Coluna

Márcia Travessoni (Gente): Agentes

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 11.11.2017

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite - idealizadora do Programa Mais Infância Ceará - e a vice-governadora Izolda Cela participaram do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que aconteceu na última terça, em Fortaleza. Na ocasião, Onélia esteve com o economista sênior do Banco Mundial, Leandro Costa, quando avaliou as ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, ligado ao Mais Infância.

Música e décor

A reta final da Casa Cor Ceará conta com programação especial com os músicos da Divisão de Arte, Cultura e Eventos da Unifor. As apresentações acontecem neste sábado e domingo, às 18h30, na Praça Chanceler Airton Queiroz, espaço que foi desenvolvido por uma equipe de alunas da Universidade, coordenada pela professora Maria Christina Bessa.

Em festa

Usando uma criação do estilista Lucas Anderi, Geórgia Rios casa-se com Felipe Cunha, dia 17, na Igreja do Pequeno Grande. A recepção, no Alice's, contará com decoração de Branca Mourão e cerimonial de Nazaré Santiago. Os noivos são filhos de Clébia e José Cunha e de Renato Jorge Ferreira Rios e Carmélia Duarte Rios.

Taís Pinto, Cristiane Marques Cavalcante, Maria Cláudia Machado, Dirce Albuquerque, Eduardo Machado, João Batista Holanda e Lobelita França são os aniversariantes deste fim de semana./// Cecília Nóbrega e Vânia Frank preparam um charme especial para o salão Humberto Cavalcante, do Ideal Clube, que recebe a festa de 40 anos da turma de 1977 do Colégio Santo Inácio, neste sábado.

Agenda

O RioMar Fortaleza promove, domingo, o Grande Espetáculo de Natal para celebrar a chegada do Papai Noel. O evento acontece no estacionamento aberto, a partir das 17h. No RioMar Kennedy, a Vila do Noel já está preparada para o Bom Velhinho, e a decoração do shopping, assinada por Cecília Dale, será aberta para visitação neste sábado.

A Casa de Vovó Dedé realiza, também neste sábado, o V Concurso de Música Jovens Talentos: Troféu Mansueto Barbosa, às 17h, no Teatro Carlos Câmara.

Mosaico

Auricélia e Deusmar Queirós foram presenças ilustres do casamento de Lucas Perez Vicente e Natália Campos Monteiro, que aconteceu no último fim de semana, na Mansão Beach Classic. O evento teve cerimonial de Mafrense e décor de Gil Santos (1). /// com o apoio de vários parceiros queridos, tive a grata missão de lançar, na terça-feira, a Campanha Anjos de Natal, que visa arrecadar cestas básicas para entidades filantrópicas. O ponto alto da campanha será o concerto, marcado para o dia 3 de dezembro, na quadra do Colégio Santo Inácio (2). /// Destaque para a elegância de Verônica Picanço no aniversário de Camila Benevides, no L'Ô 142 (3).

Image-1-Artigo-2322057-1
Auricélia e Deusmar Queirós (1)

Image-1-Artigo-2322057-1
Meus apoiadores e parceiros na campanha Anjos de Natal (2)

Image-0-Artigo-2322057-1
Verônica Picanço (3)

Destaque

Presidente da C.Rolim Engenharia, Pio Rodrigues está em Bonn, representando a construção civil brasileira na COP23, evento global sobre mudanças climáticas.

Administração

Experiente na área de Direito Administrativo, Hélio Winston Leitão ocupa, desde o início do ano, o cargo de presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), órgão responsável por controlar e fiscalizar alguns serviços públicos.

Image-0-Artigo-2322078-1
Antes de assumir a presidência do conselho da Arce, você já integrava a entidade, como conselheiro. Com o novo cargo, quais metas você traçou para a gestão?

Nosso pensar e agir estão sempre voltados para o interesse público e para o relacionamento com a sociedade. O foco é e sempre será a boa governança e o bem-estar da população. Foram importantes as conquistas e grandes os desafios, mas muito ainda terá que ser feito. Dentro do que podemos destacar estão a instalação e inauguração do balcão de atendimento no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, as inúmeras audiências públicas realizadas, a incrementação e conclusão das obras das novas instalações (...). Além disso, a assinatura do protocolo de intenções com o Governo de São Paulo, que garantirá a cooperação técnica entre os Estados de São Paulo e do Ceará, por meio de suas agências reguladoras na área de Concessões e PPPs (Parceria Púbico Privada), (...) e a instalação de mais um canal de atendimento, o WhatsApp (...).

De que forma sua experiência anterior, em entidades ligadas à advocacia, ajudou no trabalho junto à Arce?

Sendo professor de Direito Administrativo, tendo passado por salas de aula na Universidade Federal do Ceará e Estácio de Sá, chegar à presidência da Agência Reguladora do Estado do Ceará me encheu de entusiasmo e coragem para enfrentar os desafios que são postos diante de mim, no dia a dia.

Qual a função da Arce e como surgiu esse modelo de agência, que tem sido constantemente exemplo para outros Estados?

A Agência Reguladora do Estado do Ceará nasceu em dezembro de 1997, com a natureza jurídica de uma autarquia especial, dotada de autonomia administrativa e financeira. Dentre suas finalidades precípuas, está a busca de atender o interesse público através da normatização, controle e fiscalização das delegações dos serviços públicos. A Arce atua na regulação dos serviços prestados nas áreas de energia, saneamento básico, gás e no sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. O histórico de trabalho, o conceito e o reconhecimento que a Arce tem faz com que ela seja apontada como modelo a ser seguido. A grande colaboração nesse sentido, deve-se enfatizar, é a excelência do quadro técnico da Arce, formado, em sua grande maioria, por mestres e doutores.

A Arce tem alguma ligação com o governo federal ou estadual?

As Agências Reguladoras são independentes e autônomas, atuando de forma a proporcionar na ambiência regulatória a segurança jurídica na relação envolvida na prestação dos serviços regulados.

Com a população cada vez mais atenta aos serviços públicos, munida de ferramentas como as redes sociais, o trabalho da Arce se torna ainda mais essencial?

Nossa visão de futuro consiste em ser uma agência reconhecida como instrumento efetivo na melhoria da qualidade dos serviços públicos regulados. Para a concretização dessa visão, torna-se imprescindível uma administração transparente, permitindo uma proximidade com o interesse público, visando corresponder às necessidades e otimizando a capacidade em se articular com todos os elementos sociais conectados.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.