São João pra lá de fashion - Eva - Diário do Nordeste

Eva

Ensaio

São João pra lá de fashion

23.06.2007

EM CLIMA DE FESTAS JUNINAS, CONVIDAMOS CINCO VOCALISTAS DE BANDAS DE FORRÓ - KATIANE ARAÚJO, DUDU MAIA E CARLINHOS CANTOR, DA CASADÕES DO FORRÓ; YARA TCHE, DA PEGADA QUENTE; E FELIPÃO, DA FORRÓ MORAL, PARA UM ENSAIO DE MODA EXCLUSIVO. ELES LARGARAM OS MICROFONES E DESCERAM DO PALCO PARA POSAR COM LOOKS SUGERIDOS PELA PRODUÇÃO DO EVA.

MIRELA MONTENEGRO
Repórter

Com a música, a intimidade deles é a maior possível. Cantar para milhares de pessoas faz parte da rotina destes cinco vocalistas de bandas de forró com base em Fortaleza. Como modelos, eles confessam ser amadores. Porém, não se intimidaram com as poses. Com bom humor, atenderam ao convite para vestir looks sugeridos pela produção do Eva. Isto, vale ressaltar, durante um mês no qual suas agendas estão repletas de shows em vários estados do Nordeste.

Acostumada a escolher as próprias roupas para as apresentações, a vocalista da banda Casadões do Forró, Katiane Araújo, 24 anos, afirma não ter estilo definido. “Às vezes sou mais básica, em outros momentos, sexy”, diz ela, que adora usar brilhos quando sobe ao palco. Para cada show, que dura até duas horas, troca, em média, três vezes de figurino. “Como não paro no palco, acabo suando bastante e preciso trocar de roupa”, diz.

Ela, que começou a cantar profissionalmente aos 17 anos, soma quatro bandas em seu currículo. Há dois anos e quatro meses assumiu o vocal da Casadões do Forró, ao lado de Dudu Maia e Carlinhos Cantor. Vaidosa, garante que tem planos de voltar a estudar, já que largou os livros devido à agitada carreira. “Cantar é o que amo”, declara Katiane, que decola no mundo da música. Porém, confessa: “Se não fosse cantora, seria aeromoça”. Por enquanto, ela voa nos palcos.

Ao lado da loira desde o início da banda Casadões do Forró - exatos dois anos e quatro meses -Luiz Eduardo Silveira Maia, ou melhor, Dudu Maia, causa frisson entre o público feminino. Com estilo jovem, no palco prefere usar calças de silhueta mais solta, destacadas por detalhes nas lavagens. Quanto às blusas, o cantor gosta das mais coladas e de malha. “Como trabalho com a imagem, tenho o cuidado em acompanhar um estilo moderno, que me faça sentir bem”, diz.

Antes de estourar como cantor desta banda, Dudu arriscou o ritmo do pagode. A mudança definitiva foi em 2002 com o convite para cantar forró. E, mesmo com a agenda de compromissos, o vocalista conseguiu concluir o curso de Administração de empresas, no final do ano passado.

Despojado

O terceiro e mais novo integrante da Casadões do Forró, com apenas sete meses de banda, Carlos Lima, 27 anos, conhecido como Carlinhos Cantor, soma mais de uma década de intimidade com a música. Dos estilos, já arriscou vários, e trabalhou com cerca de 30 bandas. Apesar do currículo, é estreante como modelo e revela ter visual mais moderno e ousado. A definição é confirmada pelos piercings e tatuagem no braço. Despojado, porém vaidoso, ele escolhe tudo sozinho e veste até três camisas por show.

Segundo a vocalista da Pegada Quente, Yara Tche, 19 anos, apesar da rotina agitada por shows, ensaios e viagens, sempre dá tempo de cuidar da aparência. Com estilo tanto ousado para o forró, ela define seu modo de vestir como uma mistura, algo meio pop-rock: “Adoro chapéu, boné, luvas, meias coloridas e sainha”. Nos acessórios, ostenta piercings e planeja fazer tatuagem.

