coluna

Márcia Travessoni: Em festa

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 12.08.2017

Humberto e Rosilândia Lima, Carlos Henrique e Katarine Queirós, Deusmar e Auricélia Queirós, Patriciana e David Rodrigues prestigiaram Vanessa Queirós (ladeada pelo marido Mário Queirós), em sua festa de aniversário, no sábado passado, realizada na Mansão Macêdo.

Orgulho

Manoela Bacelar é só orgulho e está contando os dias para o marido, Ricardo Bacelar, lançar seu terceiro disco solo, que terá 13 músicas e produção de César Lemos. Manoela lembra que Ricardo e César são amigos de longa data, mas não se encontravam há anos. O reencontro aconteceu em Miami, no mês passado, para a organização do CD.

Longevidade

Prestes a completar 80 anos, Gurgel do Amaral revelou, em recente encontro, o segredo para se manter conservado: dedicar-se ao trabalho, dormir bem e nunca fazer a barba com produtos que possam irritar a pele.

Hipismo

Marianne Praciano se preparando para a 3ª etapa do circuito Norte e Nordeste de Hipismo, que acontece nos dias 18 a 20 deste mês, no Sítio Siel Camará, em Aquiraz. Lúcia Praciano e Tadeu Costa estão na torcida da filha.

Comemorações

Junto aos filhos David e Iván, Pablo e Laura Schejtman realizam hoje (10) o Bar Mitzvá (cerimônia judaica) do caçula Leví Schejtman, no Salão Prattes do Teka's. Clássica e em tons de vermelho, a décor será idealizada por Maggy Decorações. ///São aniversariantes do fim de semana: Jesualdo Pereira Farias, Arnon Bezerra, Conceição Guimarães, Guedes Neto, José Maria Bonfim, Marco Oliveira e Sara Aragão.

Agenda

Neste domingo (13), o RioMar Music Festival recebe o cantor Erasmo Carlos em um show gratuito especial para celebrar o Dia dos Pais. A programação começa às 17h, com a banda Sargento Pimenta.

Ares serranos

No casamento de Marianna Viana e Adolfo Bichucher, celebrado no fim de semana passado, em Guaramiranga, Eveline Fujita foi presença de destaque usando um belíssimo vestido de tule floral rebordado em fio de seda, na cor verde-menta. A criação é da coleção Bluemarine, da estilista Verônica Rodrigues. Maira Silva, Lia Linhares, Sakiê Brooks, Thaís Pinto, Camille e Rilka Bezerra também encantaram com seus looks. Ainda deram felicidades aos noivos o casal Inesinha Benevides e Vicente de Castro Barbosa, que já estavam na serra para o aniversário da empresária Liana Thomaz, sexta-feira (4).

Maira Silva, Lia Linhares e Sakiê Brooks

Image-1-Artigo-2280584-1

Thais Pinto, Mariana Viana, Camille e Rilka Bezerra

s17

Inês Benevides e Vicente de Castro Barbosa

Image-2-Artigo-2280584-1

Eveline Fujita

Image-0-Artigo-2280584-1

Destaque

s16

Duas lindas e queridas,Dani Gondim e Rebeca Sousa estiveram em Fortaleza para a cerimônia de casamento de Rafa e Dado Montenegro

Saúde

Dedicado a ajudar pessoas que sofrem com a obesidade, Dr. Helmut Poti se especializou no método da gastroplastia endoscópica, técnica inovadora de redução de estômago sem cortes por meio de endoscopia, realizada por ele pela primeira vez em Fortaleza neste mês

Image-0-Artigo-2279947-1

Quando você começou a pesquisar sobre a prática da gastroplastia endoscópica?

No começo de 2015, fiz um treinamento em tratamento endoscópico para obesidade, em Miami, nos Estados Unidos. Foi quando comecei a me interessar mais pela gastroplastia endoscópica.

Para quais pacientes esse procedimento é recomendado e quais são os principais benefícios dele?

O grupo principal de pacientes é aquele com obesidade grau 1 e 2, e, ainda, certos pacientes que não estão aptos a se submeterem à cirurgia bariátrica ou que não querem.

O método também pode ser realizado em pessoas que não tem obesidade mórbida. Qual é a vantagem dele para os pacientes que estão nesse estágio?

Pacientes com obesidade leve, que apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35, não têm indicação de cirurgia bariátrica convencional e podem se submeter a este procedimento com ótimos resultados. Tem como vantagem ser bem menos invasivo, com tempo de recuperação bem rápido. Retornando para casa em até duas horas após o procedimento e voltando às atividades rotineiras entre dois e três dias.

Após a certificação com o Dr. Manoel Galvão, médico que desenvolveu a técnica, você será o único profissional habilitado para realizar essa cirurgia no Nordeste e Nordeste. O que essa conquista representa para a comunidade médica dessas regiões?

Quando vamos a eventos internacionais, cada vez mais vemos o nome do Brasil. No último que fui em Chicago, nos Estados Unidos, o Digestive Disease Week (DDW), que é o maior congresso médico do mundo, tínhamos vários trabalhos e as maiores salas. A maioria sob o comando do Dr Manoel Galvão. Este procedimento já é realizado nos maiores centros médicos do mundo e aqui no Nordeste temos vários endoscopistas muito competentes que com certeza também irão realizá-lo daqui a algum tempo. Fico muito feliz pelo Ceará sair na frente nesse grande avanço no tratamento da obesidade.

Com a diminuição das complicações associadas às cirurgias para obesidade, há o risco de as pessoas passarem a esperar apenas pelo procedimento médico e acabarem negligenciando outros tipos de tratamento?

As complicações realmente estão diminuindo, porém o reganho de peso vem aparecendo nos consultórios assustadoramente. É sempre bom enfatizar para o paciente que o tratamento da obesidade é multidisciplinar. Necessita de outros profissionais como psicólogo, nutricionista, endocrinologista e educador físico. Apenas com o procedimento a chance de dar errado é 100%.

Qual é a incidência de pessoas com sobrepeso e obesidade no Ceará em relação ao restante do País?

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros possui obesidade. Fortaleza tem o sexto maior índice nacional, tendo 56,5% da população com sobrepeso. A obesidade é uma doença progressiva, incurável e crônica.

Quem são seus maiores inspiradores, na vida e no trabalho?

No trabalho, Dr. Manoel Galvão, e na vida, Dona Yolanda Queiroz.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.