Coluna

Márcia Travessoni: Em festa

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 22.04.2017

Com cerimônia religiosa em cenário praiano marcada para o mês de junho, Mariana Pinto e Lucas Ximenes oficializaram o casamento civil na última quarta-feira, no Cartório Botelho. Em seguida, celebraram em jantar intimista, no Colosso Lake Lounge. /// Martinha Assunção, Letícia Studart, Luiziane Cavalcante, Sarinha Philomeno, Micheline Pinheiro, Ana Paula Daud, Denise e Romina Cavalcante e Érika Girão na turma que degustou o jantar promovido por Silvana Magalhães.

Image-0-Artigo-2231355-1

Carol Mendonça, Lygia Duarte, Nycole Franco, Vitória Macedo e Letícia Arrais curtiram o line-up super bem selecionado do Santa Flecheiras, projeto realizado no feriado de Páscoa no litoral cearense. O trio paulista Make U Sweat e Sax In The House animaram a noite, que teve direito à queima de fogos.

Bastidores

De mudança para a nova sede - situada no Centro de Fortaleza -, o Sistema Fecomércio-CE anunciou que a cantora Alcione será a grande atração da noite de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia e das comendas concedidas pelo Sesc e Senac, no dia 29 de maio.

O fotojornalista Evandro Teixeira ministra, no dia 29 de abril, workshop sobre como trabalhar a fotografia para jornal, no Museu da Fotografia de Fortaleza. A formação, voltada para professores, alunos e admiradores da fotografia, acontece das 9h às 12h. Em seguida, ele participa, ainda no Museu, do debate "Papo Fotográfico".

Ayla Rodrigues, Érika de Castro, Manoel Milfont, Sylvinha Soares, Salma Machado, Bretis Castro, Clóvis Rolim, Leorne Belém e Vitória Parente são aniversariantes deste fim de semana.

Expansão

Após o lançamento, no fim do ano passado, de uma solução tecnológica para escritórios de contabilidade, a Fortes Tecnologia tem registrado crescimento de mercado, atuando agora em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, além do Nordeste. "Fizemos também parcerias com a universidades e os próprios alunos já aprendem com o nosso sistema de contabilidade", diz a diretora de marketing da empresa, Fernanda Rocha,

Mosaico

Cristina Ary foi matar as saudades da filha Luiza Ary, na Austrália, fazendo roteiro explorando o sul do país. Melbourne foi uma das paradas, além de Sydney e Burleigh Heads Beach (1). /// a gravação do DVD de Wesley Safadão reuniu um time de cearenses no Eden Roc Miami Beach. Por lá, Lisieux Brasileiro, Rebeca e Bruno Leal, Roberta e Etevaldo Nogueira, Milena Lima, Patrícia e Danilo Dias e Carla Morgana Denardin (2). /// Branca e josué de Castro clicados radiantes no aniversário do filho, Rodrigo de Castro, celebrado na última semana (3). /// Cheia de estilo, Nathália Nogueira participou da

Caça aos ovos valiosos promovida por

Ana Carolina Fontenele (4).

Cristina, Luiza e Carol Ary (1)

Image-1-Artigo-2230909-1

Ana Cristina Pinto, Lisieux Brasileiro, Magda Asfor e Nora Teixeira (2)

Branca e Josué de Castro (3)

Image-2-Artigo-2230909-1

Nathália Nogueira (4)

Image-0-Artigo-2230909-1

Destaque

O presidente do Grupo Fortes, José Carlos Fortes -com a esposa Rejane e a filha Sara - comemora a expansão da companhia.

Internacional

Image-0-Artigo-2231374-1

Com vasta experiência na atração de investimentos internacionais, o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antônio Balhmann, tem planos visionários para dar ao Ceará o destaque merecido no exterior.

Antes de assumir a Assessoria, você já tinha atuado como secretário estadual de comércio e indústria e gerente federal de investimentos no Ministério da Integração. De que modo essas experiências lhe ajudaram a construir uma imagem do Ceará, e mesmo do País, atrativa para investimentos estrangeiros?

Essa experiência, acumulada ao longos dos governos de Tasso Jereissati, Ciro e Cid Gomes, também com a experiência parlamentar, me deu a possibilidade de atrair empresas muito interessantes no cenário internacional. Trouxemos empresas norte-americanas, japonesas, chinesas, italianas, transformamos o Ceará no maior exportador de calçados do Brasil. Como secretário, ajudei na construção do sonho na refinaria do Ceará. Então, essa experiência de atração internacional certamente é uma expertise que tem feito o Ceará se destacar.

Atualmente, quais setores cearenses são mais estratégicos em atração de investimentos estrangeiros?

Eu diria que o Ceará tem, agora, dois grandes veículos de atração de investimentos de impacto, que contempla investidores nacionais e internacionais. Um deles é o Polo de Tecnologia da Saúde, que tem certamente grande capacidade de geração de emprego e conteúdo tecnológico na área de fármacos. Vamos ter a participação da Fiocruz, Biomanguinhos e de investidores cearenses, que vão dar, àquela área, capacidade de geração de empregos altamente qualificados e dar para o município de Eusébio, que já tem índices sociais muito relevantes, ainda mais destaque no País. O outro ponto é a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que recentemente recebeu um prêmio internacional, dado pelo Financial Times, como a melhor freezone da América Latina e do Caribe, pela capacidade de atrair investimentos, capacitar mão de obra e ampliar a estrutura. Além disso, o setor de rochas ornamentais vai atrair muitas empresas até transformarmos o Ceará no segundo maior exportador desse tipo de mineral do País.

Qual tem sido o papel da ZPE do Pecém na captação desses investimentos?

A ZPE do Pecém é a novidade brasileira em termos de desenvolvimento industrial e econômico do País e pode contribuir muito fortemente para o Brasil superar a vergonhosa participação no mercado de manufaturados de apenas 0,6%. Imagine que o Brasil tem hoje apenas uma freezone, que é a do Ceará, enquanto, na América Latina, a Colômbia, por exemplo, tem mais de 100. E de 25 projetos aprovados no País, apenas o Ceará conseguiu deslanchar com uma freezone moderna e internacional.

De que modo a secretaria dialoga, também, com os investidores e empresários locais que investem nas mesmas áreas para as quais vocês buscam apoio no exterior?

Quando prospectamos investidores de fora, não são apenas os empresários, mas é um contato setorial, e quando esses contatos se afirmam, abrem perspectiva para empresários locais e internacionais, e eu acho que essa interação entre os empresários gera o avanço, principalmente para as empresas locais. Geralmente, o investidor internacional vem para áreas ainda não muito exploradas no País, e essa abertura contamina positivamente todo o complexo produtivo do Ceará.

Quem são seus inspiradores?

Na vida política, meu inspirador principal é Ciro Gomes, pela forma clara com que ele compreende o Brasil.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.