Coluna

Márcia Travessoni: Etapas

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 13.05.2017

Na segunda-feira, o governo do Estado vai divulgar a lista das empresas interessadas em fazer estudos para implantar a usina de dessalinização do Ceará. Após essa etapa, a Cagece, que cuida do processo, terá um mês para anunciar a empresa vencedora, e que terá 150 dias para realizar os estudos e orçar a obra. Só então após esse período, o governo vai abrir um outro certame para eleger a companhia responsável pela construção da usina. Resta, agora, acompanhar os prazos.

Image-0-Artigo-2239722-1

Uma das mais tradicionais famílias do Estado, os Bezerra se reúnem em São Paulo, no fim de semana, para celebrar o Dia das Mães e compartilhar o sentimento transmistido pela matriarca, Norma Bezerra, aos filhos e netos, No registro acima, ela está ladeada pelos filhos Sérgio, Márcia, Binho e Denise, e pelo marido, Humberto Bezerra.

Além da reinauguração do Estoril, com a mudança da Setfor para o local, a Praia de Iracema terá outra ação de revitalização: o restauro das fachadas dos imóveis daquela região, iniciativa que vai ser executada pelo Sinduscon-CE, em parceria com a prefeitura.

Em festa

Na manhã deste sábado, Fátima Loureiro e Álvaro Lima casam-se em cerimônia e recepção no Salão Prattes, do Teka's Buffet. Décor by Maggy e cerimonial de Gracy Viana. /// Também no dia 13, Artur Bezerra e Manoela Gladstone trocam alianças na Igreja Pequeno Grande, com recepção no La Maison, que receberá decoração de Branca Mourão. Cerimonial da Celebre Eventos, bolo do Bom Bocado e músicas de Paulo José e Ivo Brown.

Todas as mães serão homenageadas, neste domingo, nas missas celebradas pelo padre Eugênio Pacelli, às 10h e às 18h, na quadra do Colégio Santo Inácio.

Amor infinito

Abraços, presentes, almoços e jantares especiais certamente fazem parte da comemoração do Dia das Mães, data importante para os filhos, que se aproximam ainda mais das mães, avós, tias e figuras maternas que sempre os apoiaram; e também para as mães, que renovam esse sentimento inexplicável, infinito e puro que rodeia a maternidade. Enquanto filha e neta, declaro meu amor e admiração à minha mãe e minhas avós e a todas as mães; e enquanto mãe, reconheço mais uma vez o quanto fui abençoada por assumir essa missão iluminada de amar e cuidar de meus três filhos, Lara, Talita e Fernandinho. A coluna de hoje traz registros de mães especiais, cujo brilho se renova com os filhos. Feliz Dia das Mães!

Image-1-Artigo-2240369-1

Ailza Ventura, Natália e Sofia Pontes

José e Eveline Fujita

Image-2-Artigo-2240369-1

Aline e Liz Bezerra

Image-0-Artigo-2240369-1

Ana Inês Borges, Ana Carolina Fontenele e Ana Sophia Borges

Destaque

Fonte de inspiração e porto seguro, minha mãe, Etel Rios, é meu exemplo de vida.

Hoteleiro

Image-0-Artigo-2240363-1

Diretor do Marina Park Hotel há mais de duas décadas, Eliseu Barros ajudou a construir a tradição de um dos mais famosos Réveillons do País e tem, na capacitação dos colaboradores e boa infraestrutura, o segredo do sucesso do empreendimento.

Sua formação é em Ciências Econômicas. De que modo você começou a trabalhar no ramo do turismo? Já tinha alguma experiência nesse setor?

Trabalhei durante dez anos na Indústria Naval do Ceará (Inace), gerenciando o departamento de compras e suprimento do grupo. Neste período, durante a construção do hotel (obra tocada pela companhia), fiquei responsável pelas compras relacionadas a ele. O nosso presidente, Gil Bezerra, me confiou a missão de administrar o empreendimento e, hoje, já estou no cargo há 24 anos.

Ao longo de 20 anos à frente da administração do Marina Park, você deve ter acompanhando várias transformações no setor do turismo na cidade. Quais foram as principais mudanças, principalmente em relação ao perfil do visitante e destinos locais buscados?

As principais mudanças ocorreram na gestão profissional do setor. Os proprietários se reciclaram e modernizaram seus equipamentos e os colaboradores receberam uma melhor capacitação. Estas mudanças de atitude foram coroadas com o sucesso no atendimento e infraestrutura durante a Copa do Mundo, em 2014, e o encontro do BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cujos gestores se reuniram na capital cearense em julho do mesmo ano. Para o evento, o Marina Park hospedou o presidente russo Vladimir Putin e a delegação daquele país).

O Marina Park tem a tradição de receber grandes shows e de promover um dos maiores Réveillons da Capital. Como essa prática foi se consolidando?

Tudo começou no primeiro Réveillon, em 1993 (quando o cantor baiano Moraes Moreira e a banda Mastruz com Leite foram as atrações principais do evento), idealizado pelo presidente Gil Bezerra, lançando o sistema All-Inclusive de festas (modelo com todas as bebidas e refeições inclusas no pacote comprado pelo cliente). Temos um espaço privilegiado que nos motivou a investir nesse segmento.

A que você atribui essa fidelidade do público que celebra o Réveillon no Marina Park, anualmente?

Conforto, segurança, infraestrutura e principalmente a qualidade no atendimento e serviços oferecidos.

Quais são suas prioridades à frente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE)?

Fortalecimento da entidade, apoio aos associados e ações, além da promoção do nosso destino para atrair um maior número de turistas nacionais e estrangeiros.

Enquanto hoteleiro, quais aspectos de hotéis e outros tipos de hospedagem você costuma observar quando viaja? Tem empreendimentos que sejam uma referência para o seu trabalho?

O atendimento e simpatia dos colaboradores é fundamental. Um banheiro limpo e um quarto arejado contam muito. O Hotel Four Seasons, em Lisboa, me encantou.

Quem são seus inspiradores, na vida e no trabalho?

Meus pais, Antônio Elizeu de Barros e Lidia Carneiro de Barros.

Uma viagem.

Ilhas Gregas.

Um livro.

Todos que falam sobre gestão e empreendedorismo.

Uma personalidade que gostaria de conhecer.

Papa Francisco.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.