Coluna

Márcia Travessoni (Gente): bastidores

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 04.08.2018

Uma lista de convidados repleta de amigos e pessoas especiais e a valorização do ambiente como um espaço de memórias foi, segundo o cerimonialista Roberto Alves, o segredo do sucesso da memorável festa de casamento de Sara Brasil e Lucas Asfor, em Guaramiranga. Outro detalhe marcante do evento, acrescentou ele, foi o significado da capela onde a cerimônia foi realizada: construção integrante da residência do pai da noiva, Claúdio Brasil, a igrejinha tem pinturas de Sergei de Castro e passou por algumas intervenções estruturais para a festa. Agora, a família vai incorporar o espaço aos encontros e momentos especiais, como batismos e missas de Ação de Graças. Nos cliques, mais amigos dos noivos, que deixaram a festa cheia de brilho, afeto e muitos sorrisos. Em tempo: os recém-casados embarcaram sexta-feira para a lua de mel em Israel, Ilhas Maldivas e Istambul.

Image-0-Artigo-2434810-1
Cristine e Pedro Ary

Image-1-Artigo-2434810-1
Rodrigo e Marcela Carvalho, Anna Macedo, Leonardo Brasil, Raquel e Humberto Cavalcante

Nutri

foto
Clicada na sutil festa de Sara e Lucas, Nicole Benevides - que agora é a principal responsável pelo espaço de comida e vida saudável Hortalícia - está preparando a expansão de seu empreendimento. Após inaugurar, há cerca de um mês, uma unidade na Greenlife da Av. Santos Dumont, ela prepara mais um espaço, dessa vez na Av. Virgílio Távora.

Destaque

Irmão da noiva, Henrique Brasil encheu de beleza a festa na serra, ao lado da esposa Liana.

Pais solidários

Marcos Lessa, Tony Sousa e Célio Lessa apresentam, neste domingo, o pocket show "Meu Paizão Solidário", a partir das 16h, na loja Florescer, no Shopping Del Paseo. Estão à venda, no espaço, blusas sociais masculinas, t-shirts, canecas, cesta de presentes, dentre outros itens, cuja renda será revertida para o Movimento Saúde Mental Comunitária.

Roteiros de festa

Em comemoração ao aniversário dela, celebrado neste domingo, Vanêssa e Mário Queirós, junto de Carlos Henrique e Katarine Queirós, João Adibe e Cinthya Marques, passarão a próxima semana curtindo o verão europeu em Saint-Tropez. De lá, o grupo segue até Paris, onde permanece até o dia 14.

Socorro Moreira aniversaria dia 5 e brinda em São Paulo, com o marido Olavo. A comemoração oficial ficou para o Dia dos Pais, quando ela dividirá os parabéns com o neto Eduardo. /// Acompanhada da mãe Ivânia Araújo, Rayane Rayol Araújo foi comemorar o aniversário em Chicago.

Em família

Tida Leal encontra-se em Miami, visitando as filhas Mariana Leal Stokmans e Rafaela Leal./// Ao lado do marido Roberto e dos filhos Rodrigo e Bernardo, Maria da Graça Maia recebe os parabéns neste domingo, em comemoração familiar.

Em festa surpresa, as amigas de Adriana Mota organizam uma intimista comemoração pelo aniversário dela, no endereço de Ticiana Mota.

Tendências

Para o lançamento das novas linhas de tratamentos capilares em Fortaleza, a marca italiana Alfaparf Milano traz para a Capital, nesta segunda-feira, um time de cabeleireiros experts para falar sobre as tendências e cortes de cabelo. O evento contará com desfile e acontece às 14h, na praça da expansão do Shopping Iguatemi.

Formas da arte

Image-0-Artigo-2434425-1
Na mês em que se comemora o Dia Nacional das Artes - lembrado em 12 de agosto -, a mestre em Artes, curadora, professora e jornalista Ana Cecília Soares explica como a arte contemporânea, que costuma sofrer certa resistência do público em geral, pode estar bem próxima do que vivemos no dia a dia. Entre os dias 7 e 15 de agosto, ela ministra um curso, na Caixa Cultural Fortaleza, abordando o tema da arte contemporânea.

O que caracteriza a arte contemporânea? E o que a diferencia da arte convencional?

A arte contemporânea não se trata de um campo especializado como foi a arte moderna. A partir dela, o artista tem liberdade total para se expressar, seja tecnicamente ou conceitualmente. Da arte contemporânea emergem trabalhos (experimentações) cuja natureza desafia as capacidades físicas e psicológicas tanto de quem os executa como de quem os observa. (...) No entanto, é possível identificarmos algumas características evidentes nesse tipo de produção, como a efemeridade da obra e o abandono dos suportes tradicionais (nela, o artista utiliza não apenas tinta, metal e pedra, mas também o ar, a luz, o som, as palavras, o próprio corpo, os alimentos e muitas outras coisas). Além disso, ela permite, por exemplo, a mistura de estilos, a interação do espectador com a obra e o diálogo com outras linguagens artísticas.

O público ainda tem muita resistência em relação à arte contemporânea. O que leva a esse preconceito?

Acredito não se tratar de preconceito, mas de um tipo de receio que, talvez, venha pelo fato dela ser abrangente demais e por estar muito próxima da vida, do nosso dia a dia, das relações que tecemos uns com os outros. A arte contemporânea se tornou parecida demais com a vida. E aqui faço uso das palavras do crítico Fernando Cocchiarale: "É como se, num processo de integração entre arte e vida, a arte tivesse doado tanto sangue para a estetização da vida que ela se desestetizou".

De que forma é possível trabalhar o olhar do público para os diferentes tipo de arte?

Acredito que um dos caminhos mais interessantes vem do campo da arte-educação. A arte tem um papel educativo de suma importância no desenvolvimento do ser humano, instigando a nossa capacidade de raciocínio, criação e imaginação.

Quais artistas e trabalhos estão em destaque na cena local da arte contemporânea?

(...) Posso destacar alguns exemplos: Efraim Almeida, Eduardo Frota, Yuri Firmeza, Waleria Américo, Júnior Pimenta, Célio Celestino, Cecília Andrade, Herbert Rolim, Maurício Coutinho e Solon Ribeiro.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.