Teatro em festa

As várias formas de se fazer teatro para criança são destaque no TIC, evento que ocorre de 9 a 16 de outubro com programação em Fortaleza e Sobral

00:00 · 05.10.2014
tic
O Grupo Bagaceira é uma das atrações do Festival ( Fernanda Siebra/ Agência Diário )
tic2
Espetáculo circense “O imprevisível circo da lua” ( Foto: Divulgação )
tic3
The Bag Lady Theater (Espanha) apresenta espetáculo "Bag Lady" ( Foto: Divulgação )

Espetáculos de teatro, teatro de objetos e de animação, lambe-lambe (teatro de miniaturas), contação de histórias, dança, circo, música e clowns serão atrações da 4ª edição do TIC (Festival de Teatro Infantil do Ceará). O evento, que acontece de 9 a 16 de outubro, com programação gratuita em Fortaleza e Sobral, convida crianças e adultos a soltar a imaginação. 

 Esta será uma oportunidade única do público cearense ver de pertinho produções teatrais caprichadas locais, nacionais e internacionais. A ideia é encantar e fazer com que cada apresentação seja tema dentro de casa ainda por muitos dias. 

O TIC apresentará 12 espetáculos produzidos por 11 artistas ou companhias teatrais brasileiras, dos quais 10 são do Ceará. De São Paulo, o ParaladosanjoS trará o espetáculo circense “O imprevisível circo da lua”. No formato “freak show” (show de horrores), a montagem apresenta personagens bizarros, curiosos, cujo carisma os torna figuras que atraem pelo seu poder magnetizante. Inspirada no trabalho pioneiro do ilusionista e cineasta Georges Méliès, gigantes lunares, irmãs siamesas, o homem sem cabeça, a bailarina mais gorda do mundo, o lobisomem e muitas surpresas para lá de astronômicas estão sobre um picadeiro fantástico e neogótico. Com uma dramaturgia altamente visual e uma trilha sonora original, a história desvenda mistérios e segredos guardados sob uma lona estelar. 

Do Ceará, um dos destaques é a estreia de “O Pequeno Casaco Solitário”, do Grupo Bagaceira de Teatro (espetáculo de teatro de objetos). Em um varal no meio do tempo, está pendurado um pequeno casaco listrado à espera do seu dono ou de alguém que o queira vestir. Aos poucos, outras peças de roupas começam a aparecer, iniciando, assim, novas amizades, surgindo vilões e pequenas aventuras.

Do nosso Estado, o público também poderá conferir: “Mistura - A Dança das Coisas”, do Grupo N Infinito (espetáculo de dança), “LIX, o super lixeiro em ‘Chama a minha mãe aíii!’”, com o Grupo Teatro Novo (peça de teatro com audiodescrição), “O vento que sopra em Quetzalcoat”, do Grupo Teatro Imaginarium (teatro, com serviço tradução em libras), “Criaturas de Papel”, do Bricoleiros Teatro de Bonecos (teatro de animação), os espetáculos de teatro de miniatura (lambe-lambe) “As Estripulias do Palhaço Trepinha”, da Cia Epidemia de Bonecos e  “Surpresa“, de Ângela Escudeiro. A programação contará ainda com os trabalhos de contação de histórias “Iroko”,de Edivaldo Batista, “O Jabuti e o Chacal e outras histórias de animais”, com Paula Yemanjá, além de “Histórias fantásticas que viajaram o mundo” e “Essa história é o bicho!”, das Costureiras de Histórias.

O 4º TIC receberá ainda cinco companhias de fora (da Espanha, França e Itália), com espetáculos de teatro de objetos, dança, música clássica e clowns, um dos quais também voltado para a primeira infância. São eles, os espanhóis Cia. Mons Dansa, com "Momentari" (espetáculo de dança), e The Bag Lady Theater apresentando "Bag Lady" (teatro de objetos); as companhias francesas La Boîte à Sel, em "Play" (espetáculo de teatro de objetos e voltado para a primeira infância), e Areski, com a peça "Vagabundo" (teatro de objetos); e da Itália vem Peirotto e Pampaloni com "Antes tarde do que nunca" (espetáculo de clowns e música clássica).

Serviço

4º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará - De 09 a 16 de outubro em Fortaleza e dia 12 Sobral. Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. twitter: @inventocultural. facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

Confira programação completa da 4ª edição do Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC): www.festivaltic.com.br.

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.