Série promete encantar os pequenos espectadores

“Que monstro te mordeu?” traz uma protagonista – parte menina, parte monstra, convivendo com monstrinhos e enfrentando desafios e questões comuns no mundo dos humanos

00:00 · 02.11.2014
monstro
Série "Que monstro te mordeu?" é nova investida da TV Cultura para as crianças ( Fotos: Divulgação )
monstro3
"Cada monstro que uma criança desenha vira um monstro de verdade"
monstro2
Lali (esquerda) interage com diversos monstros no programa
monstro4
Luisa e Lali vão participar de muitas aventuras

Toda vez que uma criança desenha um monstro, esse desenho ganha vida no “Monstruoso Mundo dos Monstros”, provocando caos e confusão por onde passa. Neste lugar desordenado, caberá a Lali, Tom e seus amigos resolverem a confusão instaurada e ainda aprender algo com a missão. Essa é a história de “Que monstro te mordeu?”, série produzida pela Caos Produções e pela Primo Filmes, em parceria com o Sesi e a TV Cultura, que estreia no canal e na TV Rá Tim Bum! no dia 10 de novembro. 

No novo projeto, produzido por Cao Hamburger e Matias Mariani e criado pelo Cao em parceria com Teodoro Poppovic, a protagonista Lali (interpretada pela atriz Daphne Bozaski) é uma garota parte menina, parte monstra. Ela convive com seus amigos monstrinhos, Luisa, Gorgo e Dedé. O enredo, que reúne personagens fantásticos com histórias verossímeis, tem tudo para conquistar os pequenos espectadores.

Cada episódio começa com uma criança, no mundo real, desenhando um novo monstro de acordo com a sua imaginação. Pode ser o Monstro do Escuro, o Monstro do Ciúme, o Monstro da Fofoca, o Monstro que Come Palavras, dentre outros. Cada um tem uma característica marcante, ligada a um sentimento ou uma questão humana que, aos poucos, é revelada como tema central do episódio. 

Por meio de uma animação, vemos a criatura desenhada ganhar vida e viajar até o Monstruoso Mundo dos Monstros, desorganizando a rotina de quem vive ali e obrigando Lali a descobrir como lidar com esses novos sentimentos ou elementos. 

A primeira temporada da série estreia com 50 episódios para a televisão, de aproximadamente meia hora cada, e outros 50, mais curtos, que possuem um a três minutos de duração, para a internet. O objetivo de trazer o programa para a plataforma online é se comunicar com uma geração de crianças totalmente diferente daquela que assistia ao Castelo nos anos 90 – mais tecnológica e conectada. Os web episódios funcionarão de forma independente e o conteúdo deles pode variar entre diversos formatos, como clipes musicais, cenas de making-of e erros de gravação. 

A essência permanece

Cao Hamburger retorna com "Que monstro te mordeu?", com objetivo de contribuir para a formação e a felicidade da criançada, mais uma vez

Após um longo intervalo afastado das produções infantis, Cao Hamburger retorna no comando de “Que Monstro te mordeu?”. No início dos anos 1990, o diretor esteve à frente de Castelo Rá-Tim-Bum, produção de grande sucesso que comemora duas décadas neste ano com uma mega exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, atraindo pessoas de diversas faixas etárias.

Embora o desejo de realizar uma série com criaturas monstruosas que trouxessem a reflexão sobre sentimentos puramente humanos às crianças também seja antigo, somente agora é concretizado na nova série que, claro, passou por evoluções diante do que era apresentado na época em que começou a trabalhar com o universo infantil. 

A ideia inicial do seriado adaptou-se de modo que alcançasse os pequenos, cercados por tecnologia hoje em dia e conectados em outras plataformas além da televisão. Por isso, uma das alternativas encontradas pela equipe foi disponibilizar, além dos episódios para TV, outros 50 para o canal do YouTube. 

“Na época do Castelo Rá-Tim-Bum, existiam só seis canais de televisão abertos, mas agora tem os canais de televisão pagos e as plataformas online que se multiplicam. Estamos experimentando, com esse programa, o que é fazer TV hoje em dia. O que decidi é que não dava para ficar só na televisão, eu queria fazer uma coisa contemporânea, então toda a estrutura de dramaturgia é contemporânea. Temos um canal no YouTube, um site, uma fanpage no Facebook e estamos aí, experimentando e aprendendo a explorar e a lidar com essas novas ferramentas”, explica Cao.

O cuidado na produção está presente em cada detalhe que permeia o programa. De acordo com o diretor, os monstros foram desenhados pelo estilista Jum Nakao e confeccionados pela mesma equipe que fez os bonecos da Vila Sésamo, aclamada série infantil. Os manipuladores que dão vida às criaturas foram escolhidos a dedo, assim como a trilha sonora, que contempla artistas com produções reconhecidas, como Clarice Falcão, Jorge Mautner e John Ulhoa.

“Tivemos preocupação com a qualidade do texto, as filmagens, com rigor artístico e técnico muito grande. Acho que “Que mostro te mordeu?” vai agradar aos filhos, aos pais e aos avós. É um programa que dá para toda a família assistir, as histórias são muito divertidas”.

Questionado sobre como se sente ao fazer parte de criações que marcaram a infância de tantas pessoas, Cao se mostra feliz, apostando em “Que Monstro te mordeu?” como uma nova opção às crianças não só de diversão, mas também, de formação. “Eu sinto muito orgulho e, ao mesmo tempo, agradeço pela sorte de fazer parte disso, mas também não fico apegado ao sucesso antigo. Quero fazer outras coisas, outros sucessos, se possível, e continuar tentando colaborar com a boa formação e a felicidade das crianças. Acho que, talvez, seja uma forma de colaborar com a formação dos brasileiros”, finaliza. 

Serviço:

“Que Monstro Te Mordeu?”

Estreia: dia 10 de novembro, na TV Cultura

Horários: de segunda a sexta, às 11h30 e às 19h30 (com reprise) na Cultura e de segunda a sexta, às 13h30 e às 20h30 (com reprise) na TV Rá Tim Bum! 

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.