coluna

Márcia Travessoni: convidados ilustres

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 25.08.2018

Image-1-Artigo-2443423-1
Tarso, Ana Cristina e Bianca Melo, João Soares e Iracema do Vale

Image-0-Artigo-2443423-1
Raquel, Cândido e Lina Pinheiro

A comemoração dos 15 anos de Bianca Melo teve uma seleta lista de convidados - todos eles, personalidades que acompanharam a vida da aniversariante até seu dia de debutante. Entre os destaques, a presença do avô, João Soares, que foi acompanhado de Iracema do Vale, e do empresário Cândido Pinheiro, que veio junto de toda a família, de São Paulo, especialmente para o evento.

Estampas

info

Em dia com as tendências da temporada de verão, a arquiteta Milena Holanda apostou em look com estampa floral, em recente evento fashion na cidade.

Premiação

Na noite da próxima segunda-feira, o Diário do Nordeste realiza a solenidade de entrega da 3ª edição do Prêmio Conhecendo o Ceará. Na ocasião, será homenageado o 1º lugar de cada uma das 22 categorias propostas pelo Guia Conhecendo o Ceará, pocket de referência publicado pelo jornal desde 2013. O evento acontece no La Maison, com a presença de convidados do Sistema Verdes Mares, autoridades, empresários e instituições dos segmentos turístico e gastronômico.

Bastidores

Com casamento marcado para o dia 13 de setembro, os noivos Lara Pouchain Bonfim e Rivaldo Luiz Saraiva de Holanda terão, na extensa lista de padrinhos, Jason e Lídia Martin, Andrei e Lívia Fernandes, Marcelo e Juliana Pimentel, Alessandro e Viviane Fidélis, Ronaldo e Marcídia Coutinho, Sérgio e Alessandra Macedo, Luciano e Juana Pouchain, Leonardo e Lívia Cabral, Gomes e Isabela Lira, Euclides e Lélia Gomes, Marcelo e Emanuelle Birmam, Pedro e Manuela Cidrão.

Anik Mourão fará sua estreia solo na 20ª edição da Casa Cor Ceará, com o "Loft Cinquentinha". O conceito idealizado por Anik guarda inspiração na mulher e seu novo posicionamento independente, alem de todos os sonhos e desejos da alma feminina. Pai dela, o também arquiteto Racine Mourão - com quem Anik divide a profissão-, assinará o "Wine Lounge", na mesma mostra.

Agenda

Vando Figueiredo, Mano Alencar, Edmar Gonçalves e Ricardo Tavares participam da exposição coletiva de arte no Polo Fashion Week, previsto para acontecer entre 18 e 20 de outubro, no Salinas Casa Shopping.

No dia 7 de setembro, às 21h, a cantora Paula Fernandes se apresenta no palco do Teatro RioMar Fortaleza, com a turnê "Acústico - Voz e Violão".

Destaque

gente

Fundado por Eduardo Figueiredo (foto), o Instituto de Educação Portal (IEP) foi agraciado com o prêmio Criança Esperança, da Unesco, e a partir deste ano será uma das instituições apoiadas pelo projeto.

Urbanismo

Image-0-Artigo-2443885-1

Pioneiras em implantar, na cidade, projetos que estimulem a ocupação dos espaços urbanos pelas próprias pessoas, as arquitetas Laura Rios e Liana Feingold celebram cinco anos do escritório de arquitetura fundado por elas, o Estar Urbano. Conhecidas por iniciativas como os Parklets e a rua compartilhada, elas anseiam, agora, estimular o poder público a investir mais em ações semelhantes.

Quais as principais ações do Estar Urbano?

Desenvolvemos projetos de arquitetura e urbanismo com uma metodologia criada por nós. Adotamos a trindade sentir, pensar e agir, empregada em todos os projetos realizados pelo ateliê. Nosso propósito é promover de forma criativa, afetiva e acessível o bem-estar cotidiano das pessoas. Hoje as ações mais conhecidas do Estar Urbano são os Parklets, as praças itinerantes e a rua compartilhada, frutos de um trabalho de acupuntura urbana, conceito que utiliza projetos em pequenas escala, elaborados coletivamente com a sociedade e a iniciativa privada nos espaços públicos, com poder de transformar as localidades de forma rápida e com recursos viáveis.

Vocês se consideram pioneiras nesse tipo de intervenção em Fortaleza?

Acreditamos que somos, sim, o primeiro escritório de arquitetura e urbanismo do mercado cearense a se comprometer integralmente com as questões urbanas e a arquitetura sustentável. Nos aprimoramos constantemente, buscando projetos inovadores, tecnologias e, principalmente, nos conectando cada vez mais com empresas e pessoas que seguem na mesma direção.

Quais as principais mudanças observadas quanto à ocupação dos espaços públicos pelas pessoas?

O impacto maior, sem dúvida, é nas pessoas que são incentivadas a ocupar os espaços através dos nossos projetos. Temos ouvido muitos relatos de mudança principalmente na relação de confiança com os outros, e na superação do medo de estar nesses espaços. O que a gente anseia é gerar demanda forte junto ao poder público, onde haja uma maior atuação da sociedade nas políticas públicas, pois são essas que arrematam as mudanças na cidade de forma mais definitiva.

Como vocês avaliam os recentes investimentos públicos nessas iniciativas?

Todas as formas são muito válidas quando o objetivo é a ocupação positiva dos espaços públicos. Essas ações com a iniciativa privada influenciam na forma como a gestão trabalha, assim como as ações da gestão pública incentivam e validam as intervenções que são feitas de forma autônoma.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.