Regionalidade natalina - Eva - Diário do Nordeste

Eva

Decoração de Natal

Regionalidade natalina

15.12.2007

Como se não bastasse a criação das duas árvores gigantes decorando Fortaleza, Denise Braga Olinda e Pablyto Leivio aceitaram o convite do Eva para mais um desafio. Eles prepararam, com exclusividade, uma ambientação de Natal em casa reunindo elementos regionais e toques de sofisticação.

A peça destaque é árvore com dois metros de altura montada a partir das redes de boneca, em torno de 90, todas na cor vermelha. “Quando montamos foi uma festa para as crianças. Todas queriam ajudar. Acaba sendo uma diversão”, comenta. Vale salientar que essa árvore (foto na capa) serviu de protótipo para as das praças Portugal e do Ferreira.

Até o arranjo da mesa de centro segue a mesma proposta. O móvel ganhou um arranjo com papai noel descansando na rede armada em dois cactos plantados em vasinhos. Mas além da rede de dormir, Denise Braga ressalta uma variedade de objetos e materiais artesanais que podem ser usados no Natal com toques de sofisticação.

Na mesa de jantar, a dupla colocou toalha em renda de filé sobreposta a outra de cetim. Pinhas, sementes e flores tropicais compõem o arranjo central, acomodado numa cesta de palha trançada. Os guardanapos são de labirinto. O sousplat tem a rusticidade da palha, que ganha um toque especial com spray dourado, assim como as bolas de vime, galhos e anjos em aparadores.

Para completar, louças de porcelana, taças de cristal e talheres dourados. Segundo Pablyto, decoração é algo muito pessoal, mas não podemos ter medo de ousar, principalmente quando se trata do uso de artesanato.

Denise destaca a importância de saber escolher as peças certas. Para isso, sugere dar uma passada com olhar atento no Mercado Central, Emcetur ou Ceart. Outra dica é conhecer os trabalhos dos artesãos de Cascavel e Aracati, que sempre apresentam novas criações. O casal defende que a decoração precisa ter vida, motivo pelo qual evita o uso de produtos massificados. “Sempre tive muita curiosidade em transformar o artesanato em design”, explica Denise, que já tem outras idéias para executar.

Árvores gigantes


Muitos cálculos para se chegar ao resultado desejado. Essa foi só a primeira etapa do projeto de duas árvores gigantes montadas com redes de dormir. Depois veio o desafio de produzir as redes em vários tamanhos e, por fim, a habilidade dos trabalhadores que atuaram na instalação. De acordo com Pablyto Leivio, o processo como um todo foi bastante complexo, mas acabou superando as expectativas diante da beleza.

Quem ainda não pôde conferir as árvores natalinas tipicamente cearenses basta ir à Praça do Ferreira, Centro, ou à Praça Portugal, na Aldeota. A primeira mede 25 metros de altura e tem 160 redes de brim nas cores verde e vermelho. Os tamanhos das peças variam de 1 metro a 3,5 m.

Já a da Praça Portugal tem atmosfera clean. Com 50 metros de altura foi composta por 224 redes de lycra branca. Para garantir a proporção dessa árvore, as peças foram confeccionadas em tamanhos bastante variados: 80 centímetros a menor e 11 metros a maior. Em decorrência dessa adaptação, foi necessário produzir as redes especialmente para ser utilizadas na decoração.

Para isso, uma pessoa ficou encarregada de fazer os punhos, outra as varandas e as costureiras montaram as redes. Segundo Pablyto, o processo envolveu vários profissionais. O objetivo agora é reduzir o tamanho das árvores para se tornarem peças comerciais. Qual cearense não vai querer uma árvore natalina dessas em sua casa? Além do mais, montar várias de uma só vez pode ser uma grande diversão.

DICAS

Toda decoração é muito pessoal, mas deve-se ter ousadia na hora de fazê-la.

Aposte nas flores tropicais, frutas secas e sementes. Além do cheiro, elas têm um colorido especial.

Percorra com olhos atentos endereços como o Mercado Central, a Emcetur e a Ceart em busca de produtos artesanais diferenciados.

Conheça os trabalhos produzidos pelos artesãos de Cascavel e Aracati, eles sempre estão com novidades.

Utilize toalhas e guardanapos de renda ou labirinto que a sofisticação está garantida.

Peças como sousplat e cestos de palha ganham refinamento quando pintados com spray dourado.

Anjos e bolas de vime trazem a simbologia do Natal aliada à delicadeza do artesanato feito no Ceará.

Maçãs verdes e vermelhas podem ser uma excelente opção de arranjo natural. Além disso, fica muito bonito o contraste.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999