Coluna

Márcia Travessoni: Em festa

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 20.05.2017

Alaane e Raphael Carneiro são os grandes anfitriões da festa que marcará os 15 anos da Ramacon, empresa de distribuição de material de construção, que acontece neste sábado, no La Maison Coliseu. O evento receberá decoração de Liana Queiroz e terá cerimonial de Mafrense Eventos. A música ficará a cargo da Banda Acaiaca.

Image-0-Artigo-2242173-1

Cercado de bloggers e digital influencers de todo o país, Hugo Gloss foi uma das celebridades que visitou a fábrica da Melissa em Fortaleza, na ação de lançamento da coleção Verão da marca. Na visita, um desfile com as sandálias de plástico supercobiçadas e a participação dos funcionários do parque industrial emocionou os presentes, que foram recebidos por Rachel Scherer, Paulo Pedó e Edson Matsuo, responsáveis pela gestão e direção criativa da companhia.

Maira Silva, Dulce Freitas, Alexandre Holanda, Enoe Carneiro, Roberto Pessoa, Ruy Castelo Branco, Sérgio Juaçaba, Fábio Campos e Francisco Maia Jr. São os aniversariantes deste fim de semana.

Bastidores

Raul e Marieta Amaral, Maryane e Assis Machado, Cláudia e Beto Gradvohl, Larrisa e Pedro Coelho, Alessandra e Erivaldo Arraes, Galvão e Desirée Bueno, Gustavo e Bárbara Borges, Luís Cláudio e Cristina Brasil, Arthur e Célia Magalhães, Fábio e Lygia Pinheiro, Ana Luiza Barreira e Júlio Ventura no extenso rol de padrinhos que entrará em cortejo no casamento de Mariana Pinto e Lucas Ximenes, em Guajiru.

O jornalista Fernando Benevides lança, dia 1º de junho, no Shopping Benfica, seu livro "A revolução do rock - O Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. O evento é aberto ao público e começa às 19h.

Espaços

Uma área com nada menos que 7.700 m² vai abrigar a Casa Cor Ceará deste ano, cujo tema é Foco no Essencial. O imóvel fica no bairro Cocó e foi apresentado, na última quinta-feira, aos arquitetos, decoradores, designers e demais profissionais que darão vida especial àquele local. Prevista para acontecer entre 5 de outubro e 15 de novembro, a mostra de decoração e design terá 40 ambientes, distribuídos em 2.400m² de área construída e 5.300m² de área aberta.

Mosaico

Ronaldo e glice Parente eram só orgulho da conquista do filho, Paulo Eduardo, que graduou-se em Pesquisa Operacional: Sistemas de Gestão de Engenharia, com especialização em Empreendedorismo e Inovação, pela Universidade de Columbia, em Nova York (1). /// Helena e Cláudio Silveira foram os grandes anfitriões da noite de lançamento oficial do Festival DFB, nome com o qual o Dragão Fashion Brasil passará a ser chamado agora, que soma 18 anos de história (2). /// erguida no século XVII, a Igreja de São João Batista, em Trancoso, foi palco do casamento de Gabriela Carvalho e André Fiúza, prestigiado por Ana e Lilian Fiúza, Luiza Fiuza Otoch e Natália Colares Fiuza (3). /// Quem também marcou presença na ação da Melissa na Capital foi a bela Thaila Ayala (4)

Image-1-Artigo-2243308-1

Ronaldo, Glice, Paulo Eduardo e Priscilla Parente (1)

Helena e Cláudio Silveira me receberam no lançamento do Festival DFB (2)

Image-2-Artigo-2243308-1

Ana e Lilian Fiúza, Luiza Fiúza Otoch e Natália Colares Fiúza (3)

Image-0-Artigo-2243308-1

Thaila Ayala (4)

Destaque

Aniversariante deste sábado, Padre Neto será lembrado em todas as missas celebradas neste domingo, na Matriz de São Vicente de Paulo.

Liderança

Image-0-Artigo-2241832-1

Crescida em meio às modernizações do setor industrial, a presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, treinou sua habilidade gestora para tomar as transformações coletivas como mote para o progresso.

Como foi seu início no setor industrial?

Eu nasci na indústria, desde pequena eu gostava de aprender e trabalhava nas férias. Logo após concluir os estudos e passar no vestibular, aos 17 anos, comecei a trabalhar os dois expedientes, então, passava o dia na gráfica da minha família e cursava a faculdade à noite. Passei por todos os setores da empresa, antes de chegar à diretoria.

Quais passos você considera mais importantes na sua trajetória de empresária do ramo industrial até assumir papeis de liderança em sindicatos, conselhos e cargos públicos ?

A gráfica da minha família foi a pioneira na modernização do parque gráfico industrial no Ceará, em meados dos anos 1990, e passamos a receber diversas demandas do setor. Por conta disso, um passo importante foi decidir participar ativamente do próprio sindicato. Descobri que eu gostava de influenciar para melhor a vida das pessoas, por intermédio do meu trabalho e das minhas ações. Ao invés de olhar apenas para a empresa, passei a ter um olhar mais coletivo, mais voltado aos resultados comuns, isso foi muito decisivo em minha trajetória.

Quando presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), você criou o Integra Brasil, fórum que colocou a região Nordeste em discussão por todo o País. Qual você considera que seja o principal legado dessa ação?

O Integra Brasil resultou num plano estratégico de ação para a região Nordeste, que já está pronto, mas obviamente precisa de força política para ser realizado. Para isso é fundamental o envolvimento da bancada nordestina no Congresso Nacional para termos políticas públicas de integração e desenvolvimento regional consistentes que resultem na superação das desigualdades socioeconômicas no território brasileiro.

Como você se sente sendo uma das poucas mulheres que se destaca no meio empresarial cearense e à frente de um órgão estadual?

Me sinto muito grata e honrada com as oportunidades que tenho tido. Mesmo na sociedade atual, muitas vezes ainda é difícil para a mulher chegar em posições de maior destaque. Pela própria diversidade das atividades para além do trabalho em si, não há como negar que existem barreiras no universo masculino. É preciso ter coragem, ousadia e determinação, mas fico feliz de ver que aos poucos isso vem sendo superado. Para ter um mundo que nos respeite como devemos, nós mulheres precisamos estar num permanente processo de afirmação.

Quais são as personalidades que inspiram a sua atuação enquanto líder setorial? E na vida?

O Ceará é berço de grandes empresários que deixaram importante legado e nos inspiram continuamente. Dentre os diversos nomes, destaco Edson Queiroz, Sr. Ivens Dias Branco e Sr. José Macêdo, pela referência de empreendedorismo e visão além do seu tempo. Meus pais também me deram uma lição pelo comprometimento e amor ao trabalho, algo que trago comigo no meu dia a dia. Como exemplo maior, Jesus Cristo, que deu a vida por nós.

Como gosta de aproveitar as horas livres?

Procuro aproveitar o pouco tempo livre que tenho ficando próxima da família, dos meus cachorros e das pessoas que eu amo.

Um livro.

A Bíblia, sempre, por ser fonte de sabedoria, inspiração e ensinamento.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.