coluna

Márcia Travessoni: Academia

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

00:00 · 19.08.2017

As imortais Regine Limaverde, Ângela Gutierrez, Giselda Medeiros, Beatriz Alcântara e Lourdinha Leite Barbosa celebraram, na última quarta (16), o aniversário de 123 anos de fundação da Academia Cearense de Letras. O evento homenageou in memoriam o Chanceler Airton Queiroz.

Fotografia

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado hoje (19), o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) preparou programação especial para receber os amantes desse universo. /// Também em comemoração à data, o Shopping Benfica realiza exposição de fotografias e duas oficinas gratuitas: "Fotografia de rua" e "Composição fotográfica". Vale conferir!

Design

Ione Fiúza voltou da capital paulista encantada com as novidades de decoração apresentadas na 6ª edição do São Paulo Design Weekend. Também aproveitou a oportunidade para visitar a exposição dos 30 anos do Itaú Cultural, na Oca, no Parque Ibirapuera.

Em festa

Filho de Alexandra e Fred Pinto, Felipe Pinto comemora aniversário neste sábado (19) reunindo amigos na casa de praia nas Flecheiras. Com o som de Gutinho e Banda, o evento receberá o toque decorativo de Alexandra Pinto.

São aniversariantes do fim de semana: Maria Vital, Marcelo Freitas, Ângela Carneiro Chaves, Edésio Rolim Jr., Luiz Gastão Bittencourt, Alexandre Rangel, Magno Câmara, Mirian Holanda e Horácio Bezerra de Menezes.

Bastidores

A Associação dos Jovens Empresários (AJE) e a Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece) realizaram, nesta semana, mais um almoço empresarial com associados e convidados. O encontro, que aconteceu no salão da cobertura da Fiec, teve o objetivo de possibilitar a troca de experiências entre empresários do Estado. Os debatedores foram o sócio-diretor do Sistema Ari de Sá, Ari Neto, e o diretor-geral da Betânia, Bruno Girão.

Giro

As irmãs Aline e Rafaela Pinho se preparam para inaugurar, no próximo dia 23, um corner na Maison Par Casa Freitas com sua coleção de jogos americanos inspirados nas louças de marcas como Noritake e Royal.

Image-0-Artigo-2283701-1

Ao lado de Mônica Barbosa, Omar Albuquerque comemora a realização da 7ª edição da mostra 100% Design.

s17

Alessandra Piovesan e Sérgio Bezerra desembarcaram em Fortaleza para curta temporada com familiares dele.

Image-1-Artigo-2283701-1

Alexandrina Sancho Aguiar brilhou com vestido rebordado com cristais Swarovski da Garage de Maria Clara e Natércia Jereissati.

s16

Destaque

s15

Luiz Gastão Bittencourt, ao lado da esposa Eliana, comemora aniversário neste sábado (19) com missa, às 10h, na capela do Colégio Salesiano Dom Lustosa

Alegria

Image-0-Artigo-2283852-1

Por trás das grandes festas e cerimônias de Fortaleza, geralmente está o rosto do cerimonialista Mafrense Sousa. Com 25 anos de carreira, o cearense fala, em entrevista, sobre sua trajetória e os momentos mais marcantes à frente da Mafrense Eventos.

Quando você começou a trabalhar no ramo de festas? Já foi com a área de cerimonial?

Na época em que cursei Direito na Universidade de Fortaleza, dava um apoio nas lojas do Bom Bocado. Com o convívio junto às clientes, elas perceberam minha aptidão e me pediram para dar suporte aos seus eventos. Comecei a ir, sem cobrar nada. Com o tempo, percebi que essa era a minha vocação e passei a me profissionalizar na área. Hoje posso dizer que é um dos meus grandes amores!

Como foi a construção do seu nome no cenário das festas de Fortaleza?

Meu nome foi construído com muito trabalho e esforço. Em aproximadamente um ano, já realizava grandes casamentos para a sociedade de Fortaleza. Os excelentes resultados, frutos de uma dedicação integral, foram sendo repassados entre os clientes e, quando percebi, já estava entre os mais cotados cerimonialistas. Sem dúvidas as primeiras clientes que acreditaram e enxergaram meu potencial me marcaram bastante. Elas me proporcionaram os meus 25 anos de carreira.

Como é, exatamente, a atuação de um cerimonialista?

Mais do que coordenar, assessorar e assegurar o sucesso, um cerimonialista deve exercer a função de maestro. Como em uma sinfonia, deve reger cada detalhe que compõe um evento e, acima de tudo, ter a sensibilidade de ver o sonho que habita dentro do outro.

Lidar com os momentos de comemoração dos clientes exige simpatia e muita disposição. Qual seu segredo para estar sempre revitalizado a cada novo evento?

Exijo sempre bastante de mim mesmo e tenho grande anseio de oferecer o meu melhor, superando-me e acertando a cada evento.

Quais são os detalhes que não passam em branco em um festa cujo cerimonial é feito pela sua equipe?

Frequentemente somos definidos como o "cerimonial que marca", não somente pela qualidade do serviço oferecido, mas pela preocupação e atenção aos mínimos detalhes, como a apresentação pessoal da equipe; nossa discrição; total e completo apoio ao cliente; toda a preocupação antes, durante e após o evento; e a apresentação da equipe do cerimonial, pois é a porta de entrada de qualquer evento.

E na hora de organizar seus próprios eventos, há uma cobrança maior ou você se sente mais à vontade?

Me sinto duplamente cobrado, centrado e preocupado, pois todos têm uma enorme expectativa e maior olhar crítico diante das festas que promovo.

Em todo esse tempo de trabalho, quais eventos deixaram mais lembranças em você?

Os grandes casamentos e 15 anos que superaram as minhas expectativas, e que além de desafios me surpreenderam com o resultado é aceitação por parte de todos.

O cearense tem peculiaridades na hora de celebrar?

O cearense adora festas grandiosas, decoração, animação, fartura e muito glamour. Até pensam, no início, em festas mais simples, mas a grande vaidade ultrapassa. A verdade é que ninguém sonha em fazer festa simples. Hoje, as redes sociais têm aberto um leque muito maior para o ramo das festas e encontrar ideias que valem a pena investir se torna cada vez fácil.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.