Para a minissérie "Queridos Amigos" (2008), fiz uma apresentação para todos os atores de como era a arte naquele período e como que era a inserção dos artistas na vida política do País. Além disso, indiquei a pintora que criou as telas para uma personagem do roteiro.

Qual a relevância do Ceará no cenário artístico, levando em conta nossos equipamentos culturais e artistas?

O que determina a relevância de um espaço cultural é a constância da atuação, porque a gente tá cansado de ver coisa que abre e fecha. Acho muito importante ter um espaço cultural como o da Unifor, que faz várias exposições de qualidade, o Dragão do Mar funciona maravilhosamente para a arte contemporânea, e o Museu da Fotografia tem essa proposta maravilhosa de link com a comunidade, mas tem algumas coisas que precisam melhorar, como o Mauc, que tem um acervo ótimo, mas precisa de suporte.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.