De uma família de artistas (a mãe é cantora, a tia e a irmã são dançarinas), Yara revelou a voz aos 12 anos. Como vocalista da Pegada Quente, a gaúcha, que mora em Fortaleza há um ano e meio, assumiu o comando em dezembro de 2005.

Estilo moral do forrozeiro

Num ritmo frenético, o cantor Felipão e sua banda “Forró Moral” conseguem arrastar milhares de pessoas a cada apresentação. Porém, como modelo, ele confessa ser estreante. “É a primeira vez que fotografo para um ensaio de moda”, diz ao aceitar o convite da produção do Eva.

Do palco ao dia-a-dia, o estilo passa por transformações. Em shows, nos quais canta e dança, procura vestir algo mais jovem, a exemplo das calças com cortes e detalhes diferenciados, blusas com brilhos, botas, cintos e, claro, sua marca registrada: o chapéu.

Longe dos shows, Felipe Aragão Gurgel, 23 anos, paraibano que desde 1992 em Fortaleza, investe em looks despojados. “Hoje, por exemplo, estou vestindo calça jeans, blusa preta, tênis e boné”, afirmou durante a entrevista. No entanto, há uma certa preocupação com o visual. “Prefiro estar à vontade, de bermuda e sandália. Mas, procuro andar um pouco mais produzido fora dos palcos”. A adaptação de estilos está relacionada à profissão.

Figura pública, a exposição na mídia é constante assim como o assédio dos fãs. E, mesmo casado há aproximadamente dois meses, o carinho do público não mudou, inclusive do feminino. A esposa, Yanna Gurgel, que dará a luz, provavelmente, em julho próximo, sempre que pode, o acompanha durante os shows e, claro, opina quando o assunto é visual.

Dependendo da apresentação, Felipão também é orientado por um profissional de moda. Porém, garante que a palavra final é sua. “Escuto, mas a roupa tem que ser confortável e tenho que me sentir bem”.

Ele, que começou sua carreira como cantor aos 17 anos, já passou por cinco bandas. Hoje, comemora o sucesso alcançado durante os quase três anos da banda “Felipão & Forró Moral”, uma das preferidas do público universitário. Tudo, sem dúvida, em grande estilo!

FELIPÃO
Para o cantor, a proposta da produção é assinada pelo estilista Cabeto. A camisa de manga longa, na cor branca, leva detalhes em patchwork, também no mesmo tom. Para completar o look, calça preta em alfaiataria.

YARA TCHE
O estilo jovem e sensual foi a proposta para a cantora Yara. A blusa preta em visco-Lycra, com manguinhas bufantes, ganha detalhes em silk, remetendo ao colete masculino. Para a parte de baixo, short em listra, acinturado em estilo alfaiataria. As peças são da Dona Florinda. A sandália, em verniz preto, é da Diva.

DUDU MAIA
Para o cantor, um visual mais básico. A camisa verde, estilo militar, ganha detalhes com bolsos e aplicações. A calça jeans, com dois cintos em couro sobrepostos, propõe ousadia. O sapatênis, nas cores marrom e tabaco, completa o look, assinado pela Skyler.

KATIANE ARAÚJO
Para a vocalista, a produção do Eva sugeriu um microvestido com estampa geométrica, em Lycra, sobre legging preta em visco-Lycra. O corselete largo em couro, com amarrações na parte de trás, completa a proposta. Todas as peças são da marca Toli e a sandália, de salto alto preta e com brilho, é da Diva.

CARLINHOS CANTOR
O look propõe descontração com camiseta na cor rosa, em malha, sobreposta com uma pólo listrada, no mesmo tecido. A calça, com silhueta mais ampla, em xadrez, tem predominância de tom marrom. A sandália em couro completa o visual. As peças são todas da grife masculina cearense Skyler.

Produção:
Produtoras: Daniele Gonzaga e Rafaella Bastos
Fotógrafos: Carol Domingues e Tuno Vieira
Marcas:
Toli (3241.3591)
Skyler (3224.1562)
Dona Florinda (3458.2004)
Cabeto (3261.4146)
Diva (3261.7142)
Agradecimentos:
Locação: Pirata Bar (4011.6161)
Todos os telefones têm prefixo 85.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